7 CANAIS DO YOUTUBE QUE ENSINAM DE FORMA PRÁTICA TEMAS DIVERSOS

quinta-feira, dezembro 10, 2015


Depois de fazer três listas de canais super legais do Youtube, uma só sobre filmes e séries, outra só de curiosidades gerais e outra só de covers incríveis, chegamos a mais uma seleção! Os canais abaixo ensinam de maneiras práticas e criativas temas que vão desde receitas até como tocar violão ou outros instrumentos agregando músicas específicas para começar. Alguns deles são voltados a um tema determinado, como os dois estilos já ditos, e outros agregam variedades maiores e, em geral, muito úteis. Alguns já são bastante conhecidos e outros foram "achados" que merecem muito participar da soma. Então vamos para os professores virtuais!



"Aprenda experiências, mágicas, pegadinhas, receitas, origamis, desafios e brincadeiras" (e podemos acrescentar "muitos objetos!"), assim está a descrição do canal do jornalista Iberê Thenório e sua esposa, a terapeuta ocupacional Mariana Fulfaro, que transformaram seu hobby em profissão à medida em que seus vídeos começaram a ganhar visualizações e o Manual do Mundo, a atrair cada vez mais inscritos. O conteúdo deu origem ao livro "50 Experimentos Para Fazer em Casa" e também a uma série para um canal de TV por assinatura. As metas do casal englobam sempre o compartilhamento de curiosidades sobre o funcionamento de diversos fatores, ensinando também a fazer coisas úteis (que você teria que comprar em uma loja, mas pode criar em casa, por exemplo. Como um DIY) e abordando princípios de física e química de maneira divertida. Com novos vídeos publicados de maneira frequente e consistente, o canal ainda agrega quadros como "Dicas para sobreviver no dia a dia", no qual detalhes como encher o pneu do carro, fazer pipoca de milho comum no micro-ondas e fazer um ferro de solda caseiro são ensinados.



Ai, surto com esse aqui! Ana Maria Brogui é o primeiro programa de culinária do Youtube Brasil. Nele, o especialista Caio Neves ensina a fazer os mais distintos pratos de forma econômica e simplificada. Seus vídeos são extremamente indicados tanto para quem não tem muita experiência na cozinha, quanto para quem deseja aperfeiçoar os dotes culinários. Indo desde receitas famosas até novidades criadas pelo próprio Neves, o canal engloba ainda bebidas e receitas lights.



Esse aqui até poderia entrar na lista dos canais que abordam curiosidades gerais, mas o canal explica tudo de forma mais aprofundada/detalhada, e justamente por isso, acaba ensinando muito mais do que, simplesmente, citando. O Nerdolgia, apresentado pelo biólogo Atila Lamarino, mescla ciências com a cultura pop para passar o conhecimento científico de forma divertida e criativa. As associações feitas entre séries, personagens de HQ e demais análogias, em geral, permitem uma melhor assimilação de conteúdos, seja das ciências exatas ou das humanas. São diversos temas como Biologia, Física, Química, Tecnologia, Engenharia, Social, Geologia, etc. Para quem quer mais conhecimento, é só clicar e escolher sua área de preferência ou navegar pelo todo!



Descobri esse canal há poucos dias e estou adorando! É totalmente voltado para o público feminino e ensina a fazer penteados incríveis, desde os mais rápidos e básicos, para salvar naqueles momentos de pressa antes de sair de casa, até alguns mais elaborados (e as apresentadoras tornam simples de captar). O Luxy Hair é de duas irmãs americanas, mas se você não entende nada de inglês, não se preocupe! Dá para aprender só olhando o passo a passo! Fico babando pelas ideias incríveis e dá vontade de parar para fazer um penteado novo a cada vídeo assistido.



Como amo escrever músicas, além das poesias, meu sonho era aprender melhor a tocar violão (e piano também!). Adoro assistir pessoas que dominam a arte, mas nunca tive muita vocação para, de fato, colocar em prática. A questão é que tudo depende mais do querer, não é? Conheço muita gente que aprendeu sozinho, pela internet, e pode valer muito mais a pena a tentativa grátis. Vou tentar! Vamos? O Cifra Club é o maior site de cifras e tablaturas do país e tem o seu canal no Youtube emitindo vídeo-aulas maravilhosas de canto, violão, guitarra, contrabaixo, bateria e teoria musical. Existem os vídeos que ensinam do zero (chamados de "aula completa")! Para quem realmente nunca teve uma experiência com o instrumento ou instruções vocais. E ainda tem aqueles mais simplificados, para quem só quer saber quais as notas corretas de uma música, mas já sabe tocar o instrumento desejado. 



"Cozinha para quem não sabe cozinhar. Sem fogão, sem complicação. Aprenda receitas deliciosas, com poucos ingredientes. Tudo simples e rápido. Programa exibido no GNT (Globosat) e vídeos novos no Youtube toda semana. Feito em casa, com amor, por Carol Thomé e Duca Mendes". Essa é a descrição do canal que nos apresenta instruções para fazer pratos maravilhosos em poucos minutos! Os vídeos são tão curtinhos e ao mesmo tempo bem esclarecidos, e isso torna ainda mais incrível. Os quadros do canal podem surpreender ainda mais! Lá podemos encontrar dicas de lugares "para conhecer, comer e amar" (como eles chamam) e dicas de alimentos fáceis de fazer em maior quantidade, para comer com amigos. Tem até o "Cozinha para cachorro" e receitas "fitness". É só pegar o caderninho e adorar!



Khan Academy é uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de mudar a educação para melhor, proporcionando uma educação de classe mundial livre para qualquer pessoa, em qualquer lugar. O Khan Academy dos Estados Unidos faz bastante sucesso, então foi feito o canal oficial do Youtube em Português. Física, matemática, biologia e muito mais matérias podem ser encontradas com ensinamentos para diversos assuntos, separadamente, de forma simples e prazerosa de assistir. Então se quer revisar algum tema e não lembra onde deixou suas anotações antigas, aqui está uma super salvação!

Tenho amado fazer essas listas de canais para vocês! É uma alegria imensa poder compartilhar tudo de mais legal que penso ou vejo por aí, indo além dos meus escritos à flor da pele. E lembrem que vocês podem mandar dicas de temas a mais que desejam ver por aqui! É só mandar as ideias para o e-mail que indiquei aqui

Conhece mais canais que ensinam algum tema (ou variedades) de forma prática e/ou criativa? Então não deixe de dar suas opiniões e dicas aqui nos comentários!

LEIA TAMBÉM:

3 COMENTÁRIOS

  1. É por isso que eu amo o mundo dos blogs e do Youtube: a gente se diverte, e ao mesmo tempo aprende muita coisa!
    Adorei as indicações, o Ana Maria Brogui e o Manual do Mundo me interessaram bastante! :D
    Beijos!
    Uma tal Xavier

    ResponderExcluir
  2. Oba! Fico super feliz por saber que pôde conhecer ainda mais canais bacanas e úteis, Ana! A graça é justamente essa ao acompanhar um blog, canal ou o trabalho artístico que for: é ser ajudado, agregar evoluções em meio ao que nos faz sorrir, refletir e/ou ter identificações. Espero que possa continuar acompanhando por aqui e emitindo muitas das suas opiniões, viu? Um super beijo!

    ResponderExcluir
  3. Faltou esse canal supimpa: https://www.youtube.com/CavaquinhoeViolao 😉

    ResponderExcluir

Obrigada por chegar até aqui para deixar a sua opinião. É fundamental para mim. O que dá sentido com ratificação para cada reflexão entre análises, dicas, informações e sentimentos aqui escritos são essas nossas trocas evolutivas de sensações e pitacos.

Não esqueça de acompanhar frases e outras indicações também pelo Instagram e de clicar em "notifique-me" abaixo do seu comentário para receber por e-mail a resposta dada.

Posts Recentes Mais Posts

MAIS DICAS: @VANESSABRUNT



Direitos Autorais

Todos os escritos aqui postados são de autoria da escritora, poetisa, jornalista e blogueira Vanessa Brunt. As crônicas, frases, poesias, análises e os demais diversos escritos, totais ou em fragmentos, podem ser compartilhados em quaisquer locais e sites (quando não para fins lucrativos: criação de produtos para vendas, entre outros), contanto que haja o devido direcionamento dos direitos autorais. Ademais, as imagens utilizadas no blog para as postagens não são, em sua maioria, feitas pela autora. Portanto, para qualquer problema envolvendo os créditos das fotos, basta entrar em contato e o caso será resolvido prontamente.