TOP 7: APLICATIVOS QUE AUXILIAM E ESTIMULAM NA HORA DE FAZER ATIVIDADES FÍSICAS

segunda-feira, novembro 02, 2015


É fato que fazer atividade física é fundamental para a saúde e não precisa ser sinônimo da busca por uma determinada modelagem do corpo ou pela errônea fixação em "padrões sociais". Afinal, conhecer a si externa e interiormente, sabendo usar os detalhes ao seu favor e lembrando das divergências entre qualquer ser humano, é um dos maiores tesouros da autoconfiança que podemos alcançar. Primeiramente, porque aquela curvinha ou aquela gordurinha que não sai de você e que não permitiu que aquela blusa ficasse bem em seu físico (na sua visão), é a mesma que pode dar um toque incrível quando em alguma nova roupa, fazendo com que diversos outros pontos sejam realçados. E segundo, pelo simples motivo de que não adianta malhar desesperadamente procurando algo fora da sua estatura, do estudo do que realmente poderá fazer bem para a sua construção corporal (então lembre de buscar algum profissional para entender melhor suas adequações antes de sair fazendo tudo o que vier pela mente). A ideia desses movimentos tem que ser, acima de tudo, deixar a sua vitalidade otimizada, já que sem ela o resto nem adianta. Tive muitos problemas nos últimos anos, como gastrite e piora da minha asma, por ficar procrastinando a prática de exercícios e afirmo que por mais que pareça clichê, é preciso relembrar desses itens. Foi pensando neles que separei, dentre os inúmeros aplicativos que estão disponíveis no mercado, os meus 7 favoritos (sem ordem de escolha) para ajudar você na hora da malhação.

  • Nike+ Training Club (para iOS e Android)


O Nike+ Training Club é um aplicativo gratuito que auxilia na motivação e monitoramento do treino. Ele é sensacional para quem está iniciando uma rotina com exercícios (já que é preciso entrar no ritmo e na evolução de forma bastante gradual, para não ocorrer uma possível distensão muscular, entre outros fatores) ou para quem está sem tempo de ir para a academia: conta com mais de 100 sequências, as quais você pode fazer em casa (geralmente não necessitam de nenhum aparelho). Essas dicas de atividades foram desenvolvidas em parceria com atletas renomados, tais como Serena Williams e Lea Kim. O aplicativo ainda permite o compartilhamento de treinos com amigos, podendo os transmitir para a TV ou tablet (via cabo HDMI, Chromecast ou AirPlay). Outro aplicativo bacana da marca (voltado para quem gosta de correr) é o Nike+ Running.

  • VirtuaGym (para iOS e Android)


Gratuito e cheio de vantagens, assim é o VirtuaGym! O melhor desse aplicativo é que você consegue visualizar as imagens dos exercícios, todas em 3D, e ainda é possível marcar do lado de cada um deles se já foi feito ou não, ou seja: sabe aquela dúvida chata de como usar o aparelho corretamente em um dia que não tem ninguém para ajudar? Ele é o Chapolin Colorado! Permite que crie um perfil e tenha acesso a 800 exercícios para realizar na academia ou até mesmo em casa. Além de criar o seu próprio treino, também é possível encontrar outros prontos para que possa apenas optar por. Você também ganha a chance de criar metas, tanto musculares quanto nutricionais, e monitorar todos os dias o seu progresso. Infelizmente, o aplicativo, até então, só está disponível em inglês.

  • My Fitness Pal (para iOS e Android)


Esse aplicativo emitirá a quantidade de calorias de todos os alimentos que você ingerir. Ele contém mais de 3 milhões de alimentos cadastrados e afirma ser o mais completo da categoria, além adicionar novos todos os dias. Ele consegue buscar um alimento apenas pelo código de barra ou cadastrá-lo. Dá para fazer um perfil com as suas comidas prediletas e com as refeições mais comuns do seu cotidiano. A ferramenta também permite que faça um backup no site do aplicativo para que você nunca perca as suas informações e todo o seu progresso! E se você está pensando em fazer uma dieta com um amigo ou amiga (lembrando que esse tipo de processo não serve somente para emagrecer, mas para tentar alcançar uma melhor proximidade do equilíbrio alimentar, reavendo o que tem consumido e os efeitos que o seu organismo tem demonstrado, porém sem anular "loucamente" vários tipos de alimentos. O ideal é que fale antes com um nutricionista. Esse aplicativo é uma ótima pedida para quem tem gastrite!), os dois podem acompanhar a evolução um do outro através do My Fitness Pal. Também dá para monitorar as atividades físicas! Ele contém mais de 350 exercícios e é gratuito.

  • Travel WODs: Travel Workouts (para Android e com substitutos no iOS)


Assim como o Nike+ Training Club, o Travel WODs é maravilhoso para quem está começando a inserir mais exercícios na rotina: ele traz programas de ginástica desenvolvidos especialmente para quem passa muito tempo viajando, o que pode ser muito útil para fazer os treinos em casa ou em qualquer outro lugar. Não há necessidade de equipamentos, pois os exercícios são pensados para quem não os possui e tem apenas um espaço pequeno para fazê-los. Ele não foi feito para substituir a academia, mas é de grande ajuda para que permaneça em forma enquanto estiver longe dela ou em preparo para a tal. O aplicativo traz diversas possibilidades, como montar um treino rápido para o dia, elaborar outros mais longos, marcar os já completos, deletar ou trocar um exercício de um treinamento (bastando manter pressionado por dois segundos) e acompanhar o seu desempenho por meio de uma tabela criada por ele. Infelizmente, só existe a disponibilidade da versão em inglês. Para iOS é possível achar alguns muito parecidos, como o Travel Workouts (esse segundo, que é o azul na foto acima, é gratuito e funciona também para Android. Enquanto o Travel WODs está com o valor de 1,99 dólares).

  • Instante Heart Rate Pro (para iOS e Android)


Esse aplicativo é maravilhoso para os ansiosos como eu, que por qualquer coisa já acham que o coração está tendo um treco (geralmente dor no tórax nem significa problema cardíaco, viu? Mas não deixa de ser necessário procurar um clínico geral ou um gastroenterologista em sintomas assim). O Instante é voltado para quem quer saber quanto perde de gordura durante o exercício e para quem deseja monitorar os batimentos cardíacos em tempo real: ele monta um histórico de como seu coração tem reagido aos estímulos das práticas. Seu uso é muito simples, já que a leitura é realizada por meio da câmera do telefone. Ele é gratuito para iOS e custa 1,99 dólares para Android.

  • Pocket Yoga (para iOS e Android)


Esse aqui é uma opção incrível como complemento até para quem malha com um instrutor e acha que não precisa de nenhum aplicativo para ter um suporte extra. O Pocket Yoga é ideal para quem quer ou precisa fazer atividades físicas com o intuito principal de relaxar, ele é praticamente um instrutor de Yoga virtual! Fornece posições, sequências e separa os exercícios por nível de dificuldade e tempo de duração. O aplicativo contém um dicionário que explica como fazer as posições e quais são os benefícios de cada uma. Com ele, ainda é possível pesquisar movimentos direcionados a uma parte especifica do corpo ou para combater problemas como ansiedade. Infelizmente, ele vem com dois pontos não tão positivos: não é grátis (custa 2,99 dólares) e só é disponível todo em inglês.

  • Just Dance Now (para iOS e Android)


Que tal ter um jogo para unir música, diversão e exercícios? Sem olhar o tempo ou sem ter que lembrar que está, de fato, malhando, o Just Dance Now ajuda você a suar, chamar mais alguém para participar e mexer muito o corpo! Podendo ser conectado do celular para a tela do computador, por exemplo, um dos clássicos do Xbox chegou como aplicativo gratuito e continua colocando muita gente para dançar! Ao som de Katy Perry, A-ha, Black Eyed Peas, KISS e muitas outras bandas famosas, você pode acompanhar os passos, fazer a melhor pontuação e, lógico, entrar em forma. Outra dica é adquirir o Just Dance 3, que está disponível para Nintendo Wii, Playstation Move e Xbox Kinect.

Lembre que não precisamos depender de nada e nem de ninguém para começar a fazer exercícios diários: no nosso próprio quarto podemos encetar. Andar de bicicleta no final de semana, dançar pelo quarto sempre que possível, sair para dar uma corrida olhando o movimento da natureza e das pessoas, sem estar preso em uma esteira, são algumas dicas básicas que sabemos, porém parecemos esquecer. E agora com esses aplicativos para dar "aquela forcinha" fica ainda mais difícil de enrolar, não é?

Você conhece algum desses apps ou outros que são legais para ajudar nas atividades físicas? Então não deixe de contar sua experiência ou dica aqui nos comentários!

LEIA TAMBÉM:

0 COMENTÁRIOS

Obrigada por chegar até aqui para deixar a sua opinião. É fundamental para mim. O que dá sentido com ratificação para cada reflexão entre análises, dicas, informações e sentimentos aqui escritos são essas nossas trocas evolutivas de sensações e pitacos.

Não esqueça de acompanhar frases e outras indicações também pelo Instagram e de clicar em "notifique-me" abaixo do seu comentário para receber por e-mail a resposta dada.

Posts Recentes Mais Posts

MAIS DICAS: @VANESSABRUNT



Direitos Autorais

Todos os escritos aqui postados são de autoria da escritora, poetisa, jornalista e blogueira Vanessa Brunt. As crônicas, frases, poesias, análises e os demais diversos escritos, totais ou em fragmentos, podem ser compartilhados em quaisquer locais e sites (quando não para fins lucrativos: criação de produtos para vendas, entre outros), contanto que haja o devido direcionamento dos direitos autorais. Ademais, as imagens utilizadas no blog para as postagens não são, em sua maioria, feitas pela autora. Portanto, para qualquer problema envolvendo os créditos das fotos, basta entrar em contato e o caso será resolvido prontamente.