Frase do Dia



Crescer é também não seguir, enfrente. ┇ Veja mais frases no Instagram: @semquases ou @vanessabrunt.
VANESSA BRUNT

BIOGRAFIA DA BRUNT


Vanessa Brunt, que se descreve como uma apaixonada por metáforas, por detalhes e por sentir (dita por jornalistas como A Poetisa/Escritora de Todas as Coisas) é uma literata nascida em Salvador, no ano de 1995. Desencadeou-se no universo poético aos nove anos de idade, transpondo em papéis suas indagações, sentimentos e reflexões. Apesar de compor, escrever contos, frases e textos diversos, foi principalmente pelas poesias que a autora passou a chamar a atenção no campo literário, no entanto, suas crônicas e quotes conquistam ainda mais corações pela rede.

Além das suas obras e do seu blog Sem Quases (onde emite análises e indicações artísticas), Vanessa é jornalista com pós-graduação em Influência Digital (pela PUCRS), colunista do jornal Correio – o maior veículo do Norte e Nordeste do país – e editora-chefe (além de fundadora) do Não Óbvio (@nao.obvio) – site vinculado ao portal iBahia, outro veículo informativo de destaque no país. Ademais, a autora já escreveu em distintos sites, revistas digitais e blogs como colunista.

Brunt é também palestrante e oficineira. Nas oficinas, estão em destaque as de Escrita Criativa, Comunicação com Propósito, Influência Digital, Edição de Vídeos e Transmídia. Desde 2015, ela também dá palestras para jovens do ensino médio em colégios como Antônio Vieira e Anchieta, em Salvador. A palestra é sobre autoconhecimento profissional, importância da escrita criativa e da comunicação com responsabilidade. Em 2019, deu sua Oficina de Escrita Criativa na Mostra Literária de Salvador e foi também participante da Mesa Inspiracional do Encontro Aberje Bahia sobre Comunicação com Propósito.

Em 2018 e em 2019, foi palestrante no evento Mulheres e Literatura, na Livraria Leitura do shopping Bela Vista, com outras autoras baianas que trataram sobre temas como Mercado Literário Brasileiro, Machismo no Mercado Literário, Construção de Obras Fora do Óbvio e outros tópicos. Nas escolas, ao decorrer do diálogo com os alunos (séries e turmas selecionadas pelos locais), Vanessa fala sobre a sua trajetória, cita a importância da disciplina e do autoconhecimento para a sagacidade profissional e enfatiza a indispensabilidade da leitura para além dos âmbitos de carreira e tópicos pessoais, através de exemplos criativos.

Em seu percurso como escritora, após ser descoberta por mestres da gramática do ensino superior, tendo seus poemas em questões avaliativas de distintas instituições de ensino, a poetisa foi alvo de diversos convites, como o de presidir a representação dos alunos na Academia de Letras Baiana - CAV (em 2012), ou o da Tribuna da Bahia (popular jornal baiano que a convidou para integrar colunas por um mês, publicando dentre este período matérias com destaque sobre a tal), entre inúmeros outros.

O reconhecimento sobre Vanessa Brunt então, obteve alastro constante, sendo foco de espanto positivo pela sua pouca idade e escrita tão madura e profunda (sendo comparada com poetas já falecidos), fazendo-a partir para âmbito nacional — não somente em seus lançamentos e em convites para palestrar em eventos literários, porém, também, com ocorrências de matérias em revistas, sites e jornais (além de estar incluída em inúmeros outros meios da rede, como em sites de frases e/ou poéticos, páginas do Facebook, tumblrs, blogs e variados, que publicam citações, crônicas, poesias e/ou outros gêneros textuais da autora) —.

Com a sua forma autêntica e eclética de escrever, encantou(a) faixas etárias diversificadas. O carinho dos leitores se intensifica pelo fato de identificarem-se em variadas obras de Vanessa, comprovando assim a reintegração do interesse na leitura ampla feita pelos seus escritos, que abordam desde temáticas críticas sobre o comportamento da sociedade, até questões mais sentimentalistas (sempre com base em vivências da própria). Outros fatores muito comentados pelos seus leitores (principalmente os mais jovens) é o carisma da poetisa e a sua desenvoltura contagiante, que transpõe ao levar as suas verdades e lições não só na escrita, mas também em entrevistas, vídeos e outros meios onde possa expressar-se.

Após os lançamentos de diversas antologias, nas quais se encontra como a principal autora, a poetisa lançou, em 2013, seu primeiro livro solo, intitulado de Entre ChavesUma obra que mescla poesias, pensamentos e frases diversas. A publicação conquistou âmagos com suas pitadas de realismo e idealizações em equilíbrio, tendo obtido excelentes críticas na mídia (obtendo 5 estrelas em sites como Skoob, Cultura e Saraiva), principalmente pelo fato de abordar a possibilidade de uma leitura não linear e que abrange variados temas sociais complexos.

O livro Entre Chaves atingiu as prateleiras principais, sendo um dos livros mais vendidos de diversas livrarias em variados meses entre 2015 e 2016. A livraria Saraiva, em suas distintas localizações de Salvador, foi uma das que teve a obra em destaque. O mesmo produto também acabou sendo objeto de estudo de faculdades baianas diversas — em cursos da área de humanas: como foi o caso da Unijorge, universidade que aderiu a obra para discussões no curso de Jornalismo.

O último lançamento literário da escritora foi o livro de gênero Ensaio e Crônicas: Depois Daquilo (2018). A obra mescla crônicas, poesias e frases que focam em discussões sobre ética, autoconhecimento e críticas às formas de relacionamentos humanos atuais. 

A escritora, que prossegue lançando outras obras literárias (sendo alguns dos outros últimos lançamentos a antologia de crônicas Três Quartos de um Amor e a antologia poética Além da Terra, Além do Céu, da Chiado Editora), visa, ainda, livros de estórias (com toques místicos) mais amplos do que os contos que costuma escrever. Todavia, Brunt faz questão de deixar claro que crônicas e poesias continuarão a ser seu maior foco (por dizer ser os meios em que seus desabafos mais ocorrem), prometendo ainda muitos futuros trabalhos que as carreguem.
Leia uma explicação mais íntima, feita por Brunt, e entenda melhor os motivos do nascimento do Sem Quases e os princípios e sentidos deste blog, clicando aqui.

Saiba mais sobre a carreira de jornalista da autora através do LinkedIn.

______________________________
Acompanhe a Brunt nas redes sociais:

Instagram - Facebook - YouTube - Tumblr - G+ - Twitter - LinkedIn
    • Veja mais frases de Brunt, além de pelas suas redes, clicando aqui, aqui ou na aba Galeria. Veja mais pela web e em livros da autora.

    MAIS DICAS: @VANESSABRUNT

    Direitos Autorais

    Todos os escritos aqui postados são de autoria da escritora, poetisa, jornalista e blogueira Vanessa Brunt. As crônicas, frases, poesias, análises e os demais diversos escritos, totais ou em fragmentos, podem ser compartilhados em quaisquer locais e sites (quando não para fins lucrativos: criação de produtos para vendas, entre outros), contanto que haja o devido direcionamento dos direitos autorais. Ademais, as imagens utilizadas no blog para as postagens não são, em sua maioria, feitas pela autora. Portanto, para qualquer problema envolvendo os créditos das fotos, basta entrar em contato e o caso será resolvido prontamente.