FAIXA A FAIXA: TUDO SOBRE FOLKLORE (NOVO ÁLBUM DE TAYLOR SWIFT) EXPLICADO + ANÁLISE DO CLIPE CARDIGAN

sábado, agosto 01, 2020


Taylor Swift lançou o álbum Folklore de surpresa recentemente e já estava com saudade de trazer novas análises de letras e clipes por aqui. Como incentivo ainda maior, fui convidada pela página @ptaylorswiftbr para fazer as análises de cada música do novo álbum da nossa grande compositora e aproveitei para falar sobre as simbologias do clipe Cardigan e de outros pontos.

Tentei fazer as explicações bem breves, porque são 16 músicas no novo disco. Cada uma recebeu uma análise que ficou em torno de 4 minutos, mas ainda pretendo fazer as explicações mais aprofundadas (destrinchando cada metáfora de cada verso das letras, como sempre faço) aos poucos e futuramente.

Confira o vídeo completo (postado originalmente no IGTV do @ptaylorswiftbr):


OBSERVAÇÕES PARA LER APÓS ASSISTIR A ANÁLISE

OBSERVAÇÃO 1:
Mirrorball é uma letra extremamente triste. É importante prestar atenção no que falo na parte final da análise dela. Estou deixando este acréscimo aqui porque não sei se deixei essa tristeza tão clara, apesar de ter explicado bem o quanto a letra trata do cansaço de tentar e não ser enxergada de fato (do outro enxergar mais a si do que a ela). O sentido primordial é justamente esse: de uma pessoa querendo que a outra a enxergue de fato pelo que ela é, pelos diversos lados que ela traz, pelas grandes qualidades que ela tem. Ou seja, uma pessoa que está cada vez mais cansada de tentar fazer isso acontecer, de tentar se encaixar em certos aspectos pra ‘ver se isso acontece’, uma pessoa que está exausta de ter que se esforçar para isso, de ter que se 'quebrar em mil pedaços' para isso, de ter que deixar certos 'pontos naturais dela' para ver se consegue fazer com o outro a valorize de fato. A música pode, a partir disso, ser encaixada em diversas realidades: sejam elas amorosas, profissionais ou em outros âmbitos.

OBSERVAÇÃO 2: Reforço que, em Illict Affairs, ela está tentando lembrar para si mesma que por mais que ele faça novas promessas positivas e pareça por alguns instantes que ele melhorou, aqueles pontos negativos que ocorrem nessa relação tóxica sempre voltam e sempre vão voltar a se repetir.

OBSERVAÇÃO 3: É bacana também pontuar que em
Mad Woman, quando ela fala que ele fica cutucando o urso até as garras do urso aparecerem, ela está afirmando que ele vive cometendo os mesmos erros várias vezes e fazendo coisas que sabem que são péssimas (que irritam ela) e, obviamente, ela vai acabar reagindo a isso, assim como ocorreria com qualquer animal tranquilo caso você fique cutucando ele até que ele se irrite o suficiente para atacar ou tomar atitudes mais drásticas (como explicado também no início da análise).

OBSERVAÇÃO 4: Quando ela fala, em Cardigan, que sabia que ele voltaria para ela, é nesse sentido de estar 'sempre dentro dela, como algo a ser relido, lembrado pelas lições que deixou'.

SAIBA OS ASSUNTOS (AS ANÁLISES) 
DE CADA MINUTO DO VÍDEO:



00:32 | Conceitos e entrelinhas do álbum em geral 
04:14 | CARDIGAN: Explicação das metáforas e mensagens da LETRA 
11:52 | CARDIGAN: CLIPE: explicação das metáforas e mensagens principais 
19:00 | Explicação de base sobre músicas que formam o triângulo amoroso + curiosidades 
21:11 | AUGUST: Explicação das principais mensagens, metáforas e entrelinhas 
24:05 | BETTY: Explicação das principais mensagens, metáforas e entrelinhas 
25:56 | MY TEARS RICOCHET: Explicação das principais mensagens, metáforas e entrelinhas 
31:28 | MAD WOMAN: Explicação das principais mensagens, metáforas e entrelinhas 
34:45 | THE LAST GREAT AMERICAN DYNASTY: Explicação das principais mensagens, metáforas e entrelinhas 
37:01 | ILLICIT AFFAIRS: Explicação das principais mensagens, metáforas e entrelinhas 
39:10 | INVISIBLE STRING: Explicação das principais mensagens, metáforas e entrelinhas 
42:00 | THIS IS ME TRYING: Explicação das principais mensagens, metáforas e entrelinhas 
43:40 | MIRRORBALL: Explicação das principais mensagens, metáforas e entrelinhas
45:45 | SEVEN: Explicação das principais mensagens, metáforas e entrelinhas 
47:55 | PEACE: Explicação das principais mensagens, metáforas e entrelinhas 
49:15 | THE 1: Explicação das principais mensagens, metáforas e entrelinhas 
53:22 | HOAX: Explicação das principais mensagens, metáforas e entrelinhas 
56:00 | EPIPHANY: Explicação das principais mensagens, metáforas e entrelinhas 
57:34 | EXILE: Explicação das principais mensagens, metáforas e entrelinhas

Qual dessas músicas você gostaria de encontrar aqui com uma análise ainda mais aprofundada (explicando metáfora por metáfora de cada palavra)? Conta para mim nos comentários. 

Nos vemos sempre lá no Instagram (@vanessabrunt) com novas frases, reflexões e muitas dicas de filmes, séries, músicas, detalhes sobre Taylor e mais. Aguardo você!

LEIA TAMBÉM:

4 COMENTÁRIOS

  1. Aí que show Vanessa, amei o albúm e amei ler seu post explicativo do album <3

    Abraço, Yeah! Dream High

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a explanação que fez das faixas! Sempre ouvi Taylor, mas nunca me atentei a todos esses detalhes e mistérios rsrs vc acha que as faixas betty, cardigan, The 1 e exile tem a ver com o Harry Styles ou Calvin Harris?

    ResponderExcluir
  3. Conheci agora seu blog e estou amando de verdade, suas postagens são ótimas.... Sempre estou visitando e lendo tudo que você publicar aqui!

    Parabéns!

    Meu Blog: Resultado JF da Sorte

    ResponderExcluir

Obrigada por chegar até aqui para deixar a sua opinião. É fundamental para mim. O que dá sentido com ratificação para cada reflexão entre análises, dicas, informações e sentimentos aqui escritos são essas nossas trocas evolutivas de sensações e pitacos.

Não esqueça de acompanhar frases e outras indicações também pelo Instagram e de clicar em "notifique-me" abaixo do seu comentário para receber por e-mail a resposta dada.

Posts Recentes Mais Posts

MAIS DICAS: @VANESSABRUNT



Direitos Autorais

Todos os escritos aqui postados são de autoria da escritora, poetisa, jornalista e blogueira Vanessa Brunt. As crônicas, frases, poesias, análises e os demais diversos escritos, totais ou em fragmentos, podem ser compartilhados em quaisquer locais e sites (quando não para fins lucrativos: criação de produtos para vendas, entre outros), contanto que haja o devido direcionamento dos direitos autorais. Ademais, as imagens utilizadas no blog para as postagens não são, em sua maioria, feitas pela autora. Portanto, para qualquer problema envolvendo os créditos das fotos, basta entrar em contato e o caso será resolvido prontamente.