ANIMAIS FANTÁSTICOS: OS SEGREDOS DE DUMBLEDORE | CRÍTICA COM ANÁLISE (SEM SPOILERS)

sexta-feira, abril 08, 2022

É preciso não confundir grosseria com personalidade forte e nem gentileza com respeito. Um líder que fala manso e que traz discursos sobre amor, também pode estar sendo abusivo. E é com reflexões políticas desse porte que Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore confirma o quanto a nova saga está seguindo a mesma crescente de amadurecimento da franquia de Harry Potter.

Isto porque, em Harry, a obscuridade e a seriedade dos temas vai ficando maior e mais profunda a cada filme; os personagens ficam mais repletos de camadas, as questões sociais vão sendo mais debatidas e as metáforas diversas – como os dementadores representando as pessoas tóxicas – também passam a ocorrer com maior força. 

No terceiro filme da saga de Animais Fantásticos, o mesmo acontece. O longa traz cenas mais fortes, delicadas e tensas, com uma atmosfera mais sombria, adulta e reflexiva, além de entrelinhas com críticas sociais mais sagazes. Tudo isso apenas mostra que esses aspectos vão estar cada vez mais firmes daqui para frente, nos próximos títulos.

O MELHOR ATÉ ENTÃO

No novo longa, Dumbledore junta um time para impedir Grindelwald (ditador que deseja 'acabar com uma raça') de ocupar um cargo importante da política internacional dos bruxos: cargo que poderia dar ao vilão a execução mundial da Supremacia Bruxa e subjulgar trouxas. Em meio ao plano, os segredos do protagonista se misturam com detalhes do passado da sua família, trazendo à tona revelações, culpas, medos e inícios de novos ciclos. É assim que protagonista deixa claro o quanto crescer é também não seguir, enfrente.

São diversas as referências a Harry Potter e muitas criaturas novas na trama, as quais fortalecem a ideia de que as repostas sempre estão ao nosso redor (basta que paremos para olhar, focando nas soluções). A obra acaba sendo um baita presente para os fãs e consegue, inclusive, funcionar sozinha, mesmo para quem não conferiu as duas anteriores. Bem redondo, alinhado, e com muito mais ação, o filme é o melhor da franquia até aqui, deixando claro que tudo o que ocorreu até o momento foi apenas uma introdução. É apenas o começo.

Logo nas primeiras cenas, fica fácil de derramar lágrimas. A produção consegue causar todas as emoções, indo dos risos mais fáceis até os soluços. Os acertos foram muitos, a começar pelo elenco.

O ELENCO

Nas mãos do ator Mads Mikkelsen, Grindewald parece ter alcançado a sua essência mais verdadeira. Ele surge muito mais intimidante, calmo, sedutor, enigmático, lascivo e cruel. As reações ambíguas, tanto quanto constantes, é que o tornam ainda mais amedrontador. 

Enquanto isso, Jude Law traz o Dumbledore dos livros para as telas. Nele, temos toda a complexidade do personagem finalmente escancarada. De forma aliviante, inclusive, temos a exacerbação do relacionamento amoroso entre os dois protagonistas. 

Não há uma atuação que tenha deixado a desejar. Dan Fogler (como Jacob) brilha imensamente, sendo ainda mais carismático. O único erro do roteiro foi, justamente, não ter dado mais profundidade e tempo de tela para alguns personagens importantes, criando sensações de vazio e confusão. 

OS ERROS

Para além de Dumbledore, nenhum dos personagens realmente ganha aprofundamentos sobre si. Os novos integrantes que chegam, surgem com poucas falas e poucos momentos, ainda que se tornem importantes para o roteiro como um todo.

Os brasileiros, inclusive, podem se frustrar, já que Maria Fernanda Cândido é impecável em todos os seus momentos, mas teve poucas oportunidades para realmente brilhar em tela. Quem não é do país, inclusive, pode sequer perceber que se trata de uma atriz brasileira. Apesar das boas surpresas que o longa traz para o povo verde e amarelo, tudo fica muito subentendido, o que é (neste caso e em outros) o maior problema ocorrente.

Tudo parece estar muito em "segundo plano" o tempo inteiro. Por mais que a trama tenha andado e que tudo ali apresente começo, meio e fim, não houve um real conhecimento sobre os novos personagens – e nem mesmo mais camadas daqueles que já existiam. 

O mesmo acontece nas cenas mais vibrantes. Elas começam aparentando que vão levar a algum lugar importante, mas logo acabam sem realmente criar um impacto decisivo (na maior parte dos casos). 

Então, apesar dos grandes acertos e de termos aqui um filme muito mais denso e bem organizado, essas lacunas atrapalham Os Segredos de Dumbledore de chegar no ápice possível. 

Faltou também novidade. Onde estão novas magias a serem apresentadas? Onde estão aprendizados que não conhecemos sobre o mundo bruxo? Os novos animais fantásticos não superaram esta lacuna. Para alguns, pode ficar a sensação de que o longa tentou se apegar à nostalgia para suprir esses espaços.

Ainda assim, as 2h23 de duração passam voando. A sensação de "quero mais" fica persistindo. Por pouco, este não foi o filme da saga que consagrou J.K. como uma boa autora de cinema.

AS ENTRELINHAS

O efeito manada é criticado durante toda a obra, exibindo o quanto o povo pode acreditar em um ditador inescrupuloso, bastando que a maioria esteja indo no mesmo barco. Mas as reflexões não param nas arcadas políticas.

Um ‘mero humano’ pode ser um dos principais. A magia sempre tem outras formas de existir. E é assim que a trama apresenta mais metáforas e entrelinhas, trazendo não apenas as questões sociais de peso, mas também quesitos motivacionais e metafóricos. 

A noção de que todos estão interligados e que ferir um é sempre uma porta aberta para todos caírem, também fica inclusa. São várias as lições, que mostram bem para onde querem ir. 

Entre cenas divertidas e muitas mais obscuras, o filme também reforça o quanto é preciso lembrar que o tempo fechado também ilumina. Afinal, as coisas desimportantes só vão ficar gigantes se você se apequenar nelas. No terceiro longa da saga, o único problema foi apequenar.

NOTA: 9 (DE 10)

LEIA TAMBÉM:

1 COMENTÁRIOS

  1. Amei sua crítica! Uma das melhores que li até o momento. Ainda não sei se vejo o filme no cinema, ou espero liberar na HBO Max, mas seja qual for a decisão, acho que minhas expectativas para ele serão supridas.
    Beijo enorme ❤ | Quase Aurora

    ResponderExcluir

Obrigada por chegar até aqui para deixar a sua opinião. É fundamental para mim. O que dá sentido com ratificação para cada reflexão entre análises, dicas, informações e sentimentos aqui escritos são essas nossas trocas evolutivas de sensações e pitacos.

Não esqueça de acompanhar frases e outras indicações também pelo Instagram e de clicar em "notifique-me" abaixo do seu comentário para receber por e-mail a resposta dada.

Posts Recentes Mais Posts

MAIS DICAS: @VANESSABRUNT



Direitos Autorais

Todos os escritos aqui postados são de autoria da escritora, poetisa, jornalista e blogueira Vanessa Brunt. As crônicas, frases, poesias, análises e os demais diversos escritos, totais ou em fragmentos, podem ser compartilhados em quaisquer locais e sites (quando não para fins lucrativos: criação de produtos para vendas, entre outros), contanto que haja o devido direcionamento dos direitos autorais. Ademais, as imagens utilizadas no blog para as postagens não são, em sua maioria, feitas pela autora. Portanto, para qualquer problema envolvendo os créditos das fotos, basta entrar em contato e o caso será resolvido prontamente.