DIY E INSPIRAÇÃO: 4 ITENS DE MODA (MASCULINA E FEMININA) PARA FAZER NO VERÃO

sexta-feira, novembro 20, 2015


Na época mais quente do ano é sempre bom aproveitar o tempinho mais livre para dar uma renovada criativa, tanto no guarda-roupa quanto na casa. Selecionados 6 Do It Yourself (Faça Você Mesmo) para dar alas ainda mais abertas para a sua imaginação e personalidade de forma mais explícita! O mais bacana nesses casos é que além de tudo virar único e exclusivo, você pode incrementar mais detalhes à sua maneira, causando em tudo muito mais sentidos, coisas que têm a ver com a sua história de vida, com símbolos e cores que são enlaçados ao que só você entende, como nenhuma loja conseguiria fazer.

1. Personalizando e colorindo seu short jeans (ou calça)


Esse tem sido um dos queridinhos da internet: SHORT DIP-DYE ou TIÊ-DYE. Podem ser calças transformadas ou shorts que estavam precisando de uma cara nova. Simples de fazer, é uma peça de roupa em que você pode brincar com as cores e deixar ainda mais com a sua cara, fazendo um item maravilhoso para colorir ainda mais o seu verão! 
Para calças ou shorts de tons escuros, você precisará de: Água sanitária (para descolorir), balde ou recipiente para colocar a água sanitária, tintas para coloração de tecidos e tachinhas (opcional).


Primeiro passo: Corte a calça e desfie a beirada. Se for usado short, esse passo não é necessário.

Segundo passo: em um recipiente, coloque água sanitária com água comum para descolorir o tecido. O tempo de molho dependerá de qual cor você deseja colocar. Ou seja, para cores mais claras, quanto mais tempo ficar de molho, melhor.


Terceiro passo: em um recipiente, coloque a tinta e uma parte do short que deseja colorir (se for feito com mais de uma cor, que é como achamos ainda mais lindo!). Ratificando: o tempo que o short ficar imerso na tinta definirá o tom. Para pintar de outra cor, é só repetir o passo na outra extremidade do short.


Último passo (opcional): Para finalizar o short, é só colocar tachinhas (ou outros itens que deseje para incrementar). É possível encontrá-las de vários tamanhos, cores e formatos.


O resultado final desse short foi esse, mas você pode variar as cores, a desfiar de forma diferente, fazer incrementos com "rasgados" nele e por aí vai. Para dar um ar mais destroyed, basta pegar uma lixa e "ralar o short".

Guia ilustrativo:


2. Pulseiras masculinas – material opcional (podem ser criadas como femininas também)


Pulseira masculina é um charme! Amamos! E mulheres também podem criar algumas para si através desse DIY, acrescentando os pingentes que acharem mais lindos, etc. Ela pode ser feita de corda, couro ou outro material, da cor que você desejar. Você pode ainda, usar mais de um material, intercalando-os. As de couro, principalmente, são super ecléticas, digamos assim, já que ficam bem praiana ou até "cotidianas", também dando um ar incrível (na nossa opinião) em homens arrumados para uma ocasião mais formal (com uma camisa social de mangas no cotovelo ou acima... Maravilha!) e em mulheres que estão arrumadas para ir até um shopping ou local parecido (usando várias juntas, por exemplo). Não existem restrições! O importante é usar sempre que sentir que combinou para um maior bem-estar na sua autoestima!


Você vai precisar de: Fita métrica, tesoura, corda ou material desejado (podendo ser tiras couro, cizal, linha, entre outros), cola (tipo super bonder) e bagatelas para adicionar (opcional).


Para ver e entender como deve ser feito, basta assistir este vídeo aqui. É necessário ver, porque o feito precisa de um apoio visual para a compreensão. Mas vamos destrinchar o passo a passo para você não precisar assistir novamente ao fazer (só relembrar). Deixamos em negrito o começo de cada etapa para que seja melhor situado: Para começar, você deve medir o seu pulso para saber o tamanho que irá utilizar do material (corda, por exemplo) no processo do feito. Após medir, é necessário fazer uma reta com a corda, deixando 2 cm a mais de um lado pra criar a "argola", fazendo um formato de gota. Dentro dos centímetros (ignorando os 2 a mais da argola) você deve ir "indo e vindo" com mais da corda para fazer as tirinhas. Você escolhe a quantidade de voltas com base na grossura que deseja, mas tem que tomar cuidado para não ficar tão grossa a pronto de atrapalhar o resto do processo. Se quiser tão grossa assim, melhor fazer mais de uma e usar juntas. Após, pegue mais um pedaço de corda, como se fosse fazer mais uma tira, mas em vez disso, comece a enroscar essa tira, descendo (fazendo círculos, um embaixo do outro) na parte de baixo da "gota", dando várias voltas bem apertadas, até dar um nó. Passe super bonder no nó.

Do outro lado da pulseira, você vai criar a parte das duas "cordinhas soltas" que servem para apertar/regular. Como fazer isso? Puxando mais um pedaço da corda, porém dessa vez na horizontal oposta da pulseira que está sendo feita, do mesmo tamanho dela, em um formato agora de "gota gigante". Então, começa aquele processo novamente, como o feito na outra "gota". Enrosque um pedaço abaixo dessa maior, do mesmo jeito que fez na menor. Aí é só cortar e dar um nó com a parte cortada! Passe cola nesse nó e prontinho! Agora é só cortar a parte que ajusta do tamanho que desejar.

Tem ainda uma forma que consideramos mais meiga e simples (os homens podem seguir colocando pingentes também, como neste exemplo aqui ou usando sem o pingente). Para ela, é preciso de: Alicate, finalizadores, argolinhas, passa-fita, fecho em T e tira de couro (ou de outro material de preferência).

Para começar, meça corretamente o tamanho da tira de couro no seu braço, logo após medir veja quantas voltas você deseja e corte. 2°Passo: Coloque os finalizadores em cada ponta da tira de couro e aperte bem com alicate para não soltar depois.


3° passo (é mais opcional): Coloque os passas-fitas pela tira de couro.


4° passo: Coloque o fecho nas pontas (de preferência o modelo do fecho em T, por ser mais prático).


Existem ainda as formas mais básicas: como a de comprar o couro, a corda ou o material que escolher, cortar, dar voltas no braço e amarrar no fundo. Mas de tal maneira pode também ficar com a aparência muito "armengada" e mais fragilizada (com riscos do nó não sair ou marcar muito, por exemplo), além de não ser tão personalizado.
3. Reaproveitando camisas: criando abertura charmosa nas costas


Sabe aquelas camisas que compramos para as épocas mais frias, como as camisetas com mangas (tanto baby look, quanto de longa mais comprida)? Se você parou de usar alguma dessas, mãos à obra! A infinidade de modelos é enorme, em alguns casos podendo transformar as camisas até mesmo em vestidos (para esse DIY, o mais ideal é que seja uma camisa de um número maior que o seu). Vamos mostrar um jeito de deixar as costas à mostra, mas você pode fazer seus incrementos e personalizar ainda mais! O mais legal é que você pode brincar com cores e estampas. Você pode fazer isso com suas camisas e usar a estampa de uma na outra, por exemplo. Fazer essa repaginada é bom para mostrar tatuagens (quem tem nas costas), usar para diversas ocasiões (tanto com biquíni como em um dia sem tanto sol) e a questão de refrescar nem se fala, né?
Você precisará de: Uma camisa baby look ou com manga comprida (fica a seu critério), pedaços de tecido (pode ser a da própria camisa), tesoura, alfinete (para prender os locais que onde serão colocados), agulhas/máquina de costura/cola para tecido.

Primeiro passo: corte a parte traseira da camisa (uma espécie de retângulo, como na imagem), a largura fica a critério de cada um. Lembrando que: o tamanho da abertura da camisa será o tamanho do tecido aplicado.
Segundo passo: com os alfinetes, prenda um pequeno pedaço da camisa (para não ficar esticando demais o tecido e acabar perdendo a roupa) e organize onde os pedaços de tecido serão colocados. Uma ideia é a de dar uma pequena torcida neles, para dar um charme.


Após prender os pedaços, fica assim, podendo variar a depender da espessura e quantidade do tecido que queira colocar.
Terceiro (e último) passo: Agora só é costurar tudo. Se você não tem habilidades com agulhas ou máquinas de costurar e não conhece ninguém que tenha, uma boa dica é usar cola pano, que é uma cola específica para tecidos.

4. Roupas com efeitos psicodélicos + trançado para costas nuas (que fica lindo nas alças também!)


Que tal uma camisa com um efeito psicodélico para usar como saída de praia ou até em outras ocasiões? O passo a passo é bem simples! Achamos lindo para os homens fazerem em suas camisas também, é só escolher as cores de preferência. Além da estampa ser super diferente, o cavado das costas é uma outra forma de deixar as costas nuas e dá para fazer em diferentes tipos de roupas, com diferentes tipos de trançados. Você pode fazer mais uma trança, por exemplo.

Você irá precisar de: Uma camisa (de preferência, branca), cordão/barbante, tintas das cores de sua preferência, tesoura e vasilha com tampinhas (tipo bisnaga).


1. Abra a blusa sob uma superfície plana e depois comece a torcê-la a partir do centro, até formar esse círculo.
2. Use barbante para separar as cores. Você pode fazer quantas linhas quiser, de acordo com a quantidade de cor que escolheu.
3. Dissolva a tinta para tecido em pó na água fervente respeitando as proporções (como não vai usar muita, não precisa diluir o tubinho todo) e coloque-as em potinhos de bisnaga para facilitar a aplicação.
4. Preencha cada espaço com a cor desejada, certificando-se de que ambos os lados da blusa estejam preenchidos. Deixe por 20 min e quando estiver praticamente seca, mergulhe-a em uma solução de água com sal. Torça levemente e deixe secar na sombra.

5. Com a blusa seca, corte as mangas com cavas um pouco maiores.
6. Retire a gola da camisa de ambos lados, ao mesmo tempo.
7. Na parte de trás, separe a "alça" da blusa fazendo esse corte.
8. Em seguida, faça dois cortes da "nuca" para as "costas" (como na imagem), formando 3 faixas.

9. Agora é só trançar, como se fosse cabelo!
10. Quando terminar, é só finalizar com uma costura para que a trança não se desfaça.
11. Depois, você vai acertar aquela parte de trás que passará por volta do pescoço, e costurar a trança nela.
12. Com o retalho que sobrou da manga, passe em volta da costura e faça alguns pontinhos.

Inspirações de cortes para fazer em camisas (veja um DIY que ensina a fazer um desses tipos de cortes nas costas clicando aqui, outro que ensina a customizar nas mangas longas aqui e mais um que pega mangas e costas aqui):









Tem mais alguma temática de DIY de moda que você gostaria de ver por aqui? Então não deixe de contar nos comentários!

LEIA TAMBÉM:

0 COMENTÁRIOS

Obrigada por chegar até aqui para deixar a sua opinião. É fundamental para mim. O que dá sentido com ratificação para cada reflexão entre análises, dicas, informações e sentimentos aqui escritos são essas nossas trocas evolutivas de sensações e pitacos.

Não esqueça de acompanhar frases e outras indicações também pelo Instagram e de clicar em "notifique-me" abaixo do seu comentário para receber por e-mail a resposta dada.

Posts Recentes Mais Posts

MAIS DICAS: @VANESSABRUNT



Direitos Autorais

Todos os escritos aqui postados são de autoria da escritora, poetisa, jornalista e blogueira Vanessa Brunt. As crônicas, frases, poesias, análises e os demais diversos escritos, totais ou em fragmentos, podem ser compartilhados em quaisquer locais e sites (quando não para fins lucrativos: criação de produtos para vendas, entre outros), contanto que haja o devido direcionamento dos direitos autorais. Ademais, as imagens utilizadas no blog para as postagens não são, em sua maioria, feitas pela autora. Portanto, para qualquer problema envolvendo os créditos das fotos, basta entrar em contato e o caso será resolvido prontamente.