9 APLICATIVOS PARA ESTIMULAR SEU RACIOCÍNIO

sábado, dezembro 12, 2015


Já falei aqui com vocês um pouco sobre o treinamento da psique na postagem dos 7 livros sobre o funcionamento da mente humana, e até citei mais uma obra desse tipo na lista de ideias de presentes para o natal (custando, no máximo, 35 reais). Mas, que tal, também estimular o raciocínio utilizando aplicativos que permitem que faça isso através de jogos super bacanas? Eles prometem exercitar a mente para melhorar seu sentido de direção, memorizar melhor os detalhes do dia a dia, analisar informações de um jeito mais rápido, sem perder a qualidade compreensiva (no caso, até a evoluindo) e muito mais! A eficácia total não pode ser cem por cento garantida, porque isso vai depender da reação única de cada ser humano, mas ao menos poderemos nos divertir e, de qualquer maneira, estaremos, sim, exercitando o cérebro de formas criativas/diferenciadas. Então vamos para a lista (sem ordem de escolhas)!



O Peak foi formulado por especialistas de neurociência e jogos e tem a promessa de ajudar nas suas habilidades de memória, foco, solução de problemas, agilidade mental e linguagem com vários jogos simples e divertidos. O aplicativo conta com mais de 30 atividades, oferecendo dificuldades adaptativas e dinâmicas, desafios únicos, exercícios personalizados e metas diárias. Vale lembrar que ele tem uma versão paga com mais treinos, mas a gratuita não deixa a desejar, nela, você pode fazer um treino por dia e prosseguir os estímulos.
..........


Com base em averiguações da neuroplasticidade, os jogos da Lumosity são usados em pesquisas científicas, e foram incorporados em vários estudos feitos por cientistas no mundo inteiro. Depois de cada fase terminada, provavelmente você vai sentir que tirou um peso das costas. Alguns jogos do aplicativo são bem puxados! O bacana é que ele mostra quanto por cento você pontuou acima ou abaixo dos usuários que estão na mesma faixa etária que a sua. O ponto negativo é que a versão completa dele é paga, e apesar dos jogos para a versão gratuita não deixarem a desejar em relação ao funcionamento, as opções são muito menores quando comparadas à grande quantidade do formato total.



Elevate é um programa de treinamento cerebral desenhado para melhorar sua concentração, habilidade de expressão, velocidade de processamento, memória, habilidades matemáticas e mais. Muitos benefícios, não é? São mais de 30 jogos e cada pessoa recebe seu programa de treinamento personalizado que se ajusta ao longo do tempo para maximizar os resultados. A promessa é de melhoria nas principais habilidades cognitivas que impulsionam a sua produtividade, obtenção de poder e autoestima. Usuários que treinam pelo menos 3 vezes por semana reportam ganhos dramáticos e aumento na confiança. Não custa nada (literalmente também) utilizar para ver se haverá impacto no seu cotidiano (a imagem está em inglês, mas ele está disponível também em português).



O NeuroNation promete fortalecer sua memória, concentração, inteligência e raciocínio lógico. Alguns dos jogos conseguem dar um nó, de fato, na cabeça e são bem divertidos! O aplicativo permite que você crie seu próprio plano de exercícios pessoal e acompanhe seu progresso para superar seus limites. Além disso, dá para comparar seu desempenho com o de outros membros ou seus amigos também. Os usuários elogiam bastante e a palavra "viciante" surge na maioria dos comentários feitos.



Prepare-se para fritar o cérebro com a enigmática trama de The Room 2. O jogo promete agregar melhorias nos seus momentos de foco necessário e capacidade de observação, além de mais. Se você não jogou o primeiro título da série, é altamente recomendável jogá-lo antes de aventurar-se na segunda edição – a primeira versão do quebra-cabeça físico foi nomeada "O jogo do Ano para iPad" em 2012. Vale ressaltar que The Room 2 exige um dispositivo relativamente poderoso com uma quantidade decente de memória RAM. Não é para menos, já que o visual do game é digno de um console e os ambientes 3D são inexplicavelmente assustadores. Trata-se de um quebra-cabeça físico envolto num jogo de mistério, dentro de um mundo em 3D incrivelmente tátil. Siga uma trilha de cartas misteriosas de um cientista conhecido apenas por "AS", num intrigante mundo que convida a sua exploração (disponível em português).



Um dos aplicativos mais baixados do gênero, Fit Brains Trainer é um programa de aptidão cerebral projetado cientificamente. Desenvolvido pelo Dr. Paul Nussbaum, um dos principais neuropsicólogos dos Estados Unidos, o título deve desafiar gradualmente a sua massa craniana ao incluir várias sessões de treinamento exclusivas, projetadas para aprimorar sua velocidade de processamento, concentração, solução de problemas e habilidades visuais. O que há de negativo é que bem limitado na versão gratuita, apesar de ainda assim manter a utilidade e diversão. Para ter maiores acessos, é preciso pagar (disponível em português).



O Memorado possui mais de 600 níveis em 19 jogos baseados em neurociência projetados para nos ajudar a ficar calmos em circunstâncias caóticas, sermos melhores em multitarefas, mais ágeis e muito mais. O legal é que ele impulsiona as capacidades como matemática, resolução de problemas e lógica. Ele tem a "versão premium", mas vale a pena baixar para testar a gratuita. Os gráficos são deslumbrantes e associados a uma fácil usabilidade, os treinamentos diários são personalizados, ajustados segundo os seus desejos e existem testes científicos regulares que lhe mostrarão quantos progressos você já fez, além de estatísticas para exibir as suas áreas fortes e o potencial a melhorar.



O Brainwars pode ser considerado o mais dinâmico da lista, porque você joga contra outra pessoa de verdade. Os jogos são de raciocínio (por isso é dito como muito adorado pelos fãs de Sodoku), mas ele não passa disso. Ao contrário dos outros jogos acima, não há um índice de desempenho, somente o ranking de pontos. Infelizmente, ele só está disponível em inglês, mas a plataforma é bem intuitiva, então isso não é empecilho para quem não sabe a língua.



Já fiz aqui uma postagem falando sobre sites para aprender novos idiomas, vários deles são também aplicativos e o Memrise pode ser considerado um acréscimo na lista. Projetado por Ed Cooke, treinador de memória mundialmente renomado, o Memrise usa técnicas de melhoria da memória, confirmadas por extensas pesquisas científicas. Tem disponível em português e contém milhares de vídeos com nativos no idioma a ser aprendido ajudando você a falar, por exemplo, inglês como eles. Além disso, está incluindo cada vez mais aulas de outras línguas também. O sistema de aprendizagem científico estimula seu cérebro a aprender 44 palavras por hora, com diversos modos de jogos que aprofundam diferentes aspectos da memória: Aprendizagem visual; revisão e reforço; recapitulação rápida e muito mais. Então se você já sabe inglês, tenta com outro idioma! Além de aprender um novo vocabulário, você vai ter a chance de fazer o treinamento mental.

Já usou algum desses? O que achou? Conhece mais algum aplicativo que estimula fatores positivos no cérebro? Então não deixe de dar as suas dicas e opiniões aqui nos comentários!

LEIA TAMBÉM:

2 COMENTÁRIOS

  1. Ah poxa, pena que o meu celular não é nenhum dos dois sistemas! É windows phone, gosto de jogar 1010 não chega ser de raciciniooooo mais eu fico bem tensa quando começa aparecer peças impossíveis de encaixar! Adorei o seu blog. Bjão

    https://withsarti.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, nas próximas postagens sobre aplicativos e demais fatores para celulares, estarei pesquisando para incluir o Windows Phone, viu? Vou pesquisar sobre o 1010 também. Não tinha ainda ouvido falar! E que maravilha saber que gostou, Paloma! Espero que continue acompanhando e emitindo suas opiniões. Será sempre uma alegria! Já tinha visto o seu blog e é uma fofura! Sucesso!

      Excluir

Obrigada por chegar até aqui para deixar a sua opinião. É fundamental para mim. O que dá sentido com ratificação para cada reflexão entre análises, dicas, informações e sentimentos aqui escritos são essas nossas trocas evolutivas de sensações e pitacos.

Não esqueça de acompanhar frases e outras indicações também pelo Instagram e de clicar em "notifique-me" abaixo do seu comentário para receber por e-mail a resposta dada.

Posts Recentes Mais Posts

MAIS DICAS: @VANESSABRUNT



Direitos Autorais

Todos os escritos aqui postados são de autoria da escritora, poetisa, jornalista e blogueira Vanessa Brunt. As crônicas, frases, poesias, análises e os demais diversos escritos, totais ou em fragmentos, podem ser compartilhados em quaisquer locais e sites (quando não para fins lucrativos: criação de produtos para vendas, entre outros), contanto que haja o devido direcionamento dos direitos autorais. Ademais, as imagens utilizadas no blog para as postagens não são, em sua maioria, feitas pela autora. Portanto, para qualquer problema envolvendo os créditos das fotos, basta entrar em contato e o caso será resolvido prontamente.