CANAIS LITERÁRIOS PARA DEVORAR!

quarta-feira, abril 27, 2016


Além do canal da Pam, que indiquei na última postagem do nosso "quadro" aqui do Sem Quases, de "Links favoritos da semana + um filme ou série", descobri diversos outros literários super bacanas nos últimos meses e acompanho alguns há bastante tempo, aos quais tenho um super apego, porém ainda não tinha recomendado por aqui. E como compartilho com vocês tudo o que vejo de interessante, que pode nos levar a mais descobertas, reflexões, análises, identificações e afins, não poderia deixar de emitir esta listinha! A maioria dos canais não faz, de fato, o que mais adoro fazer por aqui em cada análise (de livros, clipes, filmes e afins), que é, como vocês sabem, destrinchar as metáforas, "o que ficou por trás", as mensagens mais implícitas, as lições mais encontradas nas entrelinhas, com reflexões/lições/mensagens adentradas em formatos por atrás de camadas interessantes. Mas diversos deles se aproximam de análises aprofundadas que chegam, por vezes, a navegar nas superfícies desse tipo de mergulho e, até, com curiosidades incríveis e discussões de temáticas interessantes das obras, e outros tantos nos deixam com pitadas reflexivas e/ou dicas para leitores e escritores que são, obviamente, também válidas, e podem nos incentivar a aprofundamentos próprios. 




O canal foi um dos primeiros do nicho do Booktube a surgirem no Brasil e um dos primeiros que passei a acompanhar (é, definitivamente, o meu favoritão! Empatado com o próximo, da Isa). Ele é comandado pela professora Tati Feltrin, de São Paulo. As análises da Tati são super bacanas, geralmente captando bem os quesitos mais implícitos e mais metafóricos das obras, explicitando também o quão o mais fundo pode estar na superfície. Apesar de aprofundar em diversos quesitos as mensagens das obras, a Tati tem toda uma cautela para não dar spoilers (avisando caso eles ocorram) e não é redundante ou massante em suas observações, por mais que apresente angulações críticas super válidas e detalhistas. Sem temor algum de apontar as angulações negativas das obras de formas peculiares (assim como as positivas), o canal acaba fazendo ótimos balanceamentos sem fechar portas para que possamos descobrir à nossa maneira o que vemos de forma diferente. Um dos diferenciais do Tiny Little Things é o fato de tratar de obras sem restrições: desde livros mais clássicos e de sucessos atuais, até vários pouco conhecidos; desde não-ficção, até biografias, e assim por diante. Além dos tradicionais vídeos de resenhas, ela faz discussões sobre temas relacionados à literatura e ao mercado editorial, tendo ainda quadros maravilhosos a mais, como um que exala a interação do canal com o público: todo mês, os seguidores têm a oportunidade de votar em um livro para que a Feltrin leia durante o mês e, após, possa resenhar. Os vídeos novos são lançados em todas as quartas e domingos. E a Tati, por vezes, ainda trata de demais temas extras pelo canal, como indicando filmes e afins.




Que canal maravilhoso! Um dos que acompanho loucamente. Um que ocupa a minha lista de favoritos. Criado pela Isabella Lubrano, jornalista formada pela USP e pela Cásper Líbero, o Ler Antes de Morrer tem enfoque em fazer vídeos exclusivos sobre as principais obras da literatura brasileira universal, com bom humor, qualidade e reflexões super bacanas. A Isa sempre inicia os vídeos com uma reflexão de base, trazendo curiosidades sobre vocabulários (e como os utilizamos) ou sobre demais quesitos que darão fundamentação para permear em todo o resto das resenhas. E, apesar de nem sempre tão aprofundadas, navegando mais pelas sinopses e opiniões tidas em relação à elaboração da história/estória e não exatamente sempre tendo as lições como enfoque total, os pitacos deixados nos levam a analisar de maneiras mais aguçadas cada leitura. E, sim, em muitos dos casos, as análises, por mais que breves, captam ângulos mais fortes das lições, com teses incríveis de base e um aprofundamento digno de palmas, por pegar os cernes das mensagens mais críticas de cada livro. A Isa ainda dá outras dicas como "Leituras de Vestibular" e demais tópicos para uma vida de leitor mais produtiva e saudável.




Um dos meus eternos favoritos, sem dúvidas. Entre séries, livros e algumas outras indicações (com enfoque, obviamente, na vida literária), a Verônica faz análises e traz curiosidades super bacanas e inspiradoras sobre diversas obras, incluindo, principalmente, clássicos. Indo de uma crítica que costuma captar desde a forma de escrita do autor até o contexto em que a obra foi escrita, o canal nos faz navegar para muito além dos livros em si, nos dando aspectos que, quiçá, nem mesmo lendo poderíamos abstrair com totalidade, já que requerem pesquisas e afins. As ironias, reflexões e puxões de orelhas na sociedade que a Ve costuma agregar, são alguns dos fatores que mais enriquecem seus vídeos. E, apesar de não indicar dias exatos para novas postagens, o canal costuma ser muito bem atualizado. 




Encontrei o canal da Paola quando estava buscando resenhas sobre os livros da Jojo Moyes, na época em que comecei a planejar fazer as leituras de suas obras, e fui rapidamente cativada. Observei o quanto as resenhas dela agregam as mensagens dos livros sempre buscando as encaixar, de alguma forma, em praticidades e/ou lições cabíveis para as nossas atualidades, para reflexões que problematizem os nossos cotidianos, ainda que sejam quesitos bastante ficcionais e/ou de épocas antigas, e adorei o quanto ela elabora esse tipo de profundidade com leveza e de uma forma enxuta. Afinal, esse é sempre o principal ponto de qualquer análise e leitura: nos levar a reler a nós e ao nosso entorno, elevando interrogações e soluções. No canal, os vídeos são prometidos para todas as quartas e sextas e ela ainda nos deixa com o acréscimo de um blog super bacana.



Com vídeos novos todos os dias, o Cabine Literária é o maior diferencial de toda esta lista! Mais do que enfoque em resenhas, os vídeos captam dicas mais práticas, direcionadas para leitores e escritores. A equipe é grande e, ao "descer" na página, fica fácil de observar que é como se fossem vários canais dentro de um só. A separação ocorre de componente para componente do grupo de produtores, então o bacana é tentar conhecer um pouquinho de cada um, já que as abordagens são bem diferenciadas, e existem até algumas dicas de TAGS (e afins) parecidas e/ou iguais que são elaboradas de maneiras bastante distintas de um para o outro. Dicas de filmes e séries também aparecem em pingos no decorrer das atualizações.




Grandes, pequenos, adultos, infantis, clássicos ou não, a Bruna faz resenhas diversas de livros diversos, nos apresentando suas claras visões sobre os personagens, as formas de escrita e elaborações variadas das obras e um pouco das mensagens que são transmitidas mais implicitamente. Além das objetivas análises que nos deixam com vontade de devorar os livros para a possibilidade de aprofundar com mais criticidades, o canal ainda contém dicas a mais sobre formas de produtividade na escrita e afins. O ponto mais negativo é que a Bruna tem mais vídeos antigos do que novos, ou seja, aparentemente tem postado menos, mas a promessa é de que os vídeos novos surgem em todas as semanas, então é só ficar de olho!




Em todas as quartas e domingos, a Maria Angélica atualiza o Vamos Ler, canal no qual fala de livros. com resenhas, discussões, tags, hauls e muito mais. Os gêneros mais explorados são Jovens Adultos Contemporâneos, Fantasias e Paranormais. O canal acaba aglomerando mais sobre livros em inglês, trazendo variadas informações sobre lançamentos gringos. O que mais adoro no canal é o quanto a Maria é carismática, nos fazendo entrar em um ritmo frenético a cada nova resenha, ainda que não costume fazer análises tão aprofundadas e críticas, mas sempre nos instigando a curiosidades e a pinceladas de portas abertas para que possamos já ficar com reflexões em mente a partir de cada ideia lançada em suas visões sobre os livros indicados. 




De forma objetiva, clara e com opiniões firmadas, o Paulo Ratz traz, entre discussões, resenhas, sorteios e variados, as suas visões sobre as obras, com dicas que nos encaminham para atenções a mais quando formos fazer as leituras indicadas. Apesar de não muito aprofundar reflexivamente, o Paulo nos deixa cutucadas sobre fatores que podem nos levar a mensagens intensas, abrindo nossa visão para certos detalhes. Para quem quer dicas mais rápidas, sem spoilers, que vão fazer, ainda assim, com que mais do que as sinopses sejam lançadas, é o cantinho ideal.




A Mariana Gastal fala mais de ficção/fantasia e nos apresenta os seus pontos de vista com firmeza. Não mergulha muito em críticas reflexivas das obras (mensagens que podemos levar como valores para o nosso cotidiano, etc), porém nos apresenta bem as narrativas e sensações que podem causar. Embora a Mariana costume dar intervalos considerados longos entre as suas postagens, assim deixando o canal "pouco atualizado", não dá para dizer que falta conteúdo por lá ou que ela deixa de trazer novidades bacanas. É o estilo de conteúdo para quem quer ver críticas que vão abordar com clareza os pontos positivos mais firmes e os negativos mais explosivos diante de uma certa visão.




Em seu canal, Vitor aborda livros e filmes tanto de obras clássicas quanto modernas e mainstream. Tudo com bastante empolgação e objetividade. Vitor é ilustrador e seus desenhos são partes importantes da produção do canal e da edição dos vídeos. Ele também interage bastante com quem o assiste, fazendo diversos desafios, maratonas literárias e até um clube do livro virtual. Os estilos de escrita dos autores são bem apresentados, assim como as sinopses e as sensações sentidas pelo Martins ao ler. Apesar de análises bem curtinhas e, consequentemente, pouco aprofundadas, o canal é super válido para instigar novas leituras e, por vezes, lança dicas que abrem alas para discussões super bacanas, até para além dos âmbitos de leitura e escrita.




Aquele canal que nos faz roer as unhas! Que nos enlouquece, porque não costuma ir muito afundo nas resenhas (não aborda tantas criticidades em relação às mensagens mais reflexivas das obras), mas nos apresenta as sinopses com visões voltadas, principalmente, para as sensações que as obras podem nos causar, e acaba, assim, nos deixando com um gosto imenso de "quero mais". Os estilos de escrita dos autores são muito bem criticados e apresentados nas descrições. Desde 2014, o publicitário Victor Almeida produz conteúdo no Youtube para seu canal pessoal. Victor é apaixonado por ficção científica, fantasia, "videogames, internet e em viver mais dentro de minha própria cabeça do que no mundo real". O Geek Freak é um canal ideal para quem quer recomendações de leitura voltadas para o público jovem. Tudo com uma linguagem rápida e lúdica. Além disso, Victor sempre mostra os livros que comprou durante o mês e é um incentivador de encontros entre booktubers e espectadores. Vídeos novos toda terça e sexta.




Apesar de não concordar com alguns tipos de discursos da Ju (nos quais sinto algumas cargas de certos preconceitos embutidos, ainda que não sejam totalmente intencionais), adoro as suas formas de apresentação e suas maneiras, bem próximas às do Geek Freek, de nos deixar com água na boca em relação a cada obra. Com pontos de vista firmes, ela apresenta os possíveis pontos negativos dos livros indicados de forma clara, tanto quanto os positivos que mais as impactaram. É uma forma super bacana que acrescentar as listinhas de novos livros e de conhecer mais um tipo de opinião. Vídeos novos prometidos para todas as quartas e domingos.




Não, o canal não é o "menos favorito da lista", pelo contrário, não coloquei tudo aqui em ordem de escolhas. O Conto em Canto, que tem também um blog super lindão, aborda resenhas, listas de livros e discussões sobre vida de leitor de formas críticas e leves simultaneamente, nos trazendo reflexões bacanas e quebrando a ideia de que certos clichês são tão batidos que não temos mais como muito acrescentar sobre os assuntos (porque sempre temos como aprofundar). Apesar de não costumar ser tão reflexiva nas resenhas, nos apresentando a sinopse e suas opiniões básicas sem muitas lições sendo aprofundadas, a Iara seleciona discussões maravilhosas também de temáticas das obras lidas e sabe como nos atiçar a querer devorar até as obras mais criticadas negativamente, nos lembrando que tudo terá seus pontos imensamente positivos e de releituras necessárias (ainda que mentalmente).

Outros canais super bacanas para acompanhar são: Índice XRatos Letrados (Videl); Mundo Paralelo (Klébio Damas)Bel RodriguesPilha de Cultura (Roberta Vincente)Lido Lendo e Mariana Reads (para apaixonados por distopias e fantasias). Além de, claro, o da Pam, que já indiquei aqui e citei na introdução.

Conhece mais algum canal literário que considera interessante? Algum que tem um diferencial incrível? Que analisa de forma ainda mais aprofundada do que os apresentados? Então não deixe de recomendar aqui nos comentários! 

LEIA TAMBÉM:

67 COMENTÁRIOS

  1. Conheço um ou outro, pois as vezes procuro resenha de livros em canais antes de começar a ler *.*

    www.raposalaranja.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delícia saber que mergulha em indicações de meios incríveis para refletir, analisar com seus detalhamentos, pensando em novos acréscimos e minúcias e ganhando inspirações a mais, Fe! Espero que os novos cantinhos possam abrir alas para cada um desses pontos, assim como é a intenção em cada análise aprofundada emitida neste nosso cantinho, viu? Um super beijo!

      Excluir
  2. Oi, oi Vanessa!
    Adorei as indicações, desses eu só conhecia o Geek Freek, e amei os outros.
    Beijos!
    Borboletas de Papel | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Que alegria imensa por saber que pôde conhecer novos meios que abrem alas para diversas descobertas reflexivas e que causam portas para tantas novas inspirações. O mais bacana é que cada um tem uma maneira bastante singular e divergente de elaboração. Espero demais que possa mergulhar nas indicações e opiniões diversas, acrescendo análises, assim como é a principal proposta deste nosso cantinho em cada análise aprofundada emitida, viu, Ali? Um super beijo!

      Excluir
  3. Nunca vou encontrar ninguem que faça analises como as suas brunt, isso é fato kkkkkkk mas amei saber dos canais, só conhecia uns dois da lista e todos os novos, pelo que ja vi, sao bem interessantes mesmo! Sempre essas dicas otimas suas, obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Pa, como é maravilhoso receber esse seu carinho lindo! Obrigada por agregar tanto sentido mais fortificado para este nosso cantinho, por mergulhar em cada profundidade emitida. Espero que os indicados possam fazer suas contribuições, abrindo portas para muitas inspirações variadas e novos pontos críticos de divergentes maneiras, viu? Que possam invadir e alastrar reflexões, assim como é o foco principal de cada palavra aqui alastrada. Um super beijo!

      Excluir
  4. wooooooooooooooooooooowwwww
    Que post COMPLETÍSSIMO! Gostei demais do post, muitoooo obrigada!

    www.apequenaka.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Que delícia ler isso, Ka. Fico extremamente alegre por saber que pôde mergulhar em novos e tão divergentes (e complementares) meios que abrem portas para novas inspirações e descobertas variadas. O agradecimento é meu, por poder contar com suas sensações, abertura de mente e coração para navegar em cada análise reflexiva e indicações aqui emitidas, viu? Espero que cada canal possa dar suas contribuições para fortalecer produtividades e interpretações a mais. Um super beijo!

      Excluir
  5. Não conhecia alguns, mas sou apaixonada pelo Geek Freak! Adoro canais com essa temática, principalmente quando conseguem nos deixar apaixonados pelo livro! Ótimas sugestões. Beijos!
    Blog Vintee5 | Canal Vintee5

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Lu, que maravilha saber que já conhecia um dos indicados e que pôde saber de tantos outros! Espero que tenha servido para que possa fazer ricas releituras e conhecer novos meios inspiradores. A maior delícia é poder observar divergentes opiniões e abrir alas para diversos conhecimentos e acréscimos que um cantinho dá para o outro, ainda que indiretamente e ainda que as análises acabem por não ser tão aprofundadas, não é? Espero demais que cada canal faça sua parte para ampliar suas formas de autoconhecimento, curiosidades e afins, viu? E que possa prosseguir refletindo neste nosso cantinho e emitindo assim suas sensações e visões, porque é sempre fundamental! Um super beijo.

      Excluir
  6. Que dicas legais, Vanessa!
    Adorei os canais, ajuda até na hora de estudar bem alguma obra!
    Vu seguir muito deles!
    Beijos

    http://www.utilidadebobagem.com/
    Siga o insta do blog: @blogueb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! O mais bacana são as curiosidades incríveis que vários trazem e a possibilidade de agregarmos diversas opiniões e formas de elaborações para compararmos e analisarmos mais afundo em mesclagem com nossas visões sobre as obras, não é, Di? Espero demais que sirvam de meios para que possa fazer maravilhosas descobertas e para que abra portas reflexivas e de inspirações diversificadas, assim como é a intenção aqui a cada palavra e análise mais aprofundada emitida. Obrigada por compartilhar suas sensações e trazer ainda mais sentido a esses fatores. Um super beijo!

      Excluir
  7. ameiii as dicas vanessa!!
    Quero tirar um tempo pra ver todos!


    beijos

    lorereis.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que delícia é ler isso, Lo! Espero que possa ir mergulhando em cada um, porque são super válidos e diferenciados, causando assim, de um para o outro, diversos acréscimos. O mais bacana são as curiosidades incríveis que vários trazem e a possibilidade de agregarmos diversas opiniões e formas de elaborações para compararmos e analisarmos mais afundo em mesclagem com nossas visões sobre as obras. Que cada um possa agregar em incríveis portas para descobertas diversas e meios de inspirações, viu? Um super beijo!

      Excluir
  8. Brunt, amei todos!! Só conhecia o Cabine. Amo suas analises todas, principalmente de filmes, clipes e letras, mas é sempre incrivel receber suas indicações assim tambem. Adorei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que delícia sentir esse carinho tão lindo, In! Obrigada por trazer mais sentido para o nosso cantinho! Espero demais que cada indicado possa abrir portas para incríveis descobertas e novos meios de inspirações, reflexões e afins, ampliando sua produtividade e visões críticas diversas, viu? Um super beijo!

      Excluir
  9. Onde eu estava que não seguia ainda o da Veronica e o Respira, Marina?
    Vou resolver isso agorinha mesmo...
    E eu sou LOUCA no canal da Iara. Acho que ela tem cuidado nas suas colocações, mesmo sendo sempre bem sincera. Além de ter um estilo literário que se assemelha ao meu!

    Adorei as dicas, Van!

    =*
    Mani Piñeiro
    @Blog_ManiPineiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São meios deliciosos de ampliar visões, as nossas caixinhas de curiosidades que viram imensas reflexões e inspirações a mais, não é, Ma? Ai, fico super alegre por saber que já acompanhava um tão bacana e que pôde conhecer diversos outros super maravilhosos, com particularidades incríveis que acrescentam umas as outras. Conheci o da Iara a pouco tempo e estou adorando várias das colocações dela! Espero demais que cada indicado possa abrir alas para suas produtividades e críticas, assim como as reflexões sempre emitidas aqui no nosso cantinho pretendem, viu? Um super beijo!

      Excluir
  10. ahhh que delícia essas indicações Vanessa! foram todas novidade para mim ;) não conhecia nenhum deles! bom, algumas pessoas eu ja conhecia de nome, a Feltrin por exemplo, mas não fazia ideia do canal. vou conhecer :D Ja fomos legais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que delícia saber que pôde conhecer tantos novos meios deliciosos para mergulhar em curiosidades, indicações e certas reflexões a mais. Espero demais que cada um abra, de maneira singular, portas para suas inspirações e produtividades, gerando descobertas grandiosas, viu? O da Feltrin é o meu favoritão. Recomendo muitíssimo, após o dela, o da Verônica! Espero que possa adorar. Um super beijo!

      Excluir
  11. Eu não costumo ver canais literários acredita? kkk mas vou passa a assistir !

    Beijão <3

    Blog: www.seteprimaveras.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gab, é uma delícia mergulhar em meios que nos indicam obras maravilhosas e ainda trazem dicas e discussões de temáticas incríveis em outras formas de leitura, como sobre filmes, séries, entre outros. Então espero que possa navegar nos indicados e receber diversas inspirações através das descobertas, viu? Fico super alegre por saber que pôde conhecer tantos canais super bacanas da temática por aqui. Um super beijo!

      Excluir
  12. Oi Van! Só conhecia mesmo o canal da Pam (sou da época que ela tinha começado o blog dela, que ela nem tem mais!) e o da Paola! Os outros vou dar uma chance! Obrigada pelas dicas :)

    Um beijo! ♥
    www.daniquedisse.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, acho ambos super bacanas, Dani! Não sabia do blog da Pam, iria adorar ter acompanhado na época. É uma delícia saber que já conhecia dois tão interessantes. Recomendo, principalmente, o da Feltrin e da Verônica. Acho que você irá adorar. As discussões são super diferenciadas e com aprofundamentos de destaque. Obrigada a você por sempre trazer suas sensações e visões com tamanha boa energia, ampliando os sentidos deste nosso cantinho! Um super beijo!

      Excluir
  13. Você e seus posts maravilhosoooos!
    Favoritando mais um, já que eu só conhecia o Canal da Pam, acho ela tão incrível e aquelas estantes de livros dela é um sonho!
    Com toda certeza, assim que tiver um tempinho, vou visitar todos os que você indicou, pode ter certeza <3

    Beijos,
    rodoviadezenove.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lo! Que delícia receber esse carinho tão lindo de sentir e retribuir! Obrigada por sempre acrescentar os sentidos deste nosso cantinho. O canal da Pam é super bacana! Adorei saber que já mergulhava por ele. Creio que irá adorar o da Paola também, viu? E super indico que possa começar pelos da Feltrin e da Verônica, que considero os mais aprofundados e repletos de originalidades maravilhosas. Tomara que cada um possa gerar descobertas incríveis que desencadeiem em diversas inspirações. Um super beijo!

      Excluir
  14. Esse post me fez perceber que eu nunca segui canais literários. Eu tenho um pouco de aversão a resenhas (até com filmes), porque muitas vezes eu acho que tiram totalmente a graça da surpresa daquele desconhecido, sabe?

    Eu preferiria assistir sobre livros que já li e amei, como eu fiz nos seus links com Os miseráveis e O retrato de Dorian Grey.

    Confesso que nunca havia visto um post tão grande. Beijos!
    Chiquereza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nah! Que delícia por saber que pôde conhecer tantas indicações que são novidades como meios para abrir portas para descobertas e inspirações a mais. O mais bacanas dos canais é que eles tomam cuidado com spoilers, e quando dão, avisam! Servem para nos trazer indicações super bacana de leituras e para que possamos aprofundar certas visões dos que já conhecemos/lemos. Então, obviamente, você pode acabar encontrando curiosidade super bacanas também sobre os que já conhecia. E, além de tudo, os canais costumam ter dicas e discussões não só sobre um livro específico, mas sobre vida de leitor e escritor e afins. É tudo um recheado de opções, não tendo somente as resenhas de livros e nem somente os que você não conhece (mas, ainda assim, cabem como indicações para que possa atiçar a ideia de conhecer). Espero que possa navegar por vários e ampliar essas visões com surpresas interessantes, viu? E espero ver mais das suas opiniões por aqui! Sempre aqui a ideia é refletir e aprofundar, com, às vezes, indicações assim, que abrem portas para reflexões. Então alguns posts acabam sendo mais extensos mesmo, rs. Um super beijo!

      Excluir
  15. Quantas indicações incríveis. Confesso que não conhecia nenhum deles, tentei ver pelo rosto, pelo nome, mas não conhecia. Mas vou tentar visitar cada um deles

    http://www.agindodiferente.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Dani, que alegria imensa é sempre receber as suas visões e sensações por aqui, ampliando os sentidos deste nosso cantinho! É uma delícia saber que pôde conhecer tantos novos meios para agregar descobertas e inspirações diversas. Espero demais que cada um possa contribuir para além das suas leituras, mas já trazendo reflexões diversas diante de cada indicação, viu? Um super beijo!

      Excluir
  16. Adoro canais literários e confesso que não conhecia nenhum desses. Mas obrigada pelas indicações ♥ Aparentemente agora vou ver um atrás do outro hahah Adorei principalmente esse da Tati que tem análises dos livros que normalmente são cobrados nos vestibulares! Tô precisando ahaha

    Beijão,
    Blog Ó, tô em dúvida...


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que alegria imensa por saber que pôde conhecer tantos novos cantinhos para inspirações e reflexões diversas! Espero que cada um possa agregar em descobertas incessantes, viu? O da Tati é o meu favoritão, junto com o da Verônica. Ambos trazem análises mais aprofundadas, curiosidades super bacanas e discussões diversas das temáticas das obras, não somente prendendo a temática à sinopses. São os que mais recomendo! E é uma delícia saber que já adorou um deles. Oba! Espero ver mais das suas visões por aqui, viu? Um super beijo!

      Excluir
  17. Nossa, eu nao conhecia nenhum!
    Adorei as dicas de canais literários!
    beijinhos, Rê
    https://blogsonhosdeverao.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Que alegria imensa por ler isso, Rê. É maravilhoso saber que pôde conhecer tantos novos meios para inspirações diversas em descobertas super bacanas. Espero demais que cada canal possa gerar reflexões e discussões diversas a cada vídeo, para além dos livros indicados, viu? Que possamos ler ainda mais entrelinhas e captar ainda curiosidades que virem análises mais densas. Um super beijo!

      Excluir
  18. Oi...encontrei seu blog através de um grupo no face então vom aqui conferir.
    Apesar de não ser uma desbravadora de livros, gostei do conteúdo e principalmente da frase do dia.
    Você escreve muito bem. Parabéns!
    Vem fazer uma visitinha no meu blog!
    Beijinhos
    Blog|Fanpage|Instagram|Youtube|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Jana, que alegria gigantesca por receber esse carinho lindo! Espero que as indicações possam aguçar suas reflexões diversas e abrir alas para mais leituras incríveis, viu? Obrigada por mergulhar neste tão nosso cantinho e compartilhar as suas sensações. Essa conexão de corações e mentes é o que faz cada partilha ter sentido. Espero ver mais de você por aqui! Um super beijo!

      Excluir
  19. Acredita que eu estava com o Youtube aberto procurando alguma coisa para assistir hehehehe
    Adorei as sugestões e já estou vendo todos :)
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Que delícia ler isso, Ca! Espero demais que cada um possa agregar de maneiras particulares nas suas inspirações e reflexões, viu? As obras que selecionei para a postagem são algumas das que mais indico, e o bacana é que os canais não abordam somente resenhas, então podemos navegar em diversas temáticas e dicas. Tomara que possa encontrar meios incríveis de maior autoconhecimento através dos pitacos. Um super beijo!

      Excluir
  20. Vitor Martins <3 é o canal que tenho mais assistido.
    Esse canal da Iara é a coisa mais linda também <3

    Blog.
    Facebook.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Que alegria saber que já conhecia alguns dos maravilhosos e espero que possa ter tido a oportunidade de conhecer diversos outros incríveis! São super bacanas e tão singulares, não é? Tratam de discussões diversas, dicas diversas, e resenham de maneiras distintas que podem se complementar maravilhosamente. Esse é o ponto mais legal da diversidade dos canais citados. Que cada um possa contribuir para as suas inspirações, viu? Um super beijo!

      Excluir
  21. Que demais, já conhecia muitos citados na lista, adoro canais literários!
    Mil beijos, www.simvini.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! É uma alegria imensa saber que pôde reforçar releituras sobre os indicados e conhecer alguns novos, Vini! Espero demais que os indicados tenham aberto alas para novas descobertas para além das obras que resenham e indicam, mas também para reflexões e dicas diversas que aumentem a produtividade, viu? Um super beijo!

      Excluir
  22. Olá!!!
    Amo o canal da Paola. Acompanho sempre.
    Ela além de linda se expressa muito bem.
    Amei esse post <3
    Beijos.


    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, xará! Que lindeza! Fico super alegre por saber que já acompanha algum tão incrível. A Paola é maravilhosa mesmo. Tem opiniões aprofundadas, sabe as ratificar sem ser redundante e massante e tem um carisma lindo, não é? Espero que possa ter conhecido alguns outros que são diferenciados e podem trazer complementos reflexivos maravilhosos, viu? Um super beijo!

      Excluir
  23. Aaaah eu não conhecia nenhum canal literário. Adorei essas dicas <3 mtooo bons
    Ótimas dicas.
    bjuxxx
    www.taayvargas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! É maravilhoso saber que pôde conhecer tantos novos meios para descobertas, inspirações e reflexões diversas, Tay. Espero demais que cada dica, resenha e discussão dos indicados, possa abrir alas para meios de autoconhecimento e produtividade a mais para você, viu? Um super beijo!

      Excluir
  24. amei os canais!

    www.amoreoutroscliches.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Que delícia ler isso, Bru! Espero demais que cada um possa agregar ideias e meios de produtividade incríveis, de maneiras particulares, nas suas inspirações e reflexões, viu? Um super beijo!

      Excluir
  25. Não acompanho nem conheço muitos canais literários, mas gosto muito do Leia Antes de Morrer e da Ju, do Nuvem Literária :D

    Um beijo,
    Quase Mineira | FB do blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São ambos maravilhosos e super repletos de singularidades que se mesclam e causam incríveis acréscimos, não é, Ste? Espero que possa ter mergulhado um pouco também nos demais indicados, que tem seus diferenciais e dicas que vão além das resenhas. Acho que você iria adorar o Cabine Literária e os 3 últimos, pelo que citou. Um super beijo!

      Excluir
  26. Guria, não sou muito fã de resenhas de livros em vídeo, acredita? Prefiro ler as resenhas que ouvir assim hehe :) mas achei bacanas as indicações, claro


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ler resenhas, fazendo o nosso tempo, o nosso ritmo, à nossa maneira, é uma delícia também, Thay! Mas o bacana dos canais é que eles não abordam somente resenhas dos livros, mas também dicas diversas sobre vida de leitor e escritor, emitindo conselhos para aumento da produtividade das leituras e escritas, além de debates sobre temáticas extras (que podem surgir de temas de alguns livros, que ficam como indicações em meio às teses) e diversos outros pontos, como até indicações de séries e filmes. Então a variedade é imensa, nos incluindo em meios diversos de leituras e reflexões. Dá para mergulhar então, mesmo que ler resenhas seja a forma favorita, não é? Rs. Um super beijo!

      Excluir
  27. UFA, quantas indicações bacanas Vanessa! Eu tenho o mesmo hábito para livros e filmes: não gosto de saber NADA sobre eles antes de ler/assistir. Por isso mesmo não tenho costume de acompanhar canais literários ~ até porque, a maioria tenta não dar spoilers, mas é MUITO difícil falar sobre uma obra e não revelar algo importante (ou alguma expectativa que foi atendida ou frustrada).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mila, com certeza é complicado não dar sequer um tantinho de direção sobre a obra, e às vezes aquele "tantinho" pode ser o que mais teria impacto na nossa leitura, não é? Às vezes não ler a sinopse de um filme nos ajuda a enxergar muito mais dele, e o mesmo ocorre com livros. Compreendo perfeitamente. Porém, o mais bacana é que, como falei para a Thay, acima: Ler resenhas, fazendo o nosso tempo, o nosso ritmo, à nossa maneira, é uma delícia também. Mas os canais não abordam somente resenhas dos livros, mas também dicas diversas sobre vida de leitor e escritor, emitindo conselhos para aumento da produtividade das leituras e escritas, além de debates sobre temáticas extras (que podem surgir de temas de alguns livros, que ficam como indicações em meio às teses) e diversos outros pontos, como até indicações de séries e filmes. Então a variedade é imensa, nos incluindo em meios diversos de leituras e reflexões. Então dá para mergulhar e ter muitos proveitos, além de ficar ciente de títulos a mais que podem ser incríveis, não é? Um super beijo!

      Excluir
  28. eu amo literatura, mas vejo poucos canais, acho que desses so conheço o primeiro , da TAti, com certeza já vou conhecer os proximos tbm

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Que delícia por saber que pôde mergulhar em diversos novos meios de inspirações e reflexões diversas, Lí. O mais bacana é que eles são super diferenciados, tanto na forma de fazer as resenhas, quanto nos conteúdos que vão para além delas. Espero que possa aglomerar muitas indicações de obras e teses que possam navegar em outras temáticas, viu? Um super beijo!

      Excluir
  29. Desses eu só conhecia o Cabine Literária por causa da bienal mesmo, porque eu estava um dia lá na bienal que acho que eles fizeram encontro. Já vi uns da Mariana Gastal também e do Nuvem Literária, mas esses dois eu só vi alguns vídeos, não acompanho, sabe? Porque eu sou mais de ver vídeos com conteúdo de beleza do que os de conteúdo literário, só vejo os de literatura quando to em dúvida se compro o livro ou não, ou quando acabo de ler um livro e quero saber o que as pessoas que leram ele também acharam, se acharam a mesma coisa que eu e tal, hahaha! Então, é capaz deu já ter parado em algum desses canais sem nem saber.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma delícia maior ler resenhas depois que já conferimos a obra mesmo, Thami. Pode nos clarificar algo que gere releitura e/ou ampliar visões já tidas (e afins), porém o ponto mais bacana de tudo isso, como já citei aqui para a Thay e a Mila (acima), é que os canais indicados vão para muito além das resenhas e indicações secas de livros específicos. Eles abordam também dicas diversas sobre vida de leitor e escritor, emitindo conselhos para aumento da produtividade das leituras e escritas, além de debates sobre temáticas extras (que podem surgir de temas de alguns livros, que ficam como indicações em meio às teses) e diversos outros pontos, como até indicações de séries e filmes. Então a variedade é imensa, nos incluindo em meios diversos de leituras e reflexões, além de livros. Então dá para mergulhar e ter muitos proveitos, além de ficar ciente de títulos a mais que podem ser incríveis, não é? Um super beijo!

      Excluir
  30. O Vitor Martins é amigo do meu namorado hahahaha, ele trabalha em uma empresa de design de games hahaha.
    Já conhecia o casal dele, ele é super engraçado UHHAIEUA acho que porque o conheço pessoalmente.

    Beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delícia ler isso e saber que, além de conhecer um canal bacana, troca ideias com uma mente que emite tantas indicações maravilhosas. Eu pegaria livros emprestados eternamente, rs. Ele é bem objetivo nos vídeos, mas sabe nos deixar com o gosto desenfreado de buscar as leituras, não é? Espero demais também que possa ter mergulhado nos outros tantos canais, que são super diferenciados entre si, tanto nas formas de fazer as resenhas, como nas temáticas que circundam para além delas. E que seus meios de produtividade, inspirações e reflexões possam ser ainda mais aguçados pelas vertentes variadas de cada indicado, viu, Bá? Um super beijo!

      Excluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Obrigada por chegar até aqui para deixar a sua opinião. É fundamental para mim. O que dá sentido com ratificação para cada reflexão entre análises, dicas, informações e sentimentos aqui escritos são essas nossas trocas evolutivas de sensações e pitacos.

Não esqueça de acompanhar frases e outras indicações também pelo Instagram e de clicar em "notifique-me" abaixo do seu comentário para receber por e-mail a resposta dada.

Posts Recentes Mais Posts

MAIS DICAS: @VANESSABRUNT



Direitos Autorais

Todos os escritos aqui postados são de autoria da escritora, poetisa, jornalista e blogueira Vanessa Brunt. As crônicas, frases, poesias, análises e os demais diversos escritos, totais ou em fragmentos, podem ser compartilhados em quaisquer locais e sites (quando não para fins lucrativos: criação de produtos para vendas, entre outros), contanto que haja o devido direcionamento dos direitos autorais. Ademais, as imagens utilizadas no blog para as postagens não são, em sua maioria, feitas pela autora. Portanto, para qualquer problema envolvendo os créditos das fotos, basta entrar em contato e o caso será resolvido prontamente.