7 CANAIS DO YOUTUBE QUE ABORDAM CURIOSIDADES SOBRE FILMES E SÉRIES

quinta-feira, outubro 22, 2015


Quem nunca assistiu a um vídeo sobre curiosidades? Quem nunca procurou por uma lista que abordasse detalhes mais aprofundados sobre alguma obra do cinema ou da TV? Para os cinéfilos de plantão (como eu) e os apaixonados por séries, não basta apenas compreender e interpretar a arte, não é suficiente captar as metáforas e mensagens em apenas um momento. Queremos e adoramos sempre mais! Qualquer ideologia é bem-vinda, ainda que não traga tamanhas adições aos entendimentos. Afinal, a descoberta de uma minúcia pode causar um acréscimo imenso em uma leitura (que é o que séries e filmes não deixam de ser). Por isso, separei para vocês 7 canais do Youtube que aderem discussões sobre a nossa amada temática. 


Com os apresentadores/vlogueiros Bruno Bock e Rolandinho, o canal Pipocando engloba críticas e curiosidades maravilhosas sobre filmes e séries (também agregando, por vezes, games). Todo esse trabalho é realizado mantendo um clima divertido e descontraído, que fica nítido nos vídeos, sem causar o abandono dos pontos ponderosos que devem ser citados. O projeto do Pipocando é realizado na Blues, agência e produtora de conteúdo na qual Bruno é diretor e sócio e Rolandinho diretor de criação. Lá, a equipe do canal, composta hoje por mais de 10 funcionários e colaboradores, trabalha diariamente na gravação, edição, produção dos roteiros e pesquisa para o projeto.


O Omelete é um dos maiores sites de cultura pop do Brasil, referência desde 2000! Cinema, música, quadrinhos, séries de TV, games e literatura são as categorias que o vlog da marca (assim como o blog) circundam. Novidades, explicações e teorias sobre filmes e séries, opiniões e curiosidades são basicamente constantes. 


O Tiago Belotti é crítico e diretor de cinema, e criou o Meus 2 Centavos, procurando lançar um mínimo de 2 vídeos por semana, para dar um foco primordial à sétima arte. Nos vídeos você encontrará críticas de filmes, Top 10, TAGS, vídeos didáticos sobre movimentos cinematográficos e alguns adendos esporádicos como unboxings e vídeos "descarrego style". Ocasionalmente temas sobre livros, games e séries também são atingidos.


No Luz Câmera Ação, o Bruno Bebianno, que é ator, fala sobre o mundo pop, as novidades e curiosidades do cinema e das séries, as melhores edições de DVDs, Blu-rays, trilhas sonoras, games, livros, quadrinhos, dicas (Top 10) e mais! Com vídeos novos em todas as terças e sextas, com quadros como o "Vale ou não vale" e o "Mestres da dublagem", o canal torna-se diversificado, ainda que imerso em focos de temáticas similares.


Elegante é um canal focado em entretenimento, com seu maior núcleo centrado em filmes e séries. No entanto, sempre aberto a novos conteúdos e ideias. "Entenda o filme (ou a série)" – que é a parte voltada para explicações de obras sobre as quais muitas teorias giram em torno –, "Crítica" e "A história do personagem" são os principais quadros apresentados.

Bryan Ruffo, que é ator, fez a série "Morando Sozinho", os filmes "Tim Maia" e "Loucas pra Casar", e é também roteirista, criou o Filme da Hora, graças a sua paixão pelo universo cinematográfico e comentários dos amigos em relação as suas boas críticas. Natalia Milano, que também aparece no canal, é roteirista e diretora, formada em Cinema e como Atriz. No canal eles têm o Top 10 (como o Top 10 de Comédias Românticas, visto acima), críticas, indicações ímpares ou diversas em um só vídeo e muitos outros enfoques que permeiam dicas de filmes. O canal passou recentemente a incluir também indicações de séries.


Gabriel Gaspar comenta o filme na saída do cinema. Uma análise sucinta (com tentativa de não dar spoilers) no calor do momento. O bacana é que dá para reparar logo na abertura dos vídeos qual o grau de gosto dele pela obra que acabou de ver. Ele faz críticas também no canal Pipocando. De todos os da lista, o Acabou de Acabar é o que menos recomendo, porque acaba sendo bastante raso, e isso não ocorre somente pelo tempo de duração, mas pelo fato do apresentador não ter o costume de "tocar no fundo dos poços", ou seja, de captar e emitir um pouco mais de analogias e metáforas dos filmes. Geralmente, a abordagem gira em torno de tudo o que você já iria reparar ao assistir, da superfície. Porém, para quem tem dúvidas do que irá contemplar, é bacana: pode servir como um direcionamento.


O nome já diz tudo! Ele é super conhecido e inclui muitas outras categorias, todas voltadas para elementos possivelmente nostálgicos. E, ainda que como um extra, não poderia faltar na lista! Já que apesar de músicas e games serem alguns dos pontos levantados, os filmes, as séries e programas de TV (aglomerando teorias e itens pouco conhecidos) não faltam no canal do Felipe Castanhari (mesmo que não tendo dias exatos para serem mencionados), principalmente na parte das Curiosidades Nostálgicas. Então é só sincronizar as memórias e preparar o coração para muita saudade e descoberta.  

Observações: Os vídeos acima não foram escolhidos por serem os que considero os melhores dos respectivos canais, e sim apenas por darem uma noção dos métodos de cada veículo (existem outras edições de cada um com mais ou com menos tempo). E não foram colocados, na seleção, vídeos sobre séries (apesar de, praticamente, todos os canais citados as terem inclusas: então é só navegar nos tais e procurar pela que deseja), porque, em geral, eles retratam tópicos que têm relação com teorias ou particularidades que podem ser grandes spoilers para quem ainda não assistiu. Logo, vê-los acaba sendo mais válido para quem já acompanha alguma das séries e quer aprofundar teses ou saber preciosidades que estão "por trás" da construção das estórias e novidades que pode ainda não ter conhecimento. Lembrando que existem muitos canais que falam sobre séries específicas, então é fácil de encontrar ainda mais vídeos sobre a sua favorita. 

Um dos canais indicados, por exemplo, para quem acompanha Game Of Thrones, é o da Carol Moreira.

Claro que não precisamos concordar com todas as falas dos vídeos e que superficialidades ocorrem em alguns, mas nada disso anula a graça e a forma interessante de tantos outros trabalhos desses canais. E você, conhece e gosta de mais algum canal do Youtube que agrega curiosidades ou outros fatores sobre filmes e séries? Então conta aqui nos comentários! E se desejar conferir a minha lista de filmes favoritos, basta clicar aqui.

LEIA TAMBÉM:

8 COMENTÁRIOS

  1. Bem massa! Conhecia poucos desses, gostei do que vi de todos. O blog é show e suas analises sao excelentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico imensamente grata e feliz por saber que acompanha o meu (nosso) cantinho e que o aprecia assim, João! Maravilhoso ler que pôde ter conhecimento de novos canais através da postagem. Espero que possa os aproveitar bastante. Obrigada por emitir o seu comentário e continue sempre indicando suas opiniões!

      Excluir
  2. Eu que só conhecia o nostalgia e sabia que conhecia demais. Gente! Que f*** esse pipocando!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu que só conhecia o nostalgia e sabia que conhecia demais. Gente! Que f*** esse pipocando!!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu amo o Canal Nostalgia! (((sério))). E o Castanhari mais ainda AUHEUA, humildade e simpátia ♥ Já conhecia o Pipocando e o Omeleteve, fiquei bem interessada nesse Filme da Hora, darei uma olhadinha depois ;)

    Beijos, quebrarosilencio.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto demais do canal do Castanhari! Rs. Além de muitas nostalgias, nos traz informações muito bacanas e também recentes. Que maravilha saber que já conhecia alguns deles, Manda. Espero que goste dos outros que vai visitar. Todos têm suas particularidades super interessantes. Conta aqui depois o que achou, viu? Um super beijo!

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. bom eu ti pensando em criar um canal para falar de filmes, series e quadrinhos, porem como posso colocar imagens e trechos de filmes sem dar problemas de direitos autoriais no meu canal nao sei como esses caras faz?

    ResponderExcluir

Obrigada por chegar até aqui para deixar a sua opinião. É fundamental para mim. O que dá sentido com ratificação para cada reflexão entre análises, dicas, informações e sentimentos aqui escritos são essas nossas trocas evolutivas de sensações e pitacos.

Não esqueça de acompanhar frases e outras indicações também pelo Instagram e de clicar em "notifique-me" abaixo do seu comentário para receber por e-mail a resposta dada.

Posts Recentes Mais Posts

MAIS DICAS: @VANESSABRUNT



Direitos Autorais

Todos os escritos aqui postados são de autoria da escritora, poetisa, jornalista e blogueira Vanessa Brunt. As crônicas, frases, poesias, análises e os demais diversos escritos, totais ou em fragmentos, podem ser compartilhados em quaisquer locais e sites (quando não para fins lucrativos: criação de produtos para vendas, entre outros), contanto que haja o devido direcionamento dos direitos autorais. Ademais, as imagens utilizadas no blog para as postagens não são, em sua maioria, feitas pela autora. Portanto, para qualquer problema envolvendo os créditos das fotos, basta entrar em contato e o caso será resolvido prontamente.