APLICATIVOS GRATUITOS PARA AJUDAR NA DECORAÇÃO

terça-feira, janeiro 05, 2016


Reorganizar a casa, comprar móveis novos e/ou pintá-la: tudo é uma delícia quando agregando às nossas competências imaginativas e quesitos repletos de significados intrínsecos. Mas nem sempre a peça que estava na loja fica tão bem (quanto cogitávamos) quando em conjunto com os detalhes da nossa residência ou, em alguns casos, a cor que vimos na revista não combina, quando visto de forma palpável, com o total do nosso ambiente.

O fato é que, quando o assunto é decoração, o necessário é encaixar a sua personalidade lembrando de um conjunto, das harmonias entre o que quer transmitir e enxergar, e quanto mais puder visualizar a ideia, melhor. Decorar é também ler mais de si. Então, se está pensando em dar aquela repaginada no seu cantinho e não sabe exatamente por onde começar, se está sem grana para contratar um profissional de design de interiores ou um arquiteto que dê suporte para as suas teses,eis aqui algumas soluções. Existem aplicativos gratuitos e de fáceis utilizações que poderão ajudar nessa tarefa, descomplicando as escolhas, as compras, poupando bastante tempo e abrindo muitas alas para que a imaginação possa ganhar ainda mais ares e novos grandes acréscimos, apoiando o autoconhecimento.


A Tok&Stok lançou o aplicativo Tok&Stok DecoRA, que usa realidade aumentada para visualização dos móveis. O aplicativo disponível para as plataformas iOS e Android, permite sobrepor móveis digitais 3D na imagem captada pela câmera do celular ou tablet. É só colocar o catálogo (que você pode adquirir nas lojas ou online) aberto com o marcador no local onde você deseja o móvel. Dessa maneira, é possível ver se os móveis têm a medida e o estilo da sua casa. Você pode também trocar a cor ou o tipo de acabamento dos produtos com um só toque – tudo isso em tempo real.


Para quem está com dúvidas em relação a que cor escolher para a pintura, a Coral possui alguns aplicativos que vão dar um suporte bacana na hora de decorar a sua casa. O mais completo é o Coral Visualizer, que ao mirar a câmera do aparelho para uma parede, faz com que você possa visualizar a cor pretendida (a partir da gama de cores produzida pela marca), e se for para apenas uma parte da parede, existe também a opção de selecionar até onde a tinta será aplicada. O aplicativo usa realidade aumentada para simular mudanças em seus ambientes. Além de dar os dados exatos de cada tonalidade, ajudando bastante, já que assim vai poupar aquele tempo de ficar horas olhando a cor na loja e imaginando como seria no seu espaço, sem ter uma noção real.

A Suvinil, outra marca de tintas que vende no Brasil, lançou um aplicativo semelhante aos das concorrentes, mas ao contrário de alguns (como o da Coral), não possui o visualizador. Uma das coisas bem legal do aplicativo é o "Encontre sua cor", uma funcionalidade que torna possível escolher o ambiente (ex: quarto), o perfil do usuário (ex: tranquilo/agitado) e o qual a sensação deseja passar com naquele espaço (ex: conforto). Ao escolher as opções, o aplicativo oferece os tons de cores que se encaixam nas descrições dadas. Isso é algo que dá um direcionamento ainda mais personalizado para a escolha da cor. Também é possível visualizar dicas e tutoriais de como fazer efeitos decorativos e como pintar melhor a parede. Além disso, o aplicativo ainda tem uma calculadora que serve para medir a quantidade necessária de tinta para o ambiente, evitando o desperdício de tinta e dinheiro.


Sabe quando você coloca um quadro, um espelho ou até mesmo uma prateleira na parede e acha que não está bem alinhado, mas não tem um prumo (objeto usado para verificar o nivelamento)? O iHandy Level (para iOS) e iHandy Nível (para Android), super ajudam! Não precisa se preocupar sobre se é complicado para utilizar, o aplicativo vem com um tutorial de como calibrar o funcionamento para usá-lo na horizontal, vertical ou deitado. Para arquitetos, engenheiros e designers de interiores é um instrumento diário, mas é de fácil utilização para qualquer pessoa.


Eleito pela CNN como "a Wikipédia do design de interior e exterior", a Houzz apresenta inúmeras formas que servem de inspirações para quem quer decorar uma residência completa ou somente um cômodo. São mais de 6 milhões de imagens em alta resolução, que podem ser salvas como favoritas e visualizadas depois, até mesmo off-line! O aplicativo ainda oferece dicas de produtos selecionados por especialistas e permite/facilita o seu contado com profissionais da sua região (infelizmente esta função não é muito útil por aqui, já que lá não tem lojas nacionais).


Diferente do Coral Visualizer, o Coral Projetos é um pouco mais profissional. Ele é mais indicado para quem elabora projetos de decoração, mas é muito útil para os amadores que querem pintar e redecorar os ambientes. O aplicativo permite escolher cores que tenham em fotografias, capturar imagens para torná-lo mais simples, realizar combinações de cores, organizar projetos e fazer anotações na tela.


Na decoração não é necessário somente criatividade, mas inspiração, que pode ser, inclusive, um primeiro grande passo para que crie suas próprias formas com mais base de ideias. Um bom aplicativo para quem busca isso é o Homestyler Interior Design, da AutoDesk. Com ele você pode tirar foto do ambiente que pretende decorar e colocar modelos tridimensionais na imagem, decorando o espaço virtualmente. Assim fica mais fácil fazer a escolha de quais móveis comprar, graças as combinações já feitas no aplicativo. Além disso, ele tem vários tutoriais, artigos sobre decoração e imagens para inspiração.

Importante lembrar: Existem muitos outros aplicativos nas lojas das plataformas (tanto Android como iOS), mas é importante ficar atento às explicações e alguns comentários. Muitos não servem para quem mora no Brasil, já que são marcas estrangeiras, e para adquiri-las é muito mais complicado. Além de tal ponto, alguns aplicativos de desenhos de plantas para reformas maiores não são indicados sem a ajuda de um profissional, já que causam risco de perfuração em alguma tubulação ou de danificar fiações.

Esta postagem foi feita com colaboração da estudante de arquitetura Leile Karolly. 

LEIA TAMBÉM:

34 COMENTÁRIOS

  1. Brunt, amo o fato de que até quando é algo de algum colaborador, voce vai e escreve tambem. Sendo tudo sempre seu ou com dedo seu por aqui. Adoreeeei as dicas! Nao conhecia quase nenhum dos aplicativos e estarei me mudando em breve, entao super vou indicar aos meus pais e usar sozinha tambem. Adoro o fato de que voce sempre nos lembra de encaixar personalidade e criatividade. Obrigada por sempre dar dicas e reflexões em tudo o que nos passa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, fico muitíssimo feliz por saber que os aplicativos vão ser tão úteis nesta fase para você! Espero que a mudança seja linda e repleta de inovações cabíveis na sua essência ganhando exteriores, viu? Fico ainda mais alegre por saber que tanto aprecia os toques e aprofundamentos dados neste cantinho que é tão meu quanto seu! Encaixar sentidos à nossa volta é fundamental, não é? E eles devem sair de dentro para terem cargas reais. Então, espero que essa nova (re)leitura de si possa incrível! Um super beijo!

      Excluir
  2. Que legal!
    N~~ao sabia que existia app pra isso. Fiquei super curiosa pra conhecer! :)
    Um beijo!

    www.impulsofeminino.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thai, eles são ótimos! Realmente ajudam para que a imaginação possa ganhar ainda mais ares e novos acréscimos. Então espero que possa experimentar e adorar. Não custa nada, literalmente, então é uma maravilha de pontos super positivos, não é? Adorei receber a sua opinião por aqui! Espero ver mais delas, viu? Um super beijo!

      Excluir
  3. Adorei as dicas, sou apaixonada por decor, esses aplicativos vão ajudar muito *_*
    Bjos

    Papo Garota
    YouTube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que alegria por ler seu comentário! Espero que possa ampliar a imaginação ainda mais com o suporte deles, viu? Dá para experimentar um mundão de coisas e trocar sem danos no ambiente. Espero também ver mais opiniões suas por aqui. Um super beijo!

      Excluir
  4. Adorei as dicas, estou para mudar de casa, vai me ajudar muito!
    Beijão
    thatacoelho.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! É uma imensa alegria saber que essas indicações chegaram em uma hora tão necessária para você, Thai! Espero que eles ajudem para que solte ainda mais o "criar" da sua mente e coração, colocando para o exterior um punhado de significados internos que deseja. Estou torcendo para que fique tudo lindo e que dê muito certo! Um super beijo!

      Excluir
  5. APOSTOOOOOOO QUE QUEM ESCREVEU A INTRODUÇÃO TODA FOI VOCE!! KKKKKKKKK essas reflexões da decoração e do autoconhecimento só podem ser suas, ne Brunt? Voce nos bota pra refletir ate em postagem de dicas mais simples. Adorei! E adorei as dicas todas! Ja vou baixar todos os apps.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A introdução foi toda minha sim, Maria, rs. Fico muito feliz por saber que aprecia assim as reflexões que sempre tento trazer, mesmo quando são das mais básicas/simples, como as dessa postagem. Muito obrigada por esse carinho lindo! E fico super feliz também por saber que gostou das dicas e que vai utilizar os aplicativos. São ótimos! Espero que goste, viu? Um super beijo!

      Excluir
  6. Menina, que ótima dica! o/
    Estou preste a começar a decorar minha casa nova, já vai ser uma baita ajuda esses aplicativos haha

    Adorei seu cantinho. Grande beijo!
    http://annacaarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Fico muitíssimo alegre por saber que a lista veio em uma hora tão propícia, Ca! Eles são maravilhosos para que possa testar diversas ideias e, assim, criar ainda mais conjunções. Espero que adore e que sejam muito úteis mesmo. E, principalmente, espero que fique tudo da forma mais satisfatória e incrível para você na sua casa nova. Sucesso! E desejo ver mais opiniões suas por aqui, viu? Um super beijo!

      Excluir
  7. Brunt, sua diva maravilhosa! Ameeeeei todos os apps que indicou. Suas dicas, reflexoes, analises... Tudo incrivel e voce coloca REFLEXAO EM TUDO! Sua poesia sempre aparece, ate nas dicas, como essas. Amei a frase que disse de decoracao como leitura do interior. Voce é maravilhosaaaa! (E sim eu vi que teve uma colaboradora nessa postagem, mas sei q essas mensagens sempre sao suas kkkkkk). Amo seu blog e suas poesias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Ni, fico tão feliz por ler esse comentário! A ideia aqui é sempre trazer acréscimos mais reflexivos para que possamos evoluir juntos, aprofundar juntos e abrir alas juntos, do interior para o exterior. Adorei saber que apreciou até essas reflexões mais simples, como as que incrementei na postagem. Maravilhosa é você, por trazer energias tão positivas assim! Só tenho agradecimentos para emitir para você, e o lembrete de que este cantinho é super seu também! Fico tão feliz por saber que acompanha, além de tudo, os meus sentimentos escritos. Os compartilho para que possamos unir corações e lições ainda mais. Muito obrigada por trazer tanta alegria! Um super beijo!

      Excluir
  8. Acabei de encontrar o blog por um comentário. Amei o "Sem Quases". Uma das coisas que mais me irrita (aprendendo a superar) é o Talvez. Bom, além do título, estou fuçando cada pedacinho. Adorei as dicas de decoração e também a maneira como você se posiciona em cada post. É realmente rica em cada detalhe. Como é legal achar um blog que a gente se identifica. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Pati, que alegria imensa por ler esse seu comentário! A ideia aqui é, justamente, aprofundar tudo, acrescendo reflexões e intensidades, mesmo quando em postagens de dicas. Este cantinho é seu, é nosso, para que possamos evoluir dando as mãos, lembrando que estamos sozinhos para estarmos juntos. Adorei saber que gostou das dicas, viu? Espero que elas possam ser muito úteis. E a alegria que fica em mim por observar a sua identificação com o Sem Quases é imensa! Espero que continue acompanhando e emitindo muitas e muitas das suas opiniões. É isso o que dá sentido a todas essas partilhas, a cada análise, sentimento e pensamento que trago. Um super beijo!

      Excluir
  9. Eu só conhecia o da Coral, mas achei os de decoração muito interessante. Já anotei para usar no meu apto novo <3

    bjs

    www.tpmbasica.com.br
    youtube.com/tpmbasica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Que alegria por saber que pôde conhecer novos utilitários para a temática através da postagem, Sil! Espero que goste dos que anotou e adorei saber que vai poder incrementar assim detalhes criativos no seu novo apartamento. Que fique tudo lindo e ainda mais com a sua face interior! Um super beijo e espero ver mais opiniões suas por aqui!

      Excluir
  10. Ameeeeeei! Que legal! Minha mãe está reformando a casa e eu precisava mesmo de inspirções para decoração do meu novo quarto. Obrigada pelas dicas! <3
    http://www.lysiaribeiro.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Que alegria imensa por saber que a lista veio em um momento tão útil para você, Ly! Espero que os aplicativos possam ajudar a dar impulsos para que o exterior fique ainda mais com detalhes do seu interior, viu? Espero que o seu quarto fique lindo e dizendo muito da sua personalidade e de detalhes significativos para você. Eu que agradeço por vir aqui trazer essa alegria! Espero que possa continuar acompanhando mais das reflexões, análises, dicas e demais fatores por aqui, viu? Um super beijo!

      Excluir
  11. São ótimos apps, eu já conhecia o da coral, mas ainda não quis porque gosto mais das cores da suvinil, rs.
    Eu amei o da Tok&Stock pra decorar, acho que vou instalar pra ver qualquer dia desses.
    Beijos!

    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pam! Fico muito feliz por saber que gostou, viu? O da Tok&Stok é maravilhoso mesmo! As cores da Suvinil são lindas, não é? Mas o aplicativo da Coral ajuda a ter noções básicas do que quer criar, então pode ser um suporte ótimo mesmo se não utilizar exatamente as tonalidades da marca. Espero que goste dos que passar a utilizar! Que eles possam dar suporte para que mande para pontos exteriores, mais de si. E espero também ver mais opiniões suas por aqui, viu? Um super beijo!

      Excluir
  12. Já conhecia alguns desses apps :)
    Gostei do post!
    bjoka http://diadebrilho.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Fico feliz, quase xará! Rs. Eles são ótimos, não é? Adorei saber que descobriu novos também através do post. Espero que possam ser úteis para que solte ainda mais sua imaginação e personalidade ao fazer algo em relação a decorações. Um super beijo!

      Excluir
  13. Oi!

    Gosto mais de ver as pessoas decorando do que decorar eu mesma! haha
    Acho que não tenho tanto talento pra isso. :/
    Mas achei legal os aplicativos!

    Beijo

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rai! É uma alegria imensa saber que gostou e receber o seu comentário! Os aplicativos ajudam para que possa ter noções maiores em relação ao que deseja criar, abrindo novas portas para que solte a imaginação ainda mais! Você pode contratar alguém para ajudar você nas decorações, pode contratar, por exemplo, um pintor para fazer a pintura ou alguém que instale determinado item. Mas o ponto básico da postagem é lembrar que, independente de quem ponha em prática a ideia, a imaginação/criação em relação àquilo, deve ser primeiro sua, entende? Se o cantinho for seu, a maior graça é poder levar para o exterior dele o que há dentro de você, da sua personalidade, gostos e afins, de detalhes que tenham fortes significados em relação ao que acredita, ao que viveu, ao que aprecia. Então, os aplicativos citados ajudam para que teste diversas das suas ideias e vá observando quais delas mais tem a ver com você, mais afundo. Na hora de colocar em prática mesmo, você poderia contar com outro alguém. Enfim, espero que tenha captado e que possa criar ainda mais detalhes, imaginando-os. Um super beijo e espero também que possa continuar acompanhando e emitindo mais das suas opiniões, viu?

      Excluir
  14. Caraca que demaiiis, não sabia da existência desses aplicativosssss *---*. EU AMO DECORAÇÃO, só falta dinheiro hahahaha

    Beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles são incríveis, Bá! Adorei saber que gostou! O bacana é que mesmo sem realmente começar alguma reforma/redecoração agora, dá para usar cada um para ir imaginando fatores, anotando, e ir experimentando criações na mente até um dia colocar diversas em prática. Então é tudo válido mesmo sem o dimdim aparecendo por enquanto, viu? Rs. Um super beijo!

      Excluir
  15. nossa que bacana!! eu nao conhecia nenhum app desse estilo, achei maravilhoso e bem pratico!!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma delícia poder usar a tecnologia para acrescer nossas ideias, nossas teses, nossos gostos, não é, Lí? O mais bacana é poder testar de tudo, soltando a imaginação e até descobrindo mais de si. Fico super feliz por saber que gostou, viu? Espero que sirvam muito como portas para agregar no exterior um bocado do seu interior! Um super beijo!

      Excluir
  16. adorei os app, veio no momento certo.

    https://coisademocablog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Que alegria por saber disso, Gabi! Vai reformar a casa? Espero que tudo fique super repleto de sentimentos expostos, de sentidos incríveis que deseja ter em torno. E espero também ver mais opiniões suas por aqui, viu? Tomara que os apps sirvam muito para que solte ainda mais as imaginações. Um super beijo!

      Excluir
  17. Nossa adorei as dicas, nunca tinha ouvido falar desses aplicativos.
    Amei seu post, super criativo,parabéns.

    http://meumundinhocorrosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBA! Que alegria imensa por saber que gostou e que pôde conhecer várias novidades! São super úteis e abrem inúmeras alas para maiores criações. Espero demais que possa usar sua imaginação, sentimentos e muitos significados fortes da sua vida para agregar a cada ideia com os aplicativos, viu? Um super beijo e espero também ver mais opiniões suas por aqui!

      Excluir

Obrigada por chegar até aqui para deixar a sua opinião. É fundamental para mim. O que dá sentido com ratificação para cada reflexão entre análises, dicas, informações e sentimentos aqui escritos são essas nossas trocas evolutivas de sensações e pitacos.

Não esqueça de acompanhar frases e outras indicações também pelo Instagram e de clicar em "notifique-me" abaixo do seu comentário para receber por e-mail a resposta dada.

Posts Recentes Mais Posts

MAIS DICAS: @VANESSABRUNT



Direitos Autorais

Todos os escritos aqui postados são de autoria da escritora, poetisa, jornalista e blogueira Vanessa Brunt. As crônicas, frases, poesias, análises e os demais diversos escritos, totais ou em fragmentos, podem ser compartilhados em quaisquer locais e sites (quando não para fins lucrativos: criação de produtos para vendas, entre outros), contanto que haja o devido direcionamento dos direitos autorais. Ademais, as imagens utilizadas no blog para as postagens não são, em sua maioria, feitas pela autora. Portanto, para qualquer problema envolvendo os créditos das fotos, basta entrar em contato e o caso será resolvido prontamente.