O AMOR É ELEGANTE

domingo, novembro 15, 2015


O amor é cuidadoso, altruísta. Cuidado que não se limita apenas nos momentos de uma febre ou dor de cabeça, que não fica ali somente na cama e no sofá, quando a sós. É o zelo que não se resume apenas ao remédio dado na madrugada em que ambos ficaram em claro pela virose de um, ou pelo dia em que ela largou seu trabalho inacabado por conta da tristeza dele ao perder aquele cargo tão importante. É o amparo que não condiz unicamente às situações em que as prioridades mudam pelo outro e esses fatores são, então, contemplados juntos, no seu ninho.
              
O amor é dedicado em todos os âmbitos. O amor é cuidadoso fora de casa, na fila do mercado quando um ajuda o outro a pagar a conta enquanto ele a elogia para a moça do caixa. Diferente daquele cara, que comenta sorrindo para a mesma senhora sobre o quanto a sua mulher é insuportável e coisa e tal, só para arrancar umas risadinhas da desconhecida e elevar seu ego como quem tem um "irresistível senso de humor".             

Quem ama não esquece de amar só porque o outro não está presente, e o amor é ação com postura. Amor mesmo é quando um está no trabalho e o outro em uma reunião informal de pessoas com as quais precisa "fazer média para fechar negócio", e quando nessa reunião alguém comenta algo como "Não acho que fulana vai ter tanto sucesso assim", o fulano, namorado/marido da tal, chega graciosamente, quase esquecendo de instigar o cliente sobre a sua proposta, e vai escancarando uma lista verbal que justifica a capacidade da sua amada para atingir sim um grau elevado de reconhecimento naquilo que faz, convencendo a todos do seu discurso através da vontade de fazê-lo.          

Não existem distorções, mentiras e exacerbações para parecer engraçado ou tentar se enturmar com quem está comentando isso e aquilo de ruim sobre quem você deve querer bem. O amor é elegante. Ele faz com que os atos e as palavras sejam cautelosos, principalmente quando em público. Faz com que um pondere a imagem do outro como se fosse a própria. Faz política e propaganda sincera. Causa com que ambos tenham a sutileza e o respeito de não fazer nada que saiba ter o poder de ferir a conduta de quem se ama, vendendo sempre a melhor figura do(a) parceiro(a) e querendo ser o melhor desenho possível, para que combine com o que pinta e borda de bom do seu cônjuge.               

O amor é refinado e laborioso. Quem tem um amor, amor mesmo, mal precisa de empresário para sair "vendendo o seu peixe", porque o amor exala admiração, e aquele namorado vai falar tão bem do talento da namorada que vai atrair bons interesses para ela. Ele nunca deixaria passar a chance de meter as caras para, com toda a persuasão possível, ir falar com os donos de uma gravadora, se a sua mulher canta.                  

O amor é a classe de se impor como o assessor de um candidato a presidente em época de eleição. E o tal candidato, é o seu amor. Os segredos daquele laço mantem-se preservados, e não há críticas pelas costas, porque a elegância exige que as partes ruins sejam debatidas no escritório do casal. O amor não só fala bem, como não permite que fale mal, a não ser entre as quatro paredes dos dois referentes, mantendo a arte da conversa para a vida saudável não virar um mar de dissimulações.            

O amor é espelho. O amor conta as vitórias do outro, quer reconhecimento pelas glórias pessoais do parceiro e pelo amor que têm. É respeito não só pelo significado primordial da palavra, não só por não fazer o que não gostaria que consigo fosse feito, mas por fazer o que gostaria que por si fosse feito! Por adicionar o positivo além de ter limites para os negativos, por zelar por um pedaço próprio que anda por fora, e tanto quanto, por dentro. O amor zangado faz birra. Entretanto, cuida. Cuida mesmo de cara feia, cuida da figura do outro. Porque não se trata apenas do quanto se ama quando ama, e sim do quanto se ama quando odeia. E o empenho permanece. O amor magoado grita, perde a cabeça, porém jamais queima a extensão do ser em incertezas para as mentes alheias. O amor que já não reconhece seu amor, que foi ferido profundamente, até esse espera clarezas e prossegue em uma certa calma antes de berrar seu sangue. Porque nunca falaria mal de si sem antes saber. Nunca diria para o universo que perdeu naquela prova sem antes receber a nota. No máximo, no caso dos cortes mais profundos e imperdoáveis, alguém próximo ao casal (ou a um dos componentes) saberá, até que tudo seja confirmado e esclarecido. Somente alguém confiável, que não plantaria a "fofoca". O desabafo na procura de entender irá ser compartilhado. Contudo, ainda assim, não haverá a negação do que era contemplado anterior ao tiro, dos possíveis ângulos antes benéficos.       

É porque é claro que existem os amigos que vão saber de um detalhe ou outro, aqueles confidentes que ganham reais conhecimentos para darem seus conselhos e apoios quando preciso for, mas até quando com eles, existe um certo equilíbrio nas falas cotidianas, algo que não restringe a admiração, que emite apenas o ângulo preocupado e dedicado de quem diz. Caso contrário, em uma difamação ou indiscrição desnecessária sobre o relacionamento com conhecidos aqui e ali, sem cuidado, sem preservação, na falta da elegância, no abandono do emprego (de ser o assistente, o secretariado do seu par): não está sendo amor, e quando o amor deixa de ser amor em algum momento, ah, meu bem... Nunca foi.    

Atenção: No fim das contas, isso, obviamente, deve estar incluso em todos os tipos de amores. Cabendo aos amigos, aos irmãos, aos pais, aos filhos, não só aos casais.

LEIA TAMBÉM:

6 COMENTÁRIOS

  1. ja amavaaaa essa cronica! com esse paragrafo extra quase morri. perfeiçao! isso sim é amor. é assim que se ama. essa, "o perdao do amor é mais dificil" e "nao sofra tentando explicar" sao minhas cronicas favoritas. obrigada por lembrar essas coisas para a humanidade e por tanto nos ensinar, poetisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que carinho mais lindo! Gratidão imensa que sinto. Obrigada a você, por permitir que pedaços do meu coração fiquem entrelaçados com o seu através dos meus sentimentos escritos. Fico tão feliz por saber que fragmentos das minhas sensações fazem parte da sua lista de favoritos! Espero que continue sempre emitindo a sua opinião. Um super beijo!

      Excluir
  2. precisava tanto ler um texto seu! e esse caiu como uma luva. nem sei como agradecer por voce compartilhar essas verdades maravilhosas com a gente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, eu que não sei como agradecer por vocês permitirem que meus sentimentos escritos invadam seus corações. É uma gratidão sem tamanho que me dá por saber que minhas emoções em palavras puderam agregar desabafos da sua garganta e coração. É isso que dá sentido para o compartilhamento dos meus desembaraços. Obrigada por dividir essas sensações comigo! Espero que continue emitindo suas opiniões. Em breve, vem livro novo por aí! Um super beijo!

      Excluir
  3. O amor é mesmo assim.. Leve, calmo, tranquilo, cuidadoso! Nos alimenta de paz.
    Difícil escolher o melhor texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Isa, que alegria imensa por ler essas suas palavras. É exatamente assim. Claro que não foge das turbulências, mas ele não permite que elas fiquem por cima. E se ficarem, o amor foi ferido, o amor foi quebrado em desconfiança em algum dos lados, e então é hora de reaver. O amor faz com que um cuide do outro como se cuidasse de si, esse é o tópico fundamental. Um super beijo, sua linda! E espero ver mais opiniões suas por aqui!

      Excluir

Obrigada por chegar até aqui para deixar a sua opinião. É fundamental para mim. O que dá sentido com ratificação para cada reflexão entre análises, dicas, informações e sentimentos aqui escritos são essas nossas trocas evolutivas de sensações e pitacos.

Não esqueça de acompanhar frases e outras indicações também pelo Instagram e de clicar em "notifique-me" abaixo do seu comentário para receber por e-mail a resposta dada.

Posts Recentes Mais Posts

MAIS DICAS: @VANESSABRUNT



Direitos Autorais

Todos os escritos aqui postados são de autoria da escritora, poetisa, jornalista e blogueira Vanessa Brunt. As crônicas, frases, poesias, análises e os demais diversos escritos, totais ou em fragmentos, podem ser compartilhados em quaisquer locais e sites (quando não para fins lucrativos: criação de produtos para vendas, entre outros), contanto que haja o devido direcionamento dos direitos autorais. Ademais, as imagens utilizadas no blog para as postagens não são, em sua maioria, feitas pela autora. Portanto, para qualquer problema envolvendo os créditos das fotos, basta entrar em contato e o caso será resolvido prontamente.