6 CANTORAS DA NOVA MPB + 2 BANDAS INDIES PARA FICAR DE OLHO

quinta-feira, dezembro 03, 2015


Que sou encantada pelo estilo MPB vocês já puderam observar, principalmente pela postagem da minha playlist nostálgica só de nacionais, né? O nosso país tem muita melodia que acompanha letras detalhistas, intensas, poéticas e lindas. Além disso, temos diversos artistas independentes merecendo nossos olhares e o estalo do acordar de que somos nós que alimentamos os sucessos alheios, logo, devemos dar mais créditos a quem merece e faz arte não para ser uma celebridade, mas para passar uma mensagem, para produzir o que acredita e deseja compartilhar. Pensando em pontos assim foi que separei para vocês duas bandas indies e diversas cantoras/compositoras da música brasileira da nossa atualidade!

  • Tulipa Ruiz

Tulipa Ruiz é uma cantora, compositora e ilustradora brasileira. Trabalhou quase dez anos como jornalista e nos últimos anos, passou a abraçar os desenhos – outra paixão de criança – e resolveu entrar para a música, colocando algumas canções nas suas redes sociais. Foi o suficiente para abraçar a ideia e começar a fazer shows.  Interessa-se por gravações em campo, texturas, ruídos, bordados e cantigas de ninar. Gostei demais das letras dela e do estilo que mescla bastante MPB e pop, com um leve toque de lambadas. Suas canções foram descritas pelos principais críticos de forma com a qual concordo bastante, como "sutis e poeticamente diretas, cheias de arranjos simples e melodias doces e circulares embaladas pela voz única". Ela já ganhou prêmios como o Grammy Latino: Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro. Sua discografia inclui "Efêmera (YB Music/2010)", "Tudo Tanto (Natura Musical/2012)" e "Dancê (Natura Musical/2015)". Vale a pena ficar mais um pouquinho, para ver o que aprendemos com ela no caminho.

  • Tiê

Tiê Gasparinetti Biral, mais conhecida apenas como Tiê, é uma cantora e compositora brasileira que tem feito cada vez mais sucesso no país. Sua música A Noite não para de tocar nas rádios! Mas vale a pena procurar e ouvir muitas outras das composições delicadas da letrista, como Assassinado Eu. As poesias da Tiê são com pingos figurados e de formas literais mais amplas que acabam encaminhadas para diversos campos metafóricos. Sou apaixonada por todas as músicas dela que conheço! Seus álbuns lançados até agora foram "Sweet Jardim", "A Coruja e o Coração", "Esmeraldas", "A Noite", "A Coruja e o Coração Parte 2".

  • Roberta Sá

Roberta Varella de Sá é uma cantora brasileira de MPB, samba e bossa nova. Em 2011, Roberta Sá foi indicada ao Latin Grammy na categoria de "Artista Revelação". Ela afirma que suas maiores inspirações são Marisa Monte, Chico Buarque e Gal Costa. A voz dela é uma coisa de louco! Vai muito além de ser afinada ou gostosa de ouvir o tom, trata-se da intensidade que dá para sentir de longe. Sua discografia inclui os discos "Braseiro", "Que Belo Estranho Dia Para se Ter Alegria", "Quando o Canto é Reza", "Segunda Pele" e "Delírio" (2015). A Roberta ainda é diretora artística, fez produções como da música Eu Não Vou Chorar Por Fora. Espero um dia ainda ver uma composição dela por aí!

  • Sandy

Sandy Leah Lima, mais conhecida como Sandy, é uma cantora, compositora, produtora musical, atriz e apresentadora brasileira. Após finalizar o trabalho que fazia em dupla com o seu irmão, Júnior, a artista iniciou a sua carreira solo, cantando composições próprias. Na sua fase solo, ela já lançou os álbuns "Manuscrito", "Princípios, Meios e Fins" e "Sim". Claro que é sempre bom relembrar, com muita nostalgia, o trabalho antigo da Sandy ao lado da ex-dupla, mas a sua nova caminhada está repleta de letras muito mais íntimas, merecendo uma super atenção para o seu lado como compositora!

  • Luiza Possi

Quem não lembra de Dias Iguais? Luiza Possi Gadelha é uma cantora e compositora brasileira de MPB que lançou os discos "Eu Sou Assim", "Pro Mundo Levar", "Escuta", "Bons Ventos sempre Chegam", "Sobre Amor" e "Tempo e Momentos". A cantora parece estar retomando ainda mais a carreira nos últimos anos e tem dado diversas entrevistas bacanas, várias estão disponíveis no Youtube. Suas letras costumam ser bem românticas e diretas, mas a poesia está nos seus tons.

  • Céu

Céu é uma cantora e compositora brasileira de MPB. Sua música "Lenda" (gosto muito!) compôs a trilha sonora da novela Pé na Jaca, e "Malemolência" compôs a trilha sonora da novela Beleza Pura, ambas da Rede Globo. Em 2005, foi considerada pela revista francesa Les Inrockuptibles como uma das cinco revelações do ano. Seu primeiro disco apareceu na primeira posição nos rankings "Heatseekers (new artist)" e "World Music", e na posição 57 do "Hot 100", todos da Billboard. Foi a mais alta posição nas paradas dos EUA já alcançada por uma artista brasileira, desde Astrud Gilberto com "Garota de Ipanema", em 1963. Seus álbuns lançados até então são "CéU", "Cangote EP", "Vagarosa" e "Caravana Sereia Bloom".

  • 5 a Seco

Pense em algo que achei por agora e adorei! Foi essa banda aqui. 5 a Seco é um quinteto musical de MPB indie, formado em 2009 pelos integrantes Leo Bianchini, Pedro Altério, Pedro Viáfora, Tó Brandileone e Vinicius Calderoni. Em 2010, com a saída de Dani Black para seguir carreira solo, o grupo contou com um novo integrante, o músico Leo. As letras costumam ser bem diretas, literais, como se fosse uma carta, um diálogo através do monólogo, e a simplicidade abre alas para a identificação e o poetar, na maioria dos casos, fica mais por conta do ouvinte. Eles compõem as próprias canções e lançaram em 2014 o álbum "Policromo" (vale muito a pena pesquisar e ouvir!). Suas gravações independentes estão circulando pelas redes e podemos ouvi-las no canal deles do Youtube!

  • O Teatro Mágico

Está aqui algo que admiro demais e que é perigo para as acomodações. Apesar de alguns clichês bem aparentes utilizados, é poesia escrita e recitada acima de tudo (a música do vídeo pode ser considerada a mais simples e repleta de bordões, mas é tudo proposital, para mostrar que amor sem uma crença anterior no outro nunca vira amor, que se já começa sem conseguirmos ter mais paz do que agonias, não vira amor, como quando gostamos de ouvir aquelas estórias e repetir ditados milhares de vezes quando crianças, para só depois entender bem, porque aguentamos a leveza de ouvir e ouvir de novo. "Todo sopro que apaga uma chama, reacende o que for para ficar"). Uma das minhas músicas favoritas deles é Pena. O Teatro Mágico é um grupo musical brasileiro formado em 2003 na cidade de OsascoSão Paulo, agregando os estilos MPBindie rockfolk rock. OTM é um projeto que reúne elementos do circo, do teatro, da poesia, da música, da literatura, da política e do cancioneiro popular, tornando possível a junção de diferentes segmentos artísticos numa mesma apresentação, sempre expelindo críticas sociais e reflexões humanas. Dentre os independentes álbuns de estúdio do grupo estão "Entrada para Raros", "Segundo Ato", "A Sociedade do Espetáculo" e "Grão do Corpo".

Existem ainda diversas bandas indies/independentes super legais, como o Apanhador Só e Vivendo do Ócio. Assim como outros artistas incríveis da nova MPB, como a Mallu Magalhães, que tem ainda o projeto Banda do Mar, junto com o Marcelo Camelo. O bacana é usar o Youtube e outros artefatos da internet para procurar mais e ajudar na divulgação dessa galera super talentosa que faz arte com poesia e não está nas grandes mídias tradicionais.

Conhece mais alguma banda ou cantor(a) de MPB ou estilo indie que gostaria de ver por aqui? Não deixe de citar nos comentários!

LEIA TAMBÉM:

2 COMENTÁRIOS

  1. Respostas
    1. Ele está fazendo um baita sucesso e tem diversas matérias saindo sobre o seu novo CD! A ideia era apresentar quem está pouco (ou menos) na mídia atualmente, apesar das cantoras já terem um certo reconhecimento (no caso da Sandy, por exemplo, não existe tanto em torno das suas novas canções) e das bandas terem fãs concretos. No final citei mais alguns artistas que merecem atenção.

      Excluir

Obrigada por chegar até aqui para deixar a sua opinião. É fundamental para mim. O que dá sentido com ratificação para cada reflexão entre análises, dicas, informações e sentimentos aqui escritos são essas nossas trocas evolutivas de sensações e pitacos.

Não esqueça de acompanhar frases e outras indicações também pelo Instagram e de clicar em "notifique-me" abaixo do seu comentário para receber por e-mail a resposta dada.

Posts Recentes Mais Posts

MAIS DICAS: @VANESSABRUNT



Direitos Autorais

Todos os escritos aqui postados são de autoria da escritora, poetisa, jornalista e blogueira Vanessa Brunt. As crônicas, frases, poesias, análises e os demais diversos escritos, totais ou em fragmentos, podem ser compartilhados em quaisquer locais e sites (quando não para fins lucrativos: criação de produtos para vendas, entre outros), contanto que haja o devido direcionamento dos direitos autorais. Ademais, as imagens utilizadas no blog para as postagens não são, em sua maioria, feitas pela autora. Portanto, para qualquer problema envolvendo os créditos das fotos, basta entrar em contato e o caso será resolvido prontamente.