A VIDA INVISÍVEL | PARASITA | FORD VS FERRARI: CRÍTICAS PARA ENXERGAR ESTES FILMES DE OUTRAS MANEIRAS + A SÉRIE DA MINHA VIDA

terça-feira, novembro 19, 2019


Ainda que não deixemos de ter análises das simbologias/metáforas e lições de filmes e séries por escrito aqui no blog – sempre sem spoilers (como foi o caso da última: de O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio), assim como temos no canal do YouTube, o foco das críticas do Sem Quases agora tem ficado para o IGTV do Instagram. Com vídeos mais curtos e direto ao ponto, continuamos com as explicações sobre as entrelinhas e detalhes que poderiam passar despercebidos, mas agora de uma maneira ainda mais rápida de ser dita e compreendida.

Como aqui no blog é onde sempre temos todos os conteúdos compilados, mesmo quando as análises saírem pelo IGTV, em algum momento elas também serão postadas aqui. Ainda assim, se você curte se aprofundar nos detalhamentos dos filmes e das séries, fica a recomendação de que siga no Instagram para ficar por dentro das resenhas (novamente: sem spoilers) muito antes das produções serem lançadas (já que assisto semanas ou até meses antes muitos dos filmes e das séries para fazer as críticas).

Durante as últimas semanas, por exemplo, diversos longas que estão na corrida do Oscar 2020 ganharam as críticas lá no IGTV. Uma das produções mais aclamadas do ano também foi analisada. Estamos falando de A Vida Invisível, Ford vs Ferrari e Parasita.

Além dos filmes – os quais estão chegando agora aos cinemas e tiveram as críticas lá no IGTV antes dos seus lançamentos – também fiz um vídeo especial sobre a série da minha vida, da qual não consigo me recuperar. Para conferir cada uma dessas análises e indicações, veja todos os detalhes abaixo.

 IMPORTANTE | Para além das análises de clipes, músicas (temos mais vindo aí!), filmes e séries, teremos a volta de outros tipos de posts aqui no blog e uma nova constância: com postagens em todas as sextas-feiras (a partir da semana que vem). Vamos voltar a nos conectar em todas as semanas neste espaço tão nosso. Falo com muitos de vocês pelo Instagram, mas aqui é onde está a nossa essência principal e não a perderemos. Espero você.

PARASITA | O filme mais aclamado do ano! Entenda as metáforas e lições sem spoilers


Parasita é um dos filmes mais aclamados do ano. Vencedor da Palma de Ouro (principal prêmio) do Festival de Cannes, ele veio fazendo barulho por conseguir mesclar gêneros de uma maneira inovadora. A trama conta com boas doses de humor, as quais vão para bem longe da comédia pastelão e, ao mesmo tempo, apresenta um suspense que se aproxima do terror psicológico. Entenda as metáforas e saiba mais sobre ela na crítica completa sem spoilers: clique aqui ou na imagem acima. Ao clicar, o navegador abrirá uma outra página com o vídeo de 10 minutinhos.

No vídeo da análise não foi dada a nota direta para o filme no final – como tenho feito em todas as críticas recentes). Portanto, deixo a nota dele (em específico) aqui: 9.8.

Chegou aos cinemas no dia 7 de novembro de 2019.

A VIDA INVISÍVEL | O representante do Brasil no Oscar! Enxergue a trama de outras formas (sem spoilers)


A Vida Invísivel é um drama nacional baseado no livro A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, de Martha Batalha. O filme, que se passa na década de 50, chamou a atenção por ter sido escolhido para representar o Brasil na corrida do Oscar 2020, ainda que produções como Bacurau estivessem em alta e com excelentes críticas. Será que a escolha foi justa? Confira a crítica e enxergue a obra de outras maneiras: clique aqui ou na imagem acima. Ao clicar, o navegador abrirá uma outra página com o vídeo de 10 minutinhos.

 Chegou aos cinemas no dia 21 de novembro de 2019.

Resultados da pesquisa

Resultados da WeA vida invisível de Eurídice Gusmão

Resultados da pesquisa

Resultados da WebA vida invisível de Eurídice Gusmão

FORD VS FERRARI | Os erros e as lições do filme sem spoilers


O filme Ford vs Ferrari é mais uma trama que está na corrida do Oscar 2020. Com dois grandes nomes do cinema (Matt Damon e Christian Bale), o longa chega nas telonas para apresentar um caso real que foi histórico para o universo do automobilismo. Entenda as lições e os erros do filme na crítica do vídeo: clique aqui ou na imagem acima. Ao clicar, o navegador abrirá uma outra página com o vídeo de 10 minutinhos.

ACRÉSCIMO (para quem já conferiu a crítica): para que um carro fique cada vez mais rápido, é preciso que ele fique cada vez mais leve. Assim, ele precisa ter menos coisas em sua feitura. O filme foca em mostrar também esse processo e isso serve como mais uma metáfora para a vida e para a ideia de que ‘ter menos e saber focar e abdicar é sempre ter mais’.

 Chegou aos cinemas no dia 14 de novembro de 2019.

A SÉRIE DA MINHA VIDA | 10 motivos para assistir Jane The Virgin


Jane The Virgin mistura respiros cômicos com momentos de suspense e outros que capazes de causar boas lágrimas. A leveza da obra é mesclada a temas delicados e de importância e a trama, com suas diversas camadas, acabou se tornando a minha série favorita deste planeta. Ela já foi finalizada (com cinco temporadas), está disponível na Netflix e tinha aparecido anteriormente na minha lista de séries para rir e chorar ao mesmo tempo (lá do jornal Correio da Bahia). Entenda o meu amor pela trama assistindo ao meu vídeo crítico com 10 motivos para assisti-la: clique aqui ou na imagem acima. Ao clicar, o navegador abrirá uma outra página com o vídeo de 10 minutinhos.

 Está disponível na Netflix até a quarta temporada e já foi finalizada (neste ano de 2019) com cinco temporadas.


Você já conferiu alguma das tramas? O que achou delas? Espero que as críticas (com os aprofundamentos nas metáforas, entrelinhas e lições) tenha impulsionado novos olhares para o seu mergulho nas obras.

Espero você na próxima sexta. E não esqueça de acompanhar pelo IGTV para conferir as críticas e indicações que saírem por lá.

LEIA TAMBÉM:

32 COMENTÁRIOS

  1. desses filmes eu já tinha ouvido falar em Parasita e tava bem curiosa pra assistir e já curti mt suas outras indicações tbm

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Confesso que ainda não assisti nenhum, Parasita está na minha lista mas ainda não tive tempo. Adoro críticas que vão além do óbvio que todos comentam, gosto de ter outras visões sobre as obras, isso expande a mente e as possibilidades.

    Abacate Tati

    ResponderExcluir
  3. Olá xará.
    Ainda não assisti nenhum desses filmes, pra mim fica como indicação.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Estou bem curiosa com o filme Parasita. Vou conferir a sua crítica!

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  5. A Vida Invisível e Parasita estão na lista para serem assistidos.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  6. Menina, não assisti nada! Mas fiquei super curiosa com A Vida Invisível. Só Fernanda Montenegro pra nos levar ao Oscar!

    Já ouvi muito sobre Jane The Virgin. Mas ainda não tive a coragem pra assistir sabe?! rs

    Bom final de semana Van ♥

    ResponderExcluir
  7. Dessa lista aí, quero conferir o "Ford vs Ferrari" e "Parasita".

    www.blogflorescer.com

    ResponderExcluir
  8. ainda não assisti nenhum Van. Me interessou pelo segundo e terceira recomendação.
    Vou procurar para assistir.
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  9. Eu tô louca pra assistir Parasita, tá todo mundo falando bem!!
    Até no meu curso um menino apresentou um trabalho sobre esse filme e eu achei super bacana, quero muito ver.
    A Vida Invísivel fiquei sabendo através de você mesma e achei bem interessante também, quero assistir! :)
    Adoroo indicações de filmes e series, pena que falta tempo haha, mas faz parte, sempre damos um jeito.

    http://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, Vanessa.
    Eu amo Jane The Virgin. Mas falta eu assistir a ultima temporada ainda. Quanto aos filmes não conhecia nenhum. Eu raramento assisto algum filme antes do Oscar e só vejo falar deles quando o povo começa a fazer criticas na época hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Olá Vanessa, que rico seu artigo, muitas informações e muito bom gosto.
    Confesso que ainda não vi nenhum, mas o interesse aumentou.
    https://www.mundodasmulheresbrasil.com

    ResponderExcluir
  12. Ainda não vi nenhum, mas pelo menos um deles estou interessada em ver! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  13. não conhecia nenhum desses!
    parecem ser boas histórias!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
  14. Não assisti nenhum desses filmes ainda e, pra ser bem sincera, nem tinha ouvido falar deles :O pra dizer que não conheço nada, sei de Bacurau e JTV. Tenho duas amigas que são viciaaaadas nessa série. Elas assistiam todos os dias no intervalo do almoço no trabalho haha mas confesso que não me chama muito atenção. Vou dar uma olhadinha na tua crítica!

    um beijo,
    gabi ramalho

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Menina eu já tentei assistir Parasite umas 3 vezes, sempre dá bum problema kkkkk
    Tô lendo A Vida Invisível e adorando. Espero que o filme tenha uma narrativa legal tb.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  16. Quero muito assistir a vida invisível. Nem acredito que não conheço nenhuma das histórias. Muito interessante suas indicações.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Vanessa,
    Estou bem por fora ultimamente, não conhecia nenhum filme citado, acredita?
    Preciso correr para não ficar mais atrasada!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Hey Vanessa! Tudo bem?
    Infelizmente não conheço nada que citou, vou colocar Parasita na minha lista pois adoro quando esses filmes chegam chacoalhando tudo!!
    Só vejo elogios pra JTV onde quer que eu pergunte, e pretendo assistir a série qualquer dia desses!
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente |

    ResponderExcluir
  19. Oi, Vanessa! Só queria dizer que você é maravilhosa porque consegue captar detalhes que não percebemos e além disso nos mostra eles de uma maneira que faça sentido em nossa cabeça. SUPER AMEI! Vou te seguir no instagram.
    Beijo!
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Ainda não assisti nenhum dos filmes e já me interessei. Gost muito de procurar os detalhes ocultos
    Beijos
    www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi, Vanessa

    Eu quero assistir Parasita e A Vida Invisível. Não sei se foi justa a escolha tendo Bacurau sido tão elogiado. Teria que assistir para opinar. E tenho que voltar a assistir Jane The Virgin, parei ainda na primeira temporada.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  22. Ainda não assisti nenhum desses filmes, mas quero muito assistir A Vida Invisível.

    ResponderExcluir
  23. Fiquei interessada em assistir A Vida Invisível, e eu que não consigo acompanhar premiações, provavelmente vou ficar ligada no Oscar 2020, haha.
    E quanto a Jane, The Virgin, já tentei assistir, mas a série não consegue me conquistar e me prender :/
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  24. Gosto bastante de Jane The Virgin, mas ainda não assisti a temporada que saiu na netflix e preciso tirar um tempo para isso. Quanto às outras indicações eu estou para assistir esse Ford vs Ferrari e Parasita, mas também não tive tempo. Mesmo assim gostei muito de saber mais sobre e me deu ainda mais vontade de assisti-los agora.

    ResponderExcluir
  25. Ainda não cheguei a ver nenhum desses filmes que mencionou no post fiquei interessada em ver A Vida Invisível!
    Beijos
    www.silalmeida.com

    ResponderExcluir
  26. Ainda não assisti nenhum deles, mas parecem ser do tipo que fazem a gente refletir sobre tudo.

    cobaiaamiga.com

    ResponderExcluir
  27. Estou realmente desinformada, pois não sabia que tinha filme "brazuca" concorrendo ao Oscar 2020. =0
    Queria muito ver 'Ford x Ferrari', fiquei bem curiosa quando vi a sinopse, mas ainda não fui ao cinema conferir. Bjks!

    Mundinho da Hanna | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  28. Ando bem afastada dos cinemas e até mesmo das mídias online para acompanhar filmes e séries e por isso não vi nada que citou no post, acredita? Eu me afogo em livros e depois fico quando fico querendo ver os filmes, percebo que já saíram de cartazes. Triste.
    Mas fiquei curiosa por saber mais sobre o filme que vai representar o BR no Oscar novamente com a maravilhosa Fernanda Montenegro.

    Abraço,
    Larissa | Parágrafo Cult

    ResponderExcluir

Obrigada por chegar até aqui para deixar a sua opinião. É fundamental para mim. O que dá sentido com ratificação para cada reflexão entre análises, dicas, informações e sentimentos aqui escritos são essas nossas trocas evolutivas de sensações e pitacos.

Não esqueça de acompanhar frases e outras indicações também pelo Instagram e de clicar em "notifique-me" abaixo do seu comentário para receber por e-mail a resposta dada.

Posts Recentes Mais Posts

MAIS DICAS: @VANESSABRUNT



Direitos Autorais

Todos os escritos aqui postados são de autoria da escritora, poetisa, jornalista e blogueira Vanessa Brunt. As crônicas, frases, poesias, análises e os demais diversos escritos, totais ou em fragmentos, podem ser compartilhados em quaisquer locais e sites (quando não para fins lucrativos: criação de produtos para vendas, entre outros), contanto que haja o devido direcionamento dos direitos autorais. Ademais, as imagens utilizadas no blog para as postagens não são, em sua maioria, feitas pela autora. Portanto, para qualquer problema envolvendo os créditos das fotos, basta entrar em contato e o caso será resolvido prontamente.