EDITE SUAS FOTOS SEM BAIXAR E SEM PAGAR NADA! CONHEÇA OS MELHORES PROGRAMAS ONLINE

sexta-feira, novembro 13, 2015


Sou apaixonada por fotos e não é novidade! Não sou fissurada somente pela possibilidade do registro dos momentos, por poder ter em mãos algo tão visível e fixo para lembrar, mas também por poder brincar com a criatividade e a realidade na hora da captação, com o que tem em torno de si e por dentro. Editar fotos não significa duramente maquiar as verdades, porém, por vezes, apenas destacá-las, misturando com o que você desejaria de forma mais chamativa, agregando mais beleza no que já acredita ser belo, sem precisar criar distorções.

Quando passamos as fotos para o celular, dependendo da ferramenta utilizada, existem grandes chances da qualidade cair bastante. E quando editamos loucamente por ele e passamos (novamente) para o computador, a queda é dupla. De qualquer maneira, nesses envios, algo se perde. Não que ter seus aplicativos em mãos seja negativo, até porque se a foto foi tirada no aparelho móvel, nada melhor do que poder dali mesmo editar e postar onde almeja. Entretanto, quando o caso é conectado com a necessidade da utilização do computador (principalmente para os perfeccionistas, que gostam de ver a imagem ampliada antes de sair mandando para o universo), não é muito melhor ter a segurança de editar logo na tela grande? Imagina então fazer isso gratuitamente e sem ter que baixar nenhum programa! Sem correr risco de vírus e de carregar negativamente (ou desnecessariamente) a sua máquina. Sim! Separei para vocês, depois de uma apuração, os melhores programas de edição online. O mais legal é que vários deles existem em formato de aplicativo para celular também! Então se sua foto for tirada diretamente no aparelho, as dicas para ela continuam válidas.

O BeFunky é repleto de opções bacanas: existe o photo editor, gerador de colagens, muitas fontes e adesivos. Ele oferece um tour bem rápido, ensinando todas as principais funções para quem não tem muito conhecimento em relação a programas assim. Mas o estilo do site é bastante limpo e intuitivo, então mesmo sem ter muita destreza, dá para utilizar sem a necessidade das indicações. Além de uma variedade de filtros lindos, ainda existe uma gama ótima de linhas, flechas, ornamentos e molduras. E sabe o que é mais legal? Existe a versão dele para aplicativo de celular também (iOS e Android). Gratuita!

Esse aqui é maravilhoso para quem quer deixar a foto com mais "cara de Instagram" ou "Tumblr": o que não significa falsear sentimentos, mas sim, os transmitir ainda mais na imagem, a deixando mais poética (afinal, tudo depende da intenção e da mensagem). O Pixlr oferece filtros daqueles que fazem os olhos brilhar e a cabeça não saber escolher com rapidez! Tudo acompanhando de uma linha bem vintage (amo)! O programa é especializado em deixar sua imagem com um ar retrô. São dezenas de filtros disponíveis para deixar suas fotos ainda mais bonitas e com uma tremenda facilidade. Você só precisa clicar sobre o tipo de alteração que deseja aplicar e salvar a foto no computador. O Pixlr-o-matic não adiciona nenhuma marca-d’água à sua imagem, prestando assim um serviço gratuito e bastante interessante. Ele também está disponível como aplicativo para Andoid e iOS, gratuitamente.

Diferente do Pixrl-o-matic, o Pixrl Editor não tem efeitos prontos, mas tem todas as ferramentas de edição básica, incluindo a de colagens. Você pode tentar criar seus próprios efeitos misturando camadas e editando brilho, intensidade das cores, entre outros tópicos. O resultado pode ficar bem delicado e natural ou mais "robusto", depende, obviamente, do que deseje transmitir. Você pode encontrá-lo como aplicativo para celular, porém com o nome Autodesk Pixlr. Ele está disponível para iOS e Android sem custos, nessa versão dá para pintar e remover efeitos em áreas específicas.

O Fotor possui a possibilidade de tamanhos predefinidos para você criar os ajustes da sua imagem já dentro do que pretender (podendo também ser um personalizado). Por exemplo: o tamanho ideal para uma capa no Facebook, no Youtube ou para qualquer outra plataforma que requeira uma dimensão específica. Se o tamanho for imenso ou quiser converter o tipo de arquivo da foto, tem também esse site aqui que é compressor, redimensionador e conversor. Além disso, também existem no Fotor as opções da aba de design e de colagem, contendo inclusive aquelas com um "estilo revista" e há um mundo de alternativas de fontes legais para colocar, por exemplo, um texto por cima da foto ou bolar uma montagem de um jeito mais criativo. Para somar ainda mais, o programa tem mecanismos para remover manchas, reformular o brilho dos olhos e inúmeros outros pontos de ajustes que suprem a ajuda fundamental para quando algo no registro foi modificado pela direção da luz na câmera ou fatores semelhantes. Ele também está disponível, gratuitamente, para iOS e Android.

Em alguns casos, a iluminação ou ângulo da foto faz com que os dentes fiquem com um aspecto mais amarelado ou com que aquela maquiagem mais forte aparente ser bem mais clara, não é? Aí você adora a imagem, mas fica com algo irreal em mãos, que estragou todo o resto. Então, calma! Nesse site, você conseguirá a solução para essas circunstâncias (assim como no Fotor, porém tendo ainda mais foco nisso)! Nele é possível fazer vários ajustes na sua foto, como adicionar blush, diminuir brilho do rosto, branquear os dentes, reforçar o batom e muito mais. E ainda tem filtros como o HDR, por exemplo, que deixa a foto bem destacada. O Picmonkey também possui alguns temas prontos, que variam de acordo com a data comemorativa que estiver próxima de ocorrer. O problema dele é que, para utilizar com todas as ferramentas disponíveis, só é possível de forma grátis por um mês. Está disponível para iOS por 0,99 dólares e também para Android. Acaba sendo, portanto, mais vantajoso utilizar o Fotor, que tem basicamente as mesmas funções. Mas como os filtros são diferentes, se quiser testar outros, é mais do que válido!

Quer ir além de somente editar uma imagem e sim fazer uma arte? Esse é um dos melhores para amadores! Sumo Paint é um editor online que oferece uma vasta gama de recursos, como suporte a camadas, ferramentas básicas de edição como recortar, redimensionar e girar, formas geométricas, varinha mágica, textos, instrumentos para ilustrações (como aquelas de "rabiscos") com tons profissionais, opções para ajustar o brilho, contraste, balanço de cores, curvas, níveis e outros, além de vários filtros para você usar em suas fotos e além delas, como efeitos 3D, distorção, efeitos de luz, etc. O Sumo Paint está disponível para iOS a partir de 1,99 dólares. Melhor usar online e grátis, não é? É só descer a página do link e manusear os recursos como preferir!

O Photocat oferece uma forma fácil de editar suas fotos (recortar, redimensionar, ajustar o contraste, brilho e a saturação da foto, entre outros), aplicar efeitos semelhantes aos do Instagram, adicionar molduras, retocar (remover olhos vermelhos, trocar a cor dos olhos, clarear a pele, aplicar maquiagem) e criar colagens com suas fotos. Recursos para criação de montagens e para retocar imagens (removendo manchas, por exemplo) também não faltam. São 35 efeitos diferentes para aplicar em suas fotos e quatro opções de ajuste para reduzir efeitos blur e reorganizar cores! Está disponível para iOS por 0,99 dólares.

O Adobe Photoshop Express é um editor de fotos online muito competente e que realiza ajustes simples nas imagens enviadas para o serviço. Apesar de não contar com todas as funcionalidades de sua contraparte voltada para o desktop, o site cumpre bem o seu papel, dando a possibilidade de adicionar efeitos realmente impressionantes às suas imagens. Ele emite as opções para que escolha se é iniciante ou não nesse meio de edições em photoshop, e então estará na sua versão mais simplificada ou não. O único problema é, assim como no Picmonkey, que só dá para usar grátis por 30 dias. Mas se você ainda não sabe usar muito bem um editor desse tipo, quer aprender o básico e prefere testar antes de comprar um photoshop mais elaborado, ele pode ser uma ótima maneira de iniciar. Está disponível gratuitamente como aplicativo iOS e Android, o que acaba fazendo valer o uso constante mais pelo celular do que pelo computador.

Já usou algum desses antes? Conhece mais algum editor de fotos online? Então não deixe de dar as suas dicas e compartilhar suas experiências aqui nos comentários!

LEIA TAMBÉM:

5 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom! Ja baixei alguns no celular logo quando fui lendo e vou usar pelo computador. Estou começando a mexer com design agora e esses programas vao ser de grande ajuda. Esse blog é massa! Sucesso, poeta Brunt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Maravilhoso saber que gostou, Gabriel! Eles são ótimos para começar essa base de edições, não é? Fico feliz por saber que vai usar e acrescer o que está iniciando. Muito sucesso na sua caminhada! Um super obrigada. Espero que continue emitindo as suas opiniões.

      Excluir
  2. Oie! Adorei as dicas, dessa lista só conhecia o fotor e o picmonkey.
    Achei os outros super interessantes e passarei a usar!
    Já conhece o Canva.com? Ele não edita, mas faz montagens e dá para escrever nas fotos, além disso tem templates bem legais prontos.
    Beijos
    lealcarolina.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ca! Que alegria imensa por saber que pôde conhecer novos meios para soltar a sua criatividade e dar mais sentidos às sensações das imagens que deseja. Conheço o Canva sim! É super bacana! Obrigada por emitir esse acréscimo aqui, viu? Espero muito que possa continuar acompanhando e compartilhando suas opiniões. Um super beijo!

      Excluir

Obrigada por chegar até aqui para deixar a sua opinião. É fundamental para mim. O que dá sentido com ratificação para cada reflexão entre análises, dicas, informações e sentimentos aqui escritos são essas nossas trocas evolutivas de sensações e pitacos.

Não esqueça de acompanhar frases e outras indicações também pelo Instagram e de clicar em "notifique-me" abaixo do seu comentário para receber por e-mail a resposta dada.

Posts Recentes Mais Posts

MAIS DICAS: @VANESSABRUNT



Direitos Autorais

Todos os escritos aqui postados são de autoria da escritora, poetisa, jornalista e blogueira Vanessa Brunt. As crônicas, frases, poesias, análises e os demais diversos escritos, totais ou em fragmentos, podem ser compartilhados em quaisquer locais e sites (quando não para fins lucrativos: criação de produtos para vendas, entre outros), contanto que haja o devido direcionamento dos direitos autorais. Ademais, as imagens utilizadas no blog para as postagens não são, em sua maioria, feitas pela autora. Portanto, para qualquer problema envolvendo os créditos das fotos, basta entrar em contato e o caso será resolvido prontamente.