VÍDEO | ENTREVISTA: AS SÉRIES E OS FILMES FAVORITOS DO ELENCO DO FILME FALA SÉRIO, MÃE! + CRÍTICA

sexta-feira, dezembro 29, 2017


O filme Fala Sério, Mãe! estreou nos cinemas na quinta-feira (28), com trama baseada na obra homogênea da escritora Thalita Rebouças. Fui assistir ao longa antes do lançamento nas grandes telas e, em meu papel de jornalista, encontrei com Ingrid Guimarães e Thalita para uma conversa que seria vinculada como entrevista para a minha crítica sobre a obra, feita para o jornal no qual trabalho (lá, no entanto, a crítica não está completa: ela pode ser conferida inteira mais abaixo).

Mas, obviamente, eu não poderia deixar de aproveitar a oportunidade para lançar aquela TAG de filmes e séries que faço sempre nesses casos. Junto com o ator Marcelo Laham, as duas artistas deram suas dicas durante o bate-papo. O mais bacana é que muitas das indicações fugiram do óbvio, logo, é bem provável que, ao menos algum dos citados, ainda não esteja na sua lista de assistidos. Confira no vídeo:


Outra TAG no mesmo estilo, em vídeo, que já lancei aqui, foi com a Kéfera. Já conferiu?

CRÍTICA DO FILME FALA SÉRIO, MÃE! | CONFIRA AS ENTRELINHAS DA TRAMA

Imagem relacionada


Fala sério, sociedade! Esta expressão poderia substituir o título do novo filme baseado na obra homogênea de Thalita Rebouças. O longa, estrelado por Ingrid Guimarães e Larissa Manoela, vai muito além da sinopse – e da comédia – e traz entrelinhas recheadas de críticas ao machismo, de quebras de tabus entre pais e filhos e da desconstrução de diversos preconceitos como, por exemplo, os que circundam as questões das faixas etárias.

Ângela Cristina é mãe, profissional, esposa, mulher, ser humano. Ela precisa lidar com as dificuldades e delícias de preencher todos esses papéis e saber quando deixar algum deles como prioridade. Enquanto Ângela vive uma montanha-russa de emoções, medos e frustrações, a filha, Malu, como prefere ser chamada, também tem suas insatisfações e vitórias em cada fase.

A trama, que é narrada por ambos os pontos de vista: ora por Ângela e ora por Malu, vai para além da relação entre mãe e filha, apesar do enfoque no crescimento de Malu, indo da infância até a vida adulta (aos 20 anos), com as nuances do laço materno. Os personagens secundários, como os outros filhos de Ângela e o marido, no entanto, servem para apresentar as vidas pessoais dessas duas mulheres, que acabam destrinchando, no decorrer do longa, diversas mensagens individuais e alertas globais. Confira o trailer:



Apesar das cenas cômicas que lembram, por vezes, outras comédias brasileiras, essas ficam apenas como respiros em meio ao conteúdo denso e lagrimejante demonstrado. Sim, é um filme que, muito provavelmente, fará você chorar, justamente nas cenas que podem ser consideradas simples. O estilo de comédia pastelão pouco permeia a trama, que utiliza até dos momentos aparentemente exagerados para finalidades e emoções que são interligadas na obra.

Nada é gratuito. "Foi mico? Foi. Mas se a minha mãe não tivesse feito isso, eu nunca teria coragem de tirar aquela foto que eu tanto queria": esta é uma das falas da personagem de Larissa, que representa as tantas intenções implícitas do longa. Assim é construído Fala Sério, Mãe!, parafraseando Leminski com o lembrete de que o mais fundo, sempre está na superfície.

A realidade nua e crua que desmistifica o que muitos dizem ser belo e tranquilo no início da vida materna aparece, no filme, desde o momento da dor para amamentar até a fase em que o casal não deve deixar de apimentar a relação. Mas o longa, novamente, vai além e deixa aquele berro de que a realidade é sempre relativa e que o raro, só é raro, para quem aceita o pouco como muito. Um pai presente surge como crítica aos que pensam que existe tamanha divisão com o papel de mãe, assim como um marido que não apresenta bom caráter aparece para questionar a integridade e lembrar que: quem tenta sem compartilhar com o outro, no relacionamento, já deixou de tentar; bem como: porta conformada só tem função de saída.

O uso pouco ponderado da tecnologia como afastamento das famílias e casais também não deixa de estar presente. Além de outras indagações. Ela tem idade suficiente para trabalhar? Ela tem idade suficiente para dar uma lição de moral? A trama traz uma simples resposta: os papéis sempre se invertem (de mãe e filha, de aluno e professor...).

Mas, e se os pais não mudarem de opinião? Nesses casos, saber ver os ganhos das perdas é outra mensagem que o filme carrega. Malu, por exemplo, descobre o que ama fazer profissionalmente através de uma decisão em família com a qual não concorda. Ao tentar se encaixar na nova realidade, uma caminhada de autoconhecimento invade a casa.

Ela, inclusive, é a personagem que mais carrega quesitos feministas e merece, portanto, atenção a cada uma das suas atitudes, que servem como críticas sociais. A garota é chamada de 'fácil' pela própria mãe, tem a iniciativa de beijar um garoto que não tomou atitude e, ainda assim, bate os pés para lembrar que isso não a torna menos sensível, menos séria, menos 'difícil' e menos humana. A jovem relembra que existem várias mulheres dentro de uma, e que se valorizar é também fazer o que sente vontade, contanto que ali não haja quebras de honestidades.

A trilha sonora variada e bem escolhida, cria uma linha a mais de reflexões. A canção final, escrita por Thalita Rebouças, deixa o tom de uma das mensagens: "Se você me deixar ir, sempre vou querer voltar", afinal, ficando se ensina, ensinando se aprende, forçando não se fica.

ENTREVISTA: NOS BASTIDORES 
(É FIEL AO LIVRO? O QUE THALITA ACHOU?)

Na trama, Thalita e Ingrid trabalharam para além dos papéis de escritora e atriz: Ingrid foi roteirista, enquanto a autora do livro foi produtora. Ao conversar com ambas, Thalita declarou: "A importância do diálogo e da honestidade nas relações é uma das principais mensagens. O filme retrata todas as reflexões que eu quis pontuar no livro e ainda traz acréscimos, sem deixar de lado os traços cômicos. Ele trouxe cenas que eu queria muito ter escrito, como a chuveiro, que é uma das mais emocionantes e diz muito sobre a inversão de papéis que temos que perceber não somente entre pais e filhos". E ela ainda prosseguiu, com elogios para o roteiro: "A Ingrid fez um roteiro incrível, principalmente por ser mãe. Ela usou toda a sua verdade. Foi uma aula que fez com que eu nunca mais deixe de querer participar das adaptações". E os elogios para a Ingrid não pararam por aí: "Ela tem essa coisa do humor no silêncio, nas entrelinhas... Não teria escolha melhor para o papel da Ângela".

"Para mim, uma das principais críticas é sobre uma mãe (ou um pai, tanto faz) saber ouvir sem escândalos, saber ser amiga quando o papo é sério", comentou Ingrid sobre os exageros da personagem Ângela, que não aceita muito bem certas fases de Malu, fazendo com que a menina prefira se abrir com o pai. Mais do que isso, a trama ainda solicita que as crianças, bem como os adultos, sejam levados a sério quando estão falando sério; afinal, a razão e a intensidade nem sempre estão na maior quantidade de experiência e a maturidade nem sempre está na idade, como bem balanceia o roteiro da obra. É tudo questão de profundidade e de saber ter um olhar metafórico, aquele que não enxerga apenas o literal dos fatos. É mais peito com mente do que anos de vida. A maturidade depende mais de quem viveu a experiência do que a experiência de quem viveu.

"Eu me identifiquei com a história desde que li o livro. Nasce um filho, nasce uma neurose. Coloquei no roteiro algumas histórias que vivi com minha filha. Como é o caso da cena do parquinho", revela Guimarães, ao citar uma sequência em que ela julga o caráter de uma criança que caçoava de Malu. "Não podemos agir com infantilidade nesses momentos, precisamos pensar que todos eles estão em uma fase de construção. Mas às vezes não tem como, ser mãe é também ser criança".

Sobre a atriz Larissa Manoela, Ingrid exalou animações: "Eu indiquei a Larissa para o filme. Minha filha é fã dela", declarou Ingrid. A atriz ainda revela que a ideia inicial era substituir Larissa por outra atriz, na fase mais adulta de Malu. "Queríamos uma outra menina para interpretá-la após os 16 anos, mas ficamos muito apegadas, não dava para mudar". E, como afirmou Larissa: "Foi ótimo, porque mostrou que eu posso!". Se, além das entrelinhas críticas, a naturalidade de Ingrid é um dos maiores pontos positivos da trama, a interpretação de Manoela, que ganha maior destaque e espontaneidade na fase adulta, não deixa que os holofotes fiquem distantes.

NEGATIVIDADES: POUCA OUSADIA LITERAL

Em suma, Fala Sério, Mãe! é um longa para todas as idades, para abraçar os pais, para grudar nos irmãos e para tecer sensos críticos fundamentais no mundo atual – quando a atenção é dada para as entrelinhas. O desfecho, porém, poderia ser mais emocionante e maduro, para acompanhar as crescentes do filme. A quebra acaba fazendo jus às más famas nacionais ao ir para momentos finais clichês e mais rasos, além de, possivelmente, dar a impressão de um certo exagero pelas tantas cantorias da atriz Larissa Manoela.

A trama não tem pegada cult ou poética, não ousa em filmagem ou roteiro de formas nítidas, não foge de linhas principais da cultura pop e não abandona, ainda, certos vícios de produções brasileiras mais conhecidas, como é o caso da câmera mais parada. De qualquer forma, os pontos positivos e diferenciados, como os detalhes implícitos criteriosos e a atuação natural de Ingrid Guimarães, se sobressaem para quem souber e quiser enxergar. Como disse a própria Ingrid: "Tomara que seja o começo de um novo estilo para os nossos cinemas". Amém.

E então, já foi conferir o filme? Refletiu algo além após navegar (aqui) nas entrelinhas comigo? O que achou das indicações de Thalita, Ingrid e Marcelo no vídeo do início? Vamos papear!

LEIA TAMBÉM:

35 COMENTÁRIOS

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Que máximo, Brunt! É tão bom observar você crescendo cada vez mais, como merece. Merece como escritora, como jornalista, como tudo. As dicas do filme ficaram incríveis, fiquei querendo ver a sua resenha de vários dos indicados. Você é maravilhosa! Não assisti o Fala Sério ainda, mas lendo sua crítica fiquei mais interessada e já sei que vou reparar coisas que eu não repararia agora: como sempre acontece quando lemos você antes de assistir.

    ResponderExcluir
  3. Adoro os filmes da Ingrid, acho que esse vai ser bem bacana também..
    Aproveitando, um feliz ano novo para você e sua família...Que 2018 seja ainda mais especial e cheio de realizações!!!


    Dani Ramos
    http://donaengenhosa.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto de filmes assim, simples mas que nos fazem rir, chorar e se identificar.
    E os filmes brasileiros estão cada vez melhores né não? Fiquei com vontade de ir assistir :)
    Feliz Ano Novo desde já, que 2018 seja incrível para todos nós! ♥

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei sua resenha sobre o filme. Inteligente, madura e profunda. Interessante sua análise do longa a partir dessa ótica.
    Feliz ano novo!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  6. Eu não conhecia o filme e ainda não tinha ouvido falar mas é me parece interessante.
    Desejamos um feliz ano novo, cheio de paz e amor.
    beijinhos
    Blog Entre Garotas

    ResponderExcluir
  7. Que maravilhoso ver você encontrando com vários artistas, até porque você é uma! Uma das melhores poetisas que já li. Adorei as dicas de filmes e séries do vídeo e a sua crítica, como sempre, nos mostrou o que não percebemos com facilidade. Sempre vejo o pessoal falando isso nos comentários, mas tenho que repetir, porque esse é o diferencial do Sem Quases e é por isso que não sai da minha barra de favoritos kkk

    ResponderExcluir
  8. well i dont like said movies but sound like this movie i would love to watch keep posting dear..
    https://clicknorder.pk online shopping in lahore

    ResponderExcluir
  9. Menina! To a tempos querendo assistir esse filme rsrs

    xoxo

    LEH BLOG INSTAGRAM

    ResponderExcluir
  10. Olá, Vanessa.
    Que chique você. Achei bem legal o vídeo. Apesar de não ter lido o livro eu vou querer assistir. Amo a escrita da Thalita e a Ingrid é maravilhosa. Tudo o que ela faz fica ótimo.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Ainda não assisti este filme, mas adorei a sua resenha e através dela pude ver que vale a pena assistir sim! Acho interessante e necessário essa inversão de papéis, isso de se colocar no lugar do outro, pois não somente em uma relação pai e filho, saber enxergar através do ponto de vista do outro é essencial.

    Blog Conceito AbertoFacebook Page

    ResponderExcluir
  12. Nesses últimos meses, tenho visto muitos filmes brasileiros e me surpreendido. O que a Larissa Manoela fez, os meus quinze anos, gostei bastante. Fiquei bem curiosa para ver esse Van! Obrigada por compartilha sua opinião. ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Vanessa, tudo bem?
    Parece ser um filme interessante, eu curto bastante a literatura da Talita.
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  14. Que vídeo maravilhoso! Amei a conversa com elas! Sou fã da Ingrid e a Thalita foi a autora que mais me fez ler na adolescência. Adorei saber as indicações delas. E sua resenha, como sempre, está genial! Beijão, Brunt

    ResponderExcluir
  15. Ainda não assisti o filme, mas vi uma entrevista uma vez sobre ele e o quanto a Ingrid tava entusiasmada e a Thalita grata por ter achado a Ingrid perfeita pro papel. Menina, eu amei a entrevista, anotei tudo aqui que ainda não vi. HAHAHA o filme "amigas com dinheiro" tá na minha lista e tava meio assim de assistir, mas agora vou já que falaram bem. HAHAHA Black Mirror, Stranger Things eu já vi. Também anotei as outras séries que falaram. Enfim, adorei o post! Tô querendo assistir esse filme, nunca li os livros, mas pretendo também. Beijos

    www.marinaalessandra.com
    Instagram: mariinaale

    ResponderExcluir
  16. Oi Vanessa,
    Gosto muito do trabalho da Ingrid e da Thalita, elas sempre arrasam. Gosto do estilo do filme e mais ainda quando nos identificamos de alguma forma. Adorei sua resenha, a sua visão é sempre muito interessante.
    Feliz Ano Novo que ele venha repleto de realizações!
    Bjs❤
    Abrir Janela

    ResponderExcluir
  17. Eu não me interessei pelo tema porque ainda não sou mãe e não sou adolescente faz tempo, mas gosto de filmes que ajudam os jovens a perceberem os diferentes pontos de vista e que possam se identificar.

    Zíper Chique

    ResponderExcluir
  18. Tô anotando todas as dicas de filmes e séries porque não conhecia vários, vários mesmo! Amei o vídeo! E sua resenha incrível como sempre

    ResponderExcluir
  19. Achei sua avaliação bem profunda, vários pontos que eu nem pensaria em analisar ou pensar da maneira que você colocou! Muito interessante *-* Mas confesso que não é o tipo de filme que eu morro de vontade de ver e sempre acabo passando. De qualquer maneira, gostei de saber mais sobre.


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  20. Que bacana a sua resenha, mudou completamente o que eu imaginava sobre o enredo do filme. Deu até vontade de assistir sabendo que trata dessas questões profundas.
    Beijos
    www.infinitafeminice.com.br

    ResponderExcluir
  21. Estou louca para assistir esse filme, sei que vai ser um filme leve e gostoso de se assistir.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  22. Would love to find the time to see this movie. Looks great!

    www.fashionradi.com

    ResponderExcluir
  23. Oi flor, tudo bom?
    Não tenho muita vontade de ver filmes do tipo. Apesar de adorar dramas adolescentes e achar clichês engraçadinhos, pra ver na telona... Nhé. Não é mais meu gênero de filme.
    Seu texto ficou maravilhoso, parabéns!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  24. Vanessa, que bacana a sua resenha! Estava receosa em assistir ao filme, mas agora posso ir de boa kkkkkk.
    Um excelente ano a você!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  25. Eu vi o trailer desse filme e achei ele bem divertido, mesmo não sendo fã da Larissa Manoela, quero assistir, só não sei quando vai ser isso, kkk

    Beijos ❤️
    http://www.brunascloset.com

    ResponderExcluir
  26. Aaaah que demais, Vanessa!!! Eu amo esse livro Fala Sério, Mãe! da Thalita e fiquei muito feliz ao saber que iriam fazer um filme desse livro, estou doida para assistir. Ontem tentei ir ao cinema, mas descobri que a minha carteirinha de estudante ainda não mudou a validade para 2018 e eu tenho 23 anos então não pago mais meia :( haha! Adorei a sua conversa com a Thalita e os atores, arrasou! Thalita é maravilhosa, haha! Você conversa com ela e parece que é sua amiga de anos né? Hahaha! E já deu pra perceber que você é uma ótima jornalista! Eu ainda não vi o filme, mas pelo o que li do livro, a mensagem que ele traz é simples e fácil de ser passada em uma relação de mãe e filha. Reflete a nossa vida, sabe? Acho que vale a pena todo mundo assistir.
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  27. Na época quando saiu o livro, eu fiquei meio assim de ler, achei que fosse muito infantil e acabei deixando de lado, mas ao pensar como você, lendo sua resenha, me abriu uma nova janelinha de curiosidade. Sei que se assistir antes, vou perder a curiosidade pelo livro então, irei ler! Mas, também acho legal assistir o filme.
    Mandou super bem na entrevista com a autora!
    Um bjo.
    http://litera-magia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. eu adoro a Ingrid! esse filme deve ser mt divertido e com uma mensagem mt bacana, adorei o post e sua resenha

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  29. Tô querendo muito assistir, amei o tema a ser abordado e as obra da Thalita são maravilhosas, comc certeza vai agregar muita coisa na vida das pessoas.

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Eu estou bem curiosa para assistir o filme e ver o que vou achar :)

    Obrigada por ter feito um post tão completo sobre ele ♡

    http://toobege.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Olá
    pela sua resenha podemos ver que não é um filme apenas cômico ou que seja taxado de "bobinho". Através da comédia, puderam realizar um filme bem profundo com quesitos e temas fortes. Eu não queria assistir pela Larissa Manoela, não gosto da pessoa dela e acho que ela interpreta mal. Mas, pela sua resenha, eu acho que vou acabar dando uma chance para o filme, sem dar mais importância ao elenco do que a história.
    beijão
    Karina Pinheiro

    ResponderExcluir
  32. Oi Vanessa, tudo bem?
    Eu não sou o público-alvo desse filme, então não senti muita vontade de conferir. Pode ser preconceito meu, mas acho que não vou me envolver com a história mais infantojuvenil. :/
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  33. Como eu quero assistir esse filme!! Vou ter esperar ter no Youtube. Não li o livro também então vai ser meio que surpresa, não sei bem o que se passa na história do livro. Antes eu não gostava de filmes nacionais, mas agora estão fazendo filmes muito bons. Gosto de filmes assim, mais ''simples'' e que é fácil entender, sabe!
    Beijos

    Boas de Papo

    ResponderExcluir
  34. Oi Van, que resenha mega completa, eu adorei a sua análise. Eu tb me emocionei bastante em alguns momentos e agora quero ler o livro da Thalita!

    Bjs Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  35. Oi, Vanessa! Menina, como os seus posts são completos. Amei isso aqui!
    Não vi esse filme, porém queria. A Ingrid é maravilhosa <3 beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por chegar até aqui para deixar a sua opinião. É fundamental para mim. O que dá sentido com ratificação para cada reflexão entre análises, dicas, informações e sentimentos aqui escritos são essas nossas trocas evolutivas de sensações e pitacos.

Não esqueça de acompanhar frases e outras indicações também pelo Instagram e de clicar em "notifique-me" abaixo do seu comentário para receber por e-mail a resposta dada.

Posts Recentes Mais Posts

MAIS DICAS: @VANESSABRUNT



Direitos Autorais

Todos os escritos aqui postados são de autoria da escritora, poetisa, jornalista e blogueira Vanessa Brunt. As crônicas, frases, poesias, análises e os demais diversos escritos, totais ou em fragmentos, podem ser compartilhados em quaisquer locais e sites (quando não para fins lucrativos: criação de produtos para vendas, entre outros), contanto que haja o devido direcionamento dos direitos autorais. Ademais, as imagens utilizadas no blog para as postagens não são, em sua maioria, feitas pela autora. Portanto, para qualquer problema envolvendo os créditos das fotos, basta entrar em contato e o caso será resolvido prontamente.