DICIONARIOZÃO DE TERMOS DITOS POR QUEM AMA FILMES E SÉRIES

quinta-feira, julho 11, 2019


O que é cliffhanger? O que é prequel? E sequel? O que é found footage? Mesmo para quem já conhece de cabo a rabo os significados de termos como spin-off, shippar, spoiler e distopia, outros termos bastante ditos por fãs dos universos dos filmes e das séries podem não soar tão familiares.

O Sem Quases foi além das análises e indicações artísticas e resolveu ajudar no entendimento de conteúdos que falem sobre obras diversas, já que muitas das expressões são também utilizadas no universo literário. E, para esclarecer o que cada uma dessas palavras significam, fiz uma espécie de dicionariozão com os termos principais utilizados por quem ama cinema e TV. Indo dos mais básicos, como crossover e easter egg, até alguns menos conhecidos, expliquei cada uma das expressões que são utilizadas em notícias e comentários.

Assim, fica mais fácil de entender conteúdos das críticas, de matérias sobre cinema e TV e até de comentários pelas redes sociais. Além das explicações, inclusive, alguns termos acabam tirando dúvidas sobre o funcionamento das pausas e retornos das séries. Afinal, o que seria fall season? E mid season? Quais são os tipos de séries que se passam a cada mês? É tudo destrinchado no vídeo. Confira:


E você, já conhecia alguns dos termos? Quais foram as palavras que mais te surpreenderam? Gostaria de ver mais conteúdos assim no canal?

Deixo aqui o lembrete de que estamos também tendo vídeos com poemas e textos recitados, além das análises das simbologias de filmes, séries e músicas.

PARA LER! Se você estiver com saudade de postagens apenas escritas aqui no blog (sem vídeos), calma. Elas vão continuar acontecendo. Mas deixo aqui também o lembrete de que no meu outro site, o Não Óbvio, temos posts de segundas a sextas (em todos os dias), sempre com listas repletas de indicações nada óbvias – em categorias como filmes, séries, turismo, livros e mais.

Clicando abaixo já é possível fazer a sua inscrição no canal:

LEIA TAMBÉM:

19 COMENTÁRIOS

  1. Como sou viciada por série, sempre uso termos como mid season, fall season, spin-off e quem não é muito fã ou só assiste Netflix acaba perdido mesmo. Ótimo post!

    Um beijo,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
  2. Muito bom você ter falado desses termos. Eu como seriador que sou tenho a obrigação de saber tudo.
    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  3. Eu sou super por fora de filmes e principalmente séries, porém, meu namorado vez cinema e ama filmes então já estou acostumado com os termos hahaha
    Beijinhos,

    lesjoursdemarcela.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. ah sou louca por filmes e principalmente series super uso a maioria desses termos, mas mt legal o guia pra quem as vezes ainda fica na duvida

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia quase nenhum e até nos básicos me surpreendi por saber mais. Você sempre com os melhores conteúdos!

    ResponderExcluir
  6. Não sabia o que era cliffhanger, sequel... várias dessas palavras, e olha que sou viciada em filmes e séries e conheço várias das iniciais que você falou. O conteúdo está completão e você sempre faz algo muito diferenciado de todo o resto. Maravilhosa!

    ResponderExcluir
  7. Eu não conhecia nenhum dos termos citados, gostei muito de aprender. Amei o post.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, eu ja ate usava alguns desses termos no meu dia a dia, outros eu não conhecia e ate achei bem chique hahahah adorei seu video e ja dei ate like.

    www.jessribeiro.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ahhhh, que legal Vanessa! Esse vídeo vai ser SUPER mão na roda pra quem ama séries e filmes, mas não está muito familiarizado com essas expressões (ainda mais em inglês)! Vídeo de utilidade pública!

    ResponderExcluir
  10. Oi Vanessa!
    Eu adorei o conteúdo da vídeo!
    Conhecia muitos dos termos, mas alguns nunca tinha ouvido, tipo cameo e found footage!
    Bjs
    A Colecionadora de Histórias - Blog

    ResponderExcluir
  11. Eu só conhecia shippar e spoiler, os outros foram novidade pra mim
    Beijos ♡ Blog | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  12. Que maravilhoso. Conhecia muito dos termos. Amei o post.
    Beijos,
    www.lewestinblog.com

    ResponderExcluir
  13. Que post interessante, amei! E que cantinho mais gostoso por aqui... voltarei mais vezes.
    Beijo, beijo e prazer!
    She

    ResponderExcluir
  14. Eu conheço mais o spolier hehe
    o restante eu desconheço, talvez porque eu não seja fã de séries assim, mas é bom conhecer essas palavras pois se alguém falar perto de mim eu já sei o que significa :p

    Um beijo
    Jéssica Andrews Blog

    ResponderExcluir
  15. Eu amei! Uma vez eu fiz uma postagem parecida em meu blog, mas tinha poucos termos. Com certeza vou indicar sua postagem. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ResponderExcluir
  16. Eu sempre vejo séries e filmes nos final de semana para valer a assinatura do netflix mas acredita que nunca tinha ouvido falar nestes termos.

    Adorei o vídeo com as explicações, ganhou meu like lá no YT.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  17. Oi Va, eu amo filmes e séries, mas confesso que desconhecia alguns dos termos. Foi ótimo você ter feito o vídeo e explicado eles, agora estou por dentro haha gostei muito!

    bjs

    Ariadne ♥
    De volta ao retrô | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia todas, amei demais!

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir

Obrigada por chegar até aqui para deixar a sua opinião. É fundamental para mim. O que dá sentido com ratificação para cada reflexão entre análises, dicas, informações e sentimentos aqui escritos são essas nossas trocas evolutivas de sensações e pitacos.

Não esqueça de acompanhar frases e outras indicações também pelo Instagram e de clicar em "notifique-me" abaixo do seu comentário para receber por e-mail a resposta dada.

Posts Recentes Mais Posts

MAIS DICAS: @VANESSABRUNT



Direitos Autorais

Todos os escritos aqui postados são de autoria da escritora, poetisa, jornalista e blogueira Vanessa Brunt. As crônicas, frases, poesias, análises e os demais diversos escritos, totais ou em fragmentos, podem ser compartilhados em quaisquer locais e sites (quando não para fins lucrativos: criação de produtos para vendas, entre outros), contanto que haja o devido direcionamento dos direitos autorais. Ademais, as imagens utilizadas no blog para as postagens não são, em sua maioria, feitas pela autora. Portanto, para qualquer problema envolvendo os créditos das fotos, basta entrar em contato e o caso será resolvido prontamente.