15 DOCUMENTÁRIOS E AFINS PARA INTERESSADOS POR PSICOLOGIA E MENTE HUMANA

sábado, maio 21, 2016


Como acessar os pontos de atenção do nosso cérebro? Como esquivar dos bloqueios criativos? Como destrinchar o entendimento mais aprofundado de traumas em um ser humano? Todas essas perguntas podem, de fato, ter respostas relativas, aderindo diversas verdades úteis. Cada qual pode desvendar as suas maneiras de atingir maior concentração ou seus meios de como alimentar a própria mente, dependendo dos talentos que desenvolve, para que a produtividade cerebral não bata em tantos muros. Alguns podem saber reler mais afundo outras pessoas e, conversando em pouco tempo, captar possíveis caminhos para melhorias de choques intensos da vida que deixaram marcas de impacto. Mas o fato é que jamais deixa de ser positivo obter conhecimentos sobre estudos mais específicos das áreas psicológicas e neurocientíficas. São meios que podem trazer imensas clarificações e dar impulsos para descobrimentos próprios. Meios que entre nossas discordâncias ou não, abrem alas para reflexões, observações mais aguçadas e tentativas que podem causar imensas melhorias nos âmbitos de superação mental. Por isso, separei um aglomerado de 15 vídeos/documentários que abordam as temáticas. Basicamente todos podem ser assistidos completos diretamente através dos vídeos indicados abaixo. É possível, ainda, mergulhar em diversos quesitos sobre funcionamento do cérebro e dicas variadas de criatividade e afins através das palestras do TED Talks. Mais algumas pesquisas (escritas) são emitidas na descrição do último vídeo (sem contar com os bônus) da lista.

  • Brain Games (Truques da Mente)


Truques da Mente é uma série de estilo documentário interativo que explora diferentes situações e temáticas para demonstrar e exemplificar como o cérebro humano trabalha, desvendando como as ilusões de ótica e a memória seletiva costumam funcionar. Ademais, apresenta a importância de determinadas sensações, como o medo, para a saúde e traz diversos alertas de como lidar com prevenções para quesitos como furtos, além de outros tantos assuntos de base relacionados à mente e atenção. Não é possível assistir um ou demais episódios diretamente em vídeos do Youtube (apesar de existirem fragmentos, como os acima), mas diversas temporadas estão disponíveis na Netflix. A série utiliza jogos, ilusões e experimentos adentrados em testes que o telespectador poderá fazer e outros tantos testes feitos com convidados e afins para mostrar como o cérebro interpreta a realidade e pode nos enganar com frequência. A maior utilidade da série é a forma com que abre nossa visão para precauções diversas cabíveis em práticas do cotidiano.

  • Perception (Série)


Perception é um drama sobre a mente humana. A série é centrada no Dr. Daniel Pierce, interpretado por Eric McCormack (o Will da série Will and Grace), um talentoso, excêntrico e paranoico neurocientista e professor que estuda a fundo a mente e os comportamentos humanos. Ele é recrutado por Kate Moretti, uma antiga estudante sua que agora trabalha no FBI. Juntos, eles vão ajudar na resolução dos mais diversos crimes, no melhor estilo "casos da semana". Sim, é mais uma série na lista (que não pode ser assistida através de vídeos diretos no Youtube), a única que utiliza de fatores fictícios e a única, dentre todos os indicados, que ainda não conferi com totalidade. Mas pelos trechos que já pude assistir e pelo que já li sobre é, além de tudo, uma obra imensamente metafórica (com representações muito bem elaboradas por certas "visões" que o protagonista tem e examina), reflexiva e crítica, que aglomera diálogos densos, com muitos embasamentos científicos e de mensagens filosóficas a serem digeridas em relação a todos os âmbitos possíveis de vida (de estímulos e alertas para questões profissionais, tanto quanto amorosas e demais dos pontos pessoais), merecendo chance, atenção e, quiçá, uma análise aprofundada futuramente por aqui. Meu conselho, desde já, para o momento de mergulho nessa sequência é que os detalhes sejam visados como formas de analogias para pareceres que emitem conceitos e comunicados sobre as emoções e valores humanos que tracem bases de caminhos mais proveitosos e não trapaceados. Estarei conferindo os episódios com completude a partir do meio da próxima semana e atualizando vocês sobre opiniões diversas pelo Snapchat (VanessaBrunt).

  • O Cérebro Inconsciente 


Mais de 90% das nossas ações diárias, tais como beber um café, mudar de canal ou abrir uma porta, fazem-se inconscientemente através de uma espécie de piloto automático que temos no cérebro. Com a ajuda de alguns dos neurocientistas mais prestigiados do mundo, como os professores Allan Snyder ou John Bargh, veremos quais são os mecanismos que regem estes processos e, em que medida, o cérebro inconsciente é capaz de moldar a nossa atenção, perceção e memória. Na verdade, investigações recentes já revelaram que o inconsciente determina também decisões mais importantes, como por exemplo, escolher o nosso companheiro afetivo ou pilotar um caça de combate. O Odisseia tem o prazer de apresentar este apaixonante documentário sobre o cérebro inconsciente, em que desafiaremos os espectadores através de divertidos e interessantes desafios mentais. Descobriremos que enganar o nosso próprio cérebro é muito mais fácil do que pensamos.

  • Conheça Seu Cérebro (Palestra)



Qual o aspecto das ondas cerebrais? Qual a velocidade de um neurônio? Por que o cérebro cria sua própria versão da realidade? Bruce usará a tecnologia para avaliar a atividade cerebral, construirá um cérebro virtual com voluntários da plateia e brincará com a sua mente.

  • Jogos Mentais

Certamente, somos compostos por outros órgãos e membros, formando sistemas maiores e mais complexos, que necessitam de milhares de outros detalhes para funcionarem adequadamente e nos manterem vivos. Contudo, sabemos que é a nossa mente que determina a maior parte do que acontece conosco: o que vemos, sentimos, fazemos, pensamos, etc. O documentário Jogos Mentais, transmitido pela National Geographic, destrincha a importância do tema, levando o telespectador para uma viagem de compreensão sobre como se dão diversas das reações voluntárias e involuntárias em nosso organismo. Você acompanhará um teste sobre efeito placebo, entenderá mais sobre visão periférica e por que nosso cérebro cria uma harmonia que às vezes não existe, ignorando automaticamente as diferenças.

  • O Cérebro Criativo 

Abordando física quântica, lei da atração e o chamado "poder dos pensamento positivo", o documentário busca desenvolver o entendimento sobre as capacidades do cérebro como um dos fatores determinantes de sucesso em uma atividade e como torná-lo mais concentrado.

  • Os Mistérios da Memória (National Geographic)

O vídeo acima está cortado, apenas como representação do documentário, que tem seu link correto indicado ao final desta descrição: Filmado nas gananciosas ruas de Nova Iorque, uma emocionante história criminal vai desafiar os espectadores a testar sua memória com um detetive veterano da NYPD como nosso guia. Mais do que qualquer outra função do cérebro, memórias definem quem você é enquanto um indivíduo único. Mas quando o assunto é memória, as coisas nem sempre são como parecem… faltam detalhes, recordações mudam, e é revelado que o cérebro forma memórias que são 'falsas' (o que pode nos levar a refletir sobre incitamento criativo e como lidamos com os insights). O que os especialistas sabem sobre como nossos cérebros criam e se lembram de memórias vai surpreender você. Assista clicando aqui. O mais bacana é que o documentário faz parte de uma série de outros tantos da sequência "Teste o Seu Cérebro". Os demais prosseguimentos são fáceis de encontrar nos vídeos relacionados.

  • Como o Cérebro Aprende

Pierluigi Piazzi dá palestra pelo Brasil todo falando sobre como "Aprender a Aguçar o Aprendizado". o professor Pierluigi fala de como o cérebro aprende: "Aprender é escrever no cérebro" e critica o sistema educacional como sendo um grande bloqueio para o processo. Apesar de discordar um pouco da noção de "inteligência" muitas vezes utilizadas, porque como muito ratifico: existem vários tipos dela e mais vale a imaginativa do que a robótica, Pierluigi dá um show de reflexões que vão, inclusive, para muito além de quesitos de científicos, mas captando meios filosóficos para que mergulhemos.

  • A Invenção da Psicanálise

O documentário é um prato cheio para os amantes de psicologia. Contém imagens raríssimas do pai da psicanálise, Sigmund Freud, e relatos dele e de Jung, descrevendo, inclusive, seu primeiro encontro. O som da entrevista de Freud para a BBC de Londres em 07 de dezembro de 1938, suas últimas imagens e a trajetória da psicanálise estão nas cenas que são alastradas por Elizabeth Roudinesco e Peter Gay (biógrafo de Freud), dois nomes de destaque da área. A Invenção da Psicanálise é um documentário francês de 1997, então não é um meio com atualizações das últimas teses mais refrescantes, mas sim um rio do encetar, no qual podemos, de qualquer maneira, entre discordâncias ou palmas, refletir e analisar as nossas próprias observações diárias mais afundo e as decorrências de alcances mais atuais. A obra mostra, detalhadamente, a trajetória da psicanálise, desde seu nascimento até as direções tomadas no período após a morte de Freud, associando-a aos fatos históricos de cada época. O filme engloba muito material fotográfico além dos vídeos raros e agrega, inclusive, relato de Ernest Jones, como também as últimas imagens de Freud em seu apartamento em Viena, pouco antes do exílio em Londres, feitas por Marie-Bonaparte, neta de Napoleão Bonaparte.

  • Documentário de Carl Jung


Para quem não conhece, Jung foi um dos principais nomes da psicologia e da psicanálise. Trabalhou e estudou com Freud e, depois, seguiu seu caminho, criando suas próprias teorias - que são apresentadas nas cenas.

  • Encontro com Lacan

Assim como Freud, Lacan também foi um nome de extrema importância para o mundo da psicanálise e para os avanços nos estudos dessa área. Mais do que isso, partiu de pensamentos onde dizia que os psicanalistas pós-freudianos teriam se distanciado muito das teorias, ainda que seja necessário questioná-las e fazer reformulações, e propôs um retorno aos estudos do pensador. Assim, o documentário mostra não apenas a vida de Jacques Lacan, como o avanço de suas teorias e direcionamentos da psicanálise.

  • Autismo: Diferentes Tipos + Esquizofrenia: Vozes da Escuridão


O primeiro documentário tem a intenção de mostrar, em cenas reais, o que de fato é o autismo, suas diferenças e como as pessoas podem lidar com a doença. Já no segundo, a reflexão vem perante a temática da esquizofrenia, palavra que vem do grego e significa "um vão entre a mente e a alma". A obra aborda uma pesquisa que diz que um a cada 100 norte-americanos sofrerá da doença. As cenas mostram diversas manifestações dos distúrbios psíquicos, fazendo com que consigamos enxergar o determinado universo de uma forma clarificada.

  • Mistérios da Memória

Com muitas das teses apresentadas em "Os Mistérios da Memória"  da National Geographic, o documentário nos encaminha para compreensões mais abrangentes de como ajudar o cérebro a memorizar melhor, como nossa mente reage a certas situações em que "os brancos" ou sustos ocorrem e como memórias 'falsas' acabam crescendo perante nossas emoções.

  • Os Segredos do Cérebro Humano: Memorização + Bônus: Suportes Para Memorização


Você sabia que ler algo pouco antes de dormir ajuda a fixar aquela informação de melhor maneira? O velho ditado, "nada melhor que uma boa noite de sono" para resolver um problema realmente é verdade. Comprovado pela neurociência: o sono organiza a mente ."Dormir e pensar no assunto" é uma ótima solução para nossas confusões e agonias. Enquanto dormimos o cérebro continua em atividade, processa e seleciona informações vivenciadas durante o dia; fortalece o sistema imunológico, fixa aprendizados, melhora a memória selecionando as lembranças que devem ser esquecidas e possibilita a solução de problemas que nos afligem durante a vigília. Ou seja, é no momento do sono que o cérebro mais define o que será "guardado" com maior captação e o que pode ser "jogado para o subconsciente". Além disso, o cérebro humano tem a capacidade de captar informações novas durante o sono, concluiu uma pesquisa publicada por pesquisadores do instituto israelense Weizmann. Confira sobre o cébero e as seleções durante o sono aqui e sobre a captação de novas informações durante o sono aqui. Tudo isso vai para além do que é mostrado no primeiro vídeo acima (sendo acréscimos), que agrega premissas sobre como alargar a memória, estimulando melhor produtividade da mente. O último vídeo fica como um bônus, sendo um tipo de "curso" para ajudar na memorização. 

O vídeo curtinho do link acima aborda um tema que visualizo como fundamental para melhor organização, compreensão e realização de planejamentos. A pesquisa indicada no vídeo foi explicada através do livro "O que não se ensina em Harvard Business School". O cérebro, ao visualizar as informações do que você pretende conquistar, expele a elaboração de demais ideias, teses, formas de alcances para as metas, caminhos mais clarificados para traçar e, até, metas em somas que podem ser seguidas. Etapas ficam mais claras, sensações mais definidas, criatividade mais aguçada. Assim como a pausa é fundamental para que, vendo e sentindo o mundo, possamos ter inspirações e entendimentos ainda maiores, já que um traço de vida vai se relacionar a outros tantos e abrir portas, o momento de destrinchar os objetivos, também faz a sua mente enxergar mais a si mesma. A escrita é a minha arte terapêutica por ser o meio que mais traz nitidez para reler a mim e aos meus arredores, e por mais que cada qual possa ter as suas maneiras de 'conversas consigo' ou 'desabafos à sós', as suas artes de encontro e afins, qualquer que seja a forma que você ache para releituras internas, irá exteriorizar de alguma maneira. É o que a escrita impulsiona a ser feito. O que pôr no papel, na tela, impulsiona a ser captado. É um momento de pausa e de arrumação da bagunça interna. Nada que fica só dentro fica bem formado, estruturado, coordenado e lúcido. Nada que fica só dentro fica com menos "e se" do que poderia, por mais que pareça descomplicado o bastante. Amor sem ato, não é amor. Trabalho sem ato, não é trabalho. Dúvida sem ato não é dúvida: é desistência. E ato sem planejamento, por mínimo que seja, é impulso. Impulso sem releitura é falta: de coragem, de sentimento, de verdade, do que for que tira um tanto do valor daquilo e da grandiosidade que poderia alcançar ou das consequências menos negativas que poderia ter. Só o ato salva a honestidade, só a honestidade salva o 'valeu a pena' de qualquer fato, só o conversar consigo antes do ato salva o ato, só o mostrar para si, de alguma maneira, salva o conversar consigo.

Outros vídeos bacanas sobre mente humana e psicologia são: O Segredos da Mente Humana: EmoçõesTente Algo Novo por Trinta Dias (super recomendado como um bônus!), Ansiedade e Angustia: A Importância da RespiraçãoDicas para Estudar com Mais EficiênciaComo Expandir a Potência da sua Memória, Eu Tinha um Cachorro Preto: Seu Nome era Depressão, Como Funciona o Cérebro, Consumo de Crianças: A Comercialização da Infância  e Albert Einstein: A Mente de um Gênio.

Já conhecia algum dos vídeos/documentários? Qual o mais impactante para você? Conhece mais algum que segue as temáticas e acha interessante para compartilhar? Não deixe de emitir as suas opiniões e indicações aqui nos comentários!

LEIA TAMBÉM:

40 COMENTÁRIOS

  1. Voce e seus posts maravilhosos!! Acho incrivel como alem dos seus textos, poemas e analises, voce ainda consegue indicar coisas alem e tao incriveis. To amando ver os documentarios e eles me deixam super chocada kkkkkk as series ja entraram para a lista e vou procurar depois, me deixaram super curiosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Você e seus comentários que agregam em maiores sentidos para este nosso cantinho! Obrigada por constantemente compartilhar as suas sensações e fazer cada indicação e reflexão valer ainda mais. Que alegria gigantesca por saber que pôde mergulhar em opções inovadoras sobre essas temáticas que nos encaminham a reflexões e críticas deleitosas e visões mais aguçadas, Pa. As séries são super bacanas também e o mais bacana é que acabam abrangendo em aprofundamentos maiores e exemplos mais aproximados o que vários dos documentários agregam também. Espero que cada indicado possa abrir alas para suas teorias e visões próprias em crescimento, viu? Um super beijo!

      Excluir
  2. Esse bonus final ficou perfeito, me estimulou muito a escrever minhas metas no papel, nunca tinha levado isso muito a serio. Suas reflexoes e indicações sao sempre maravilhosas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Ana, como fico maravilhada por ler isso! Lançar as nossas ideias para formas que amplificam as nossas releituras internas é algo que vai nos estimulando a reler mais de nós e a caminhar com clarificação e densidades úteis, que são pontos que as teses deste nosso cantinho carregam: refletir e sentir, transbordando, de forma que nos levem mais ainda aos interiores. Fico super alegre por saber que, mesmo sendo um vídeo bem pequenininho de bônus e não tão enriquecido, mas com uma janela para que aprofundemos, você pôde captar os enfoques e intensidades emitidas abrindo mais portas assim. Espero que os demais indicados possam agregar em ainda mais inspirações, visões e afins, viu? Um super beijo!

      Excluir
  3. Vou assistir Truques da Mente AGORA no Netflix, porque eu gostei muito dessa pequena parte que você mostrou aqui. Já estava procurando algo pra assistir agora, aí entrei aqui e vi essa indicação. Aproveitei pra salvar esse seu post aqui pra ver sempre que tiver dúvida. Porque eu desvio a minha atenção nas coisas muito rápido e não me apego muito a detalhes. É horrível quando eu estou em alguma festa com as minhas amigas, elas comentam sobre alguém e no dia seguinte vão falar sobre e eu fico perdida porque não prestei atenção. Tenho um sério problema com isso. Se eu to aqui agora respondendo os comentários, posso até ouvir música, mas se eu tiver respondendo os comentários e vendo um filme, não consigo prestar atenção 100%, aí ou eu me dedico totalmente pra responder os comentários ou eu me dedico totalmente para ver o filme. Já fiz esse teste comigo mesma inclusive. Adorei o post!

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Thami, que delícia é saber que pôde mergulhar em meios que aguçam as nossas reflexões e agregam praticidades a mais para que testemos e observemos com maiores intensidades. As séries são maravilhosas! E o mais bacana é que acabam abrangendo em aprofundamentos maiores e exemplos mais aproximados o que vários dos documentários agregam também. Ou seja, uma obra complementa, acrescenta e até traz certos meios de caminhos diferenciados perante a outra, nos fazendo criar mais críticas, caminhos e reflexões próprias. Espero imensamente que cada indicado que for conferindo possa ir abrindo mais portas para as suas próprias teses. Afinal, muito depende também da nossa essência, do que desejamos, fazemos, conhecemos de nós... não é? Mente, sentimentos, valores de vida... tudo acaba sendo tão conectado e podendo salvar ou destroçar um ao outro. Focar assim em uma coisa de cada vez não necessariamente é algo negativo, e Truques da Mente aborda essa questão! Acho que você vai adorar e sentir muita utilidade, viu? A questão é como dividimos o tempo dos nossos enfoques, como lidamos com as escolhas do que ganhará a atenção e com que porcentagem e por aí vai. Adorei sentir a sua empolgação perante a temática! Obrigada por alargar assim os sentidos deste nosso cantinho! Um super beijo!

      Excluir
    2. Assisti o primeiro episódio de Truques da Mente e, realmente, é incrível a forma como eles colocam a questão sobre o nosso foco, a nossa atenção que quando é dividida vira uma loucura. Ainda vou assistir os próximos episódios, mas já me surpreendi muito com o primeiro.

      Excluir
  4. Vanessa voce sempre arrasa nas dicas de documentários, acredita que eu não era muito de assistir, mas depois que comecei a acompanhar teu blog já assisti vários! Amei o bônus, é o primeiro da lista! bjuxxx <3
    www.taayvargas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Tay, que alegria imensurável é saber que pôde ir ampliando mais suas visões, reflexões e meios para alimentar mente e transbordamentos a partir deste nosso cantinho! Documentários são deliciosos, nos trazendo intensidades mais aproximadas, práticas e críticas mais palpáveis e afins, não é? Obviamente, certos vídeos, filmes e afins podem ter os mesmos impactos, mas é uma maravilha mergulhar nessa maneira tão diferenciada e de impactos singulares para refletir, não é? O último bônus, apesar de ser um vídeo bem curtinho e não muito enriquecido/aprofundado, traz uma abordagem bacana, que foi um pouquinho destrinchada em escrita, para que possamos, por nós, cavar ainda mais! Espero que ele possa ter seu papel de alargamento para as suas visões e práticas amplificadas com ainda maior autoconhecimento e clarificações, viu? As séries também são incríveis! Espero que possam ganhar um espacinho na sua agenda quando possível. Obrigada por essa alegria agigantada que ficou em mim por ler essa suas palavras e sentir ainda mais os sentidos deste nosso cantinho! Um super beijo!

      Excluir
  5. Gostei muito da explicação racional para escrever as metas, até hoje só tinham me falado uma coisa meio ~o segredo~ que não é bem pra mim, esse video faz muito mais sentido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Ni, acredito imensamente em quesitos de energia também, mas a reflexão sobre autoconhecimento em conexão a esse expelir para o cérebro 'enxergar além'é basilar, não é? Todos precisamos descobrir as nossas terapias mais íntimas, formas de relermos o nosso interior no nosso silêncio barulhento, a sós (conosco). E essa 'necessidade' das artes, das palavras, da comunicação interna, de não só falar com outros, mas de ver um filme sozinho, ouvir músicas a sós, fazer uma leitura e afins - a sós -, viria de onde? Qual o fundamento? É um dos tipos de alimentos imprescindíveis para a organização mental. Adorei saber que pôde mergulhar ainda mais nos quesitos!

      Excluir
  6. adorei as dicas dos documentários Vanessa! sempre acabo descobrindo muitos assuntos legais por aqui! dos que citou só assisti alguns episódios do Truques da Mente, e achei bem legal, descobri recentemente que tem no Netflix e a lesada aqui não sabia hahaha eu adicionei ele na minha lista e assim que eu acabar de ver alguma série eu começo a assistir ele novamente! haha

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Que delícia que é saber que sente mais caminhos abertos com descobertas que levam a outras ao mergulhar neste nosso cantinho, Grazi! Porque essa é a maior intenção, a maior base: que possamos refletir mais, reler mais de nós, descobrir mais - de mãos dadas. Espero que possa ir devorando os indicados, ainda que aos pouquinhos, e adorei imensamente saber que já navegou por um deles. O bacana da série é que podemos ir vendo entre intervalos das que acompanhamos, de maneira mais aleatória e entre 'espaços mais largos' e, ainda assim, as conexões serão incríveis, não é? As reflexões da entrelinhas são uma delícia e a outra indicada também agrega, de maneira ainda mais filosófica os quesitos. Espero que possa desvendar mais ainda nesses outros apontados, viu? Um super beijo!

      Excluir
  7. Gosto muito de documentários, enriquece! gostei desse sobre o celebro criativo, eu assistia muito o history, mas cancelamos a tv kk'
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O History é uma delícia mesmo, Ana! Adorei saber que acompanhava algumas maravilhas por lá. O bacana é que podemos relembrar de algumas e descobrir outras bem bacanas na web, não é? O documentário do Cérebro Criativo nos encaminha para diversas vertentes bacana de aprofundar em reflexões bem singulares que mesclam com críticas úteis e praticidades a mais. Fico super feliz por saber que mergulhou assim nele. Espero que os demais possam também abrir alas para mais das suas visões e inspirações, viu? Um super beijo!

      Excluir
  8. Post incrível! Gosto muito dessa temática e de saber mais sobre o cérebro e conceitos criativos. Só tinha assistido ao Perception e gostado muito! Fiquei muito curiosa por vários, mas principalmente por Mistérios da Memória <3
    boa semana :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Oba! E: oba! Que alegria por saber que viu Perception e adorou, Ma! Porque estou aguardando uma folguinha nesta semana para devorar ainda com maior completude. Essa noção mais filosófica da série em conjunção com diversas entrelinhas de reflexões em 'plus' com os conceitos científicos me deixam imensamente louca de curiosidade e querendo aprofundar e encontrar as demais metáforas agregadas. O bacana dessa temática é que quesitos de reflexões sociais, dos relacionamentos humanos e afins ficam muito inclusos nos pontos implícitos, não é? Espero imensamente que os demais indicados possam abrir alas para mais das suas reflexões, inspirações e afins, viu? Truques da Mente é outra série maravilhosa para ir acompanhando nos intervalos das nossas favoritas.

      Excluir
  9. Essa 'Truques da Mente' está na nossa lista da Netflix a um tempinho e eu só enrolo o Rodrigo que quer assistir! hahaha agora depois de ver sua indicação e opinião, me animei mais ein? depois conto o que achei :D beeeijo, Ja fomos legais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Que delícia é ler isso, Lo! Diz para o Rodrigo que a indicação dele está mais do que aprovada, viu? Rs. Confesso que a série não foi daquelas que quis devorar trocentos episódios seguidos, porque tenho meus xodós (Grey's Anatomy, Outlander, Reign...) para prosseguir, mas é super válida para ver em intervalos das suas favoritas e em momentos a mais. É algo imensamente curioso, informativo e com críticas bacanas nas entrelinhas, acabando por nos fazer refletir e praticar ainda mais novas teses próprias e reformulações de tentativas diárias para melhorias de atenção. Espero que adore, viu? A outra série (Perception) está me ganhando totalmente e pretendo mergulhar ainda mais nos próximos dias! Ótima pedida também. Um super beijo!

      Excluir
  10. Vaaaaaannnnn, tô pirandoooo nesses vídeos... eu AMO Braing Games... e concordo com voc6e, não dá ora assistir um ou demais, é um vício louco! hahahha
    nunca vi Perceptions, nem sabia da existência, tenho que assistir essa série!!! <3

    =*
    Mani Piñeiro
    @Blog_ManiPineiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que alegria gigantesca é saber que já mergulhou assim em um dos indicados, Manu! Surto com Brain Games e a forma com que aguça, além das nossas reflexões críticas, a nossa observação diária e, consequentemente, valorização e ampliamento das minúcias, não é? Estou esperando uma folguinha na agenda para devorar com mais completude Perception, mas posso afirmar que pelo pouco que já apurei, caí de amores. Estou louca para conferir melhor com urgência também, viu? Minha fé nas teses citadas só faz aumentar. Espero que adore e que possa ir devorando os demais indicados de maneira que abram diversas portas para as suas inspirações e afins a mais! Um super beijo!

      Excluir
  11. Gosto sempre de suas recomendações e agora vou ter que ver cada um hehehe
    Acho que desses conhecia só o primeiro, mas já me interessei pelos demais
    Beijos,

    Amanda
    http://talesandtalks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Como é maravilhoso saber que sente esses mergulhos aprofundados por aqui a cada nova reflexão e indicação mesclada, Manda! Adorei saber que já tinha navegado por um dos indicados e espero que os demais possam abrir portas que causem descobertas em ciclos incessantes perante mais das suas inspirações, caminhos de releituras internas e afins, viu? O mais bacana é que cada vídeo/documentário/série vai complementando e/ou reformulado um ao outro, o que vai nos fazendo causar ainda mais teses próprias com embasamentos firmes em observações, sensações e nas reflexões que nos emitem. Espero que possa ir nas maiores entrelinhas para indagações assim variadas. Conta o seu favorito depois? Um super beijo!

      Excluir
  12. Comecei a ver esse truques da mente, bom demaaaaaaais! Gente, é incrível as coisas que ele fala, eu acho impressionante como funciona o nosso cérebro.

    beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Como é maravilhoso saber que está mergulhando assim em um dos indicados, Bá! O mais bacana da série é que ela agrega, nas entrelinhas, diversas críticas sociais e meios de reflexões para releituras internas nossas, não é? As relações humanas e a relação do ser humano consigo vai ficando mais firmada em reflexões encaixadas nas implicitudes e as partes filosóficas acabam não ficando de fora dentre os tantos teores científicos e mais curiosos super incríveis! Creio que você vai adorar diversos dos vídeos/documentários a mais indicados, como o Jogos Mentais, viu? Espero que a outra série (Perception) também ganhe um espacinho na sua agenda, porque estou pretendo devorar melhor por agora e a curiosidade está corroendo aqui, rs. E que os demais indicados possam impulsionar a ainda mais aberturas de alas para as suas visões, inspirações e observações mais aguçadas com diversidades enlaçadas. Um super beijo!

      Excluir
  13. Vanessa, quando você faz posts com vídeos, no lugar dos vídeos do post, me aparecem vídeos do seu canal e tenho que atualizar a página inúmeras vezes para conseguir ver o certo. O que será? :\
    Bom, depois das atualizações rs adorei o post e as dicas. Sou super interessada em psicologia e gosto de ver vídeos e documentários sobre o assunto. Com certeza vou vou alguns dos indicados aqui, começando pelos mistérios da memória, fiquei curiosa!
    Adoro seus posts!
    Beijo

    Blog Lua Soares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, obrigada imensamente por informar o problema que está ocorrendo para você. Provavelmente o caso é a sua conexão de internet que, quando um pouco mais lenta e/ou com certas quedas, pode gerar 'travas' durante o carregamento que embolam os vídeos indicados com outros do site. Isso ocorre somente quando acessa o Sem Quases ou outros blogs/sites com diversos vídeos em alguma postagem também? Estarei verificando para solucionar o mais rápido possível maneiras de impedir que o ocorrido se repita, mesmo que as condições sejam de algo mais direcionado para minúcias próprias/específicas assim, certo? Se observar a internet, não for o caso e persistir, avise para que possamos rever. A ideia principal é que possamos refletir de mãos dadas aqui e de forma deleitosa, com navegação tranquila. Então estou disponível para todas as melhorias que pudermos alcançar!

      E, de resto, fico alegre de forma imensurável por sentir esse seu carinho tão incrível de receber e retribuir com gosto. Obrigada por mergulhar assim neste nosso cantinho, devorando os indicados e reflexões diversas em mesclagem e compartilhando as suas visões e sensações, causando mais sentidos para cada partilha emitida, viu? Meu sonho eterno como segunda opção de curso para a faculdade sempre foi psicologia (ainda pretendo fazer um dia), então pense na delícia que foi selecionar alguns desses vídeos/séries/documentários. Espero muitíssimo que cada indicado possa agregar em aspectos para muito além dos científicos, impulsionando reflexões críticas variadas e enriquecidas, bem como releituras intensas internas! Um super beijo!

      Excluir
  14. Oi Vanessa, eu sempre assisto Truques da Mente, acho fascinante como a nossa mente funciona (e como ela pode pregar peças na gente). Gostei das sugestões, especialmente os vídeos sobre psicanálise, Jung e Lacan ~ vou assistir! Beijo :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Mila, que alegria por saber que já devora assim um dos indicados. Um dos pontos mais bacanas da série é o quanto nos aguça ainda mais os sensos de observações para minúcias, o que nos leva a reflexões ainda mais aprofundadas nas entrelinhas, não é? Sinto que Perception (que ainda vou devorar com mais completude) nos encaminha para detalhamentos críticos em conjunto com esses científicos ainda mais! Espero que possa ir conferindo os indicados e recebendo somas para as suas inspirações, releituras internas e afins, viu? Os mais focados na psicanálise são maravilhosos para pensarmos nas evoluções e teses próprias que podemos alargar com leituras de mundo, de gente, de relações humanas, não é? Um super beijo!

      Excluir
  15. Adorei as indicações, eu não conhecia esses documentários. Adoro esse assunto e já vou começar a assistir :)
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma delícia mergulhar nesses quesitos que tanto nos levam a releituras internas e a mais 'ousar' em experimentos e organizações diários, não é, Ca? Uma mesclagem de coração e mente com fulgor. Adorei imensamente saber que pôde descobrir novos meios para aprofundar as suas próprias observações e formatos! Espero que cada indicado possa ir abrindo ainda mais alas para inspirações e reflexões críticas diversas, viu? Um super beijo!

      Excluir
  16. Eu amo a sua parte, e eu sou seus fãs

    Alborg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delícia que é receber esse carinho lindo, An! Obrigada por alargar os sentidos do nosso cantinho. Espero imensamente que cada reflexão e indicação possam sempre encaminhar as suas inspirações e reflexões para além, para somas, para formas de mudar para prosseguir com a mesma essência, viu? Um super beijo!

      Excluir
  17. A mente de facto é um mundo!
    Gosto muito de ver o Truques da Mente, fico sempre a pensar o que no quão perfeito é a nossa mente se for bem conduzida. E caso contrário, o quão perigosa ela também pode ser.
    E como tudo está nas mãos da nossa mente.
    Vou guardar as tuas sugestões para ir vendo, há muitos que me interessam. Por exemplo, sobre autismo.
    Obrigado pela partilha.

    Abraço
    Du'Art
    https://duartmaison.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Du, que delícia é saber como mergulha nesses quesitos em reflexões aprofundadas sobre essência de ser e sobre meios que mesclam coração e mente de buscar novas teses e reformulações para não cair nesses maiores 'perigos', apesar de alguns serem até fundamentais para a nossa evolução mais interior e densa, não é? Por isso toda essa 'imperfeição perfeita', inclusive. Espero imensamente que cada indicado possa abrir alas para mais das suas inspirações, meios de releituras internas e inovadas maneiras de organização, viu? Obrigada por compartilhar as suas sensações e alargar os sentidos deste nosso cantinho! Um super beijo!

      Excluir
  18. Que interessante Vanessa, quero ver o curso de memorização quando tiver um pouquinho mais de tempo, rs. Beijo!

    www.outrodetalhe.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá, como é maravilhoso sempre passear pelas suas sensações emitidas que alargam os sentidos reflexivos deste nosso cantinho! Espero imensamente que cada tese de reflexão compartilha e que cada indicado possa alimentar ainda mais as suas releituras internas e inspirações variadas, viu? O suporte para impulsionar memorização nos faz refletir bastante, é algo bacana para que encaixemos inovadas praticidades no cotidiano. Espero que adore e que crie, a partir, mais das próprias observações e formulações. Um super beijo!

      Excluir
  19. nossa, qt coisa interessante, eu tenho gostado mt desse tema de desenvolvimento da mente, acho que vou assistir alguns!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Que delícia é saber do seu mergulho para transbordar ainda mais, Lí! O mais bacana da temática que nos leva a reflexões diversas para âmbitos variados, desde o mais âmago ao mais social, desde o mais filosófico ao mais científico... São pontas que vão se mesclando dentro da base e formando diversas outras nas quais encaixamos muito mais releituras internas, meios aguçados para autoconhecimento e reformulações diárias de inovações para manter a essência, não é? Espero que cada indicado possa englobar essas entrelinhas para você, viu? Um super beijo!

      Excluir

Obrigada por chegar até aqui para deixar a sua opinião. É fundamental para mim. O que dá sentido com ratificação para cada reflexão entre análises, dicas, informações e sentimentos aqui escritos são essas nossas trocas evolutivas de sensações e pitacos.

Não esqueça de acompanhar frases e outras indicações também pelo Instagram e de clicar em "notifique-me" abaixo do seu comentário para receber por e-mail a resposta dada.

Posts Recentes Mais Posts

MAIS DICAS: @VANESSABRUNT



Direitos Autorais

Todos os escritos aqui postados são de autoria da escritora, poetisa, jornalista e blogueira Vanessa Brunt. As crônicas, frases, poesias, análises e os demais diversos escritos, totais ou em fragmentos, podem ser compartilhados em quaisquer locais e sites (quando não para fins lucrativos: criação de produtos para vendas, entre outros), contanto que haja o devido direcionamento dos direitos autorais. Ademais, as imagens utilizadas no blog para as postagens não são, em sua maioria, feitas pela autora. Portanto, para qualquer problema envolvendo os créditos das fotos, basta entrar em contato e o caso será resolvido prontamente.