15 LISTAS DA MINHA COLUNA NO JORNAL CORREIO COM DICAS QUE VOCÊ NÃO VAI ENCONTRAR EM NENHUM OUTRO LUGAR

sábado, janeiro 11, 2020


Além de produzir aqui para o Sem Quases (onde falamos das metáforas, simbologias e reflexões da vida e de filmes, séries, livros...) e para o Instagram (com vídeos no IGTV e frases e trechos dos meus livros), também deixo diversas indicações (mais rápidas) no site Não Óbvio e na minha coluna do jornal Correio da Bahia. Em ambos, as dicas são sempre em formatos de listas. No Não Óbvio temos posts de segundas a sextas e na coluna em todas as quartas-feiras.

Para que possam conhecer um pouco do que produzo na minha coluna do jornal (que são dicas que eu deixaria facilmente por aqui também), resolvi selecionar algumas das listas que já fiz por lá e trazer em um compilado especial. Vida Profissional, Literatura, Filmes e Ilustrações, Turismo Pelo Brasil e Turismo Pela Bahia foram algumas das categorias que pontuei aqui para que você conheça algumas das listas que já foram feitas dentro desses temas.

Alguns dos meus livros favoritos, dos meus ilustradores, dos meus filmes e dos meus lugares favoritões estão nesses conteúdos. Neles, sempre deixo dicas e indicados que realmente mexeram com o meu emocional e que saem dos clichês que ficam nas dicas mais vistas por aí. Ou seja, são listas que não se parecem com nenhuma outra que existe pela web (tanto no Não Óbvio como na coluna, já que, inclusive, a coluna é uma extensão do site Não Óbvio). Vem mergulhar comigo:

VIDA PROFISSIONAL


1. Cinco dicas práticas para escrever de forma mais criativa | Leia também diretamente no LinkedIN

A escrita criativa é a capacidade de escrever de forma inusitada aquilo o que se deseja transmitir. Ou seja, é conseguir ir além de técnicas e de afirmações endurecidas que podem não impactar a todos. É uma prática que leva, inclusive, a um maior poder de argumentação e convencimento, além de estimular o olhar mais detalhado para o mundo. É aquilo que consegue captar a atenção do outro pela inovação.

Como escritora, também dou oficinas de escritas criativas em universidades, escolas (para ensino médio), empresas e eventos diversos. Afinal, a escrita criativa não é somente sobre algo a ser utilizado no papel. Ela é fundamental para a construção de um bom vídeo, para a organização de uma boa apresentação, para dar mais ideias para propagandas, projetos de marketing, posts interessantes e muitos outros formatos e meios.

Resolvi, então, dar uma palinha do que trago nas minhas oficinas e pontuar algumas dicas práticas e que considero basilares para quem quer prender um leitor, espectador ou cliente de formas nada óbvias. Pega o lápis e vamos lá.



2. Cinco dicas que ninguém diz para fazer o TCC nota 10

O Trabalho de Conclusão de Curso é a fase mais louca de qualquer gradução, pós-graduação ou de outros cursos que o tenham como fechamento de todo o trajeto, mas ele pode acabar sendo mais prático e gostoso do que muitos imaginam.

Na minha gradução de Comunicação Social em Jornalismo criei o @nao.obvio (naoobvio.com), site de curadoria e dicas em listas que gerou a minha coluna no jornal Correio e uma parceria com o portal iBahia (dois dos maiores veículos de comunicação do Norte e Nordeste do Brasil). Durante todo o processo de criação dele, fui percebendo detalhes que me ajudaram a tornar as etapas do TCC mais produtivas e simples.

Recentemente, fui convidada pela faculdade na qual me formei para falar um pouco sobre tais percalços. Em conversa com outros ex-alunos, professores e atuais estudantes, trocamos figurinhas sobre o tema e, no fim, resolvi trazer as principais dicas que tenho sobre o assunto aqui para o nosso papo de todas as quartas-feiras (ou seja, para coluna do jornal Correio, de onde é o link acima).

As dicas, inclusive, podem acabar servindo para outros projetos, como o início de um negócio para um empreendor. Confira as formas pouco óbvias de tornar a sua ideia ainda mais fácil de gerar um 10 no fim das contas.


3. Cinco dicas para melhorar o estudo ou o trabalho dentro de casa

Produzo muitos dos meus trabalhos de casa, a coluna no jornal Correio e os meus livros lançados são alguns dos exemplos. Posso, portanto, afirmar de mão cheia que ter um home office ou estudar em domicílio nunca é um processo simples. Tudo pode ser uma distração mais fácil, o barulho dos arredores parece chamar para a rua e a cama pode ser mais convidativa do que todo o resto em diversos momentos. Mas é possível que o foco fique bem construído e que tudo flua com tanta produtividade quanto (ou até mais do que) em um ambiente externo.

Na coluna, inclusive, já fiz uma lista de espaços coworking (também com gratuitos) para quem quer fugir do ambiente caseiro em Salvador  e ainda fazer mais fazer networking durante o processo de trabalho ou estudo. Mas, se você não está com tanta facilidade de locomoção ou de gastos possíveis, aí vai uma lista com dicas que não são facilmente encontradas e que, por experiência própria, são certeiras para maior facilidade de concentração e produção na hora de fazer acontecer em casa.

Seja para quem está estudando para um concurso importante, para quem está fazendo um curso à distância ou para quem está trabalhando totalmente de casa, no final, deixei, ainda, indicações de ouro para que o seu ambiente fique ideal. Confira.


4. Cinco dicas para criar conteúdos nas redes que fidelizem seu público

Conquistar um grande número de seguidores ou até um bom engajamento nas redes sociais pode não ser mais tão dificultoso para quem tem um conteúdo bacana e estuda as boas dicas de estratégias pela web. A grande questão, porém, é conseguir ter um público fiel. Ou seja, ter aqueles seguidores que sempre estão ali, ativos e acessando os seus perfis, querendo interagir e, até, querendo divulgar o seu projeto.

Já não basta fazer um conteúdo criativo ou bem apurado e nem sequer um produto de qualidade para ter um público realmente fidelizado. É preciso conquistar a confiança e o interesse dos seguidores ao ponto de gerar engajamento e a vontade de sempre retornar.

Como produtora de conteúdo e pós-graduanda em Influência Digital, aprendo na prática todos os dias sobre as novas e melhores formas atuais de construir a tão sonhada fidelização. E como estamos agora tendo também dicas que vêm dessas experiências nesta nossa coluna de todas as quartas, lá vamos nós para ajudar a sua marca ou sua vida de influencer.

◕ DICA EXTRA: Se você gostou dessa lista, pode se interessar pela parte 1 e pela parte 2, com dicas de perfis do Instagram que trazem conteúdos e monitorias para você ganhar destaque nas mídias digitais.

LITERATURA


5. Cinco livros sobre casos reais que vão mexer com o seu emocional

Para quem quer iniciar a paixão pela leitura, obras sobre casos verídicos são excelentes indicações. As curiosidades matadas sobre figuras ou situações famosas podem levar qualquer um a devorar páginas, principalmente quando escritas de formas realmente humanizadas. E quando quem produz essas tramas é quem realmente viveu a própria história densa (ou a apurou de forma profunda), os detalhes podem ficar ainda mais sensíveis e repletos de lições de vida para além do óbvio.

Confira obras sobre casos nacionais e internacionais que trazem temas como assassinato, despedida, romance, negligência, política, sociedade, família, salvação, redenção e transtornos.

Indo de uma história de amor até a vida de um serial killer, esta lista traz alguns dos melhores livros que já li e que me surpreenderam não somente como leitora, mas também como autora. Ela é feita para quem quer ler algo inesquecível, ficando com o coração marcado: seja pelas lágrimas ou pelo choque.

DICA EXTRA FUNDAMENTAL: Para quem quer uma ficção que tem uma extrema cara de vida real, indico o melhor livro do gênero que já li na minha existência. Ele é o É Assim Que Acaba, de Collen Hoover (leia uma parte gratuitamente clicando aqui). A obra vai tratar de reflexões sobre a vida de quem não tem um teto, sobre relacionamentos tóxicos e sobre abusos em diversos níveis. Tudo se mistura com romances de tirar o fôlego e, principalmente, com uma construção de empatia com os personagens, fazendo você nunca mais pensar que uma mulher que não se afasta do agressor é simplesmente "burra" (como muitos podem ainda pontuar).



6. Cinco sebos de livros para visitar pelas ruas de Salvador 

Quem nunca ficou caçando uma forma de encontrar aquele livro que está esgotado nas prateleiras das grandes livrarias? Como escritora, o meu primeiro conselho seria: tente comprar diretamente com o autor. Muitos estão ativos nas redes sociais atualmente e disponibilizam as obras com vendas via Direct do Instagram, por exemplo. É uma ação que dá suporte não somente para o lucro do artista, mas também para um contato de importância com os leitores.

Mas, apesar da internet trazer diversas possibilidades, é claro que existem obras de autores que não estão pelas redes sociais, que não estão mais entre nós ou que não permitem vendas com tal contato mais direto. E é aí que os sebos de livros trazem as melhores soluções, ainda podendo surpreender com diversas outras raridades ou best-sellers nas estantes.

Para além dos livros, os sebos soteropolitanos ainda acumulam vinis, filmes, revistas, outros impressos e até roupas em muitos dos casos – e eles ainda dão suportes para quem está buscando produções requeridas por escolas.

Que tal, então, aproveitar qualquer passeio pelas ruas da capital baiana para pagar pouco e adquirir mais conhecimento? Salvador traz desde os sebos espaçosos com cafeterias convidativas até os menores, mas repletos de promoções. É possível alugar livros, comprar, trocar e ter diversas outras ações nos espaços.

Um dos sebos mais aconchegantes e conhecidos da capital é o Porto dos Livros, um dos poucos ativos no Instagram. Ele já foi indicado aqui na coluna na lista de eventos culturais e mensais para nunca perder em Salvador. Mas agora é hora de ir além do óbvio e partir para outros espaços. Conheça outros sebos que podem surpreender sem machucar seu bolso.

◕ DICA EXTRA: Veja (no site do Não Óbvio) também livrarias diversas de rua que são lindas e prontas para receber a sua visita em Salvador. CLIQUE AQUI.


LISTA EXTRA PARA QUEM AMA FRASES:

O site Ruído Manifesto apresenta textos, frases, poemas e vídeos de autores contemporâneos de destaque. Saiu por lá uma lista super bacana com três vídeo-poemas meus e dez frases minhas. CLIQUE AQUI e confira.

FILMES E ILUSTRAÇÕES


7. Cinco cinebiografias pouco óbvias e que vão dar gás nos seus objetivos

Quem nunca tomou uma atitude após ser inspirado(a) por uma boa história? Filmes com roteiros bem amarrados podem mexer com o nosso emocional ao ponto de levantar a autoestima e trazer novas ações que podem mudar o rumo dos nossos sonhos.

Cinebiografias sempre foram as minhas favoritas dentre os gêneros cinematográficos, já que trazem os casos reais da vida de uma pessoa que realmente alcançou os feitos ali pontuados. Elas têm o poder, portanto, de causar ainda mais impacto e de nos apresentar a seres humanos verdadeiramente inspiradores.

Com obras sobre pessoas que não são tão conhecidas ou outras que ainda estão vivas e não saem da boca de muitos, conheça cinco cinebiografias que não são tão famosas quanto mereciam e que prometem emocionar e te deixar com aquela empolgação para correr atrás do que deseja.

Já havia indicado algumas delas em um vídeo lá do canal. Afinal, fazem parte das minhas listas de tramas favoritas da vida.


8. Cinco formas para descobrir rapidamente o filme ou a série ideal para você

Com as tantas opções que os streamings e a internet deixam nas nossas mãos, o momento de assistir a alguma trama muitas vezes acaba sendo substituído pelas horas de indecisão e procura. Afinal, qual série realmente vai ter a ver com você ao ponto de ganhar uma maratona? Qual filme seria uma boa pedida para o seu momento atual?

Como crítica de cinema e de produções para TV, não posso deixar de pontuar sobre quantas vezes já me surpreendi por furar a bolha e conhecer tramas que aparentemente não seriam do meu gosto. Mas, calma, porque esta listagem é justamente para que você descubra produções certeiras com o que busca ou, ainda, para que possa caçar ideias diferentonas do que tem como costume.

Separei sites, perfis do Instagram e até canais de YouTube que vão ajudar na hora da sua caça pelo filme ou pela série ideal. Vem mergulhar nas dicas e nos indicados.

◕ DICA EXTRA INCRÍVEL: Antes de continuar a leitura, corre também para conferir um compilado especial que fiz (no site do Não Óbvio) com sites que ajudam você a encontrar a trilha sonora completa de episódios de séries, novelas, programas de TV, filmes e muito mais.

9. Cinco ilustradores com artes que você vai querer no seu plano de fundo

Como escritora e como ser humano que mal sabe desenhar um boneco de palito, tenho fascinação por obras ilustradas. Elas, bem como pinturas, têm o poder de criar textos completos sem precisar de uma palavra. E, eu, que sou das letras, muitas vezes enxergo uma poesia inteira ao bater os olhos em certos desenhos.

Não à toa, já tivemos na minha coluna do Correio uma lista de 5 ilustradores baianos para acompanhar pela internet e um compilado de grafiteiras que estão movimentando o cenário em Salvador.

Para além dos incríveis nomes que já foram indicados nesta nossa coluna de todas as quartas, passei a utilizar o Pinterest de forma mais constante recentemente e, por lá, descobri novos ilustradores de tirar o fôlego, que me fizeram ter vontade de colocar suas artes nas telas do meu celular, computador ou, até, em molduras pelas paredes.

Resolvi, então, juntar esses artistas de diversos cantos do mundo e com formatos tão diferentes entre si, para fazer mais uma lista repleta de poesias em imagens. Confira e saiba onde encontrar artes sempre atualizadas de cada um.

◕ DICA EXTRA: Essa lista já havia sido citada aqui no post de Últimas Inspirações em Imagens #3 + Frases e Links com Listas Especiais. Aproveite e corra lá no Pinterest para conhecer mais ilustrações e outras imagens inspiradoras.

◕ DICA EXTRA: Confira ABAIXO algumas ilustrações dos ilustradores baianos e aproveite para conhecê-los no outro compilado de indicações que fiz.


TURISMO PELO BRASIL


10. Cinco parques de diversões fixos pelo Brasil (que não são aquáticos)

Para quem busca relaxar, nem sempre o espaço mais tranquilo é a melhor opção. O encontro com a criança interior e a adrenalina positiva podem fazer dos parques boas pedidas para quem quer desestressar.

A questão, porém, é quem quer curtir a mágia de bons e grandiosos brinquedos pode logo pensar em cantos do mundo como a Disney, em Orlando, e sentir que a ideia está distante demais (ainda mais com o dólar nas alturas). Ou, quem chega a focar no Brasil, pode só ter em mente renomados espaços como o Beto Carrero World (em Santa Catarina) ou o Hopi Hari (em São Paulo).

Mas é sempre bom lembrar que o país verde e amarelo tem de tudo um pouco e oferece, sim, outros grandes e recheados parques para muito além dos aquáticos. Com praças de alimentação, estruturas completas e brinquedos que vão dos mais radicais até os infantis, existem diversos locais prontos para divertir todas as idades – e fui atrás dos melhores deles.

Confira a seleção fora do óbvio e com alternativas em diversos dos estados nacionais.

◕ DICA EXTRA: Aproveite e veja também parques não óbvios para conhecer nos EUA e cinco lugares para conhecer Orlando além dos parques.
 

11. Cinco lugares do Brasil que parecem vilas encantadas de fora do país

Turismo, arte, cultura e dicas de comportamento se misturam nas listas nada óbvias desta nossa coluna de todas as quartas-feiras – e agora vamos viajar mais uma vez. Para os apaixonados por arquitetura e temperaturas mais baixas ou amenas, desta vez vamos para cantos do Brasil que conseguem nos levar para culturas de outros países ou a uma boa viagem no tempo, causando a sensação de estarmos em uma ida internacional.

Locais que parecem vilas encantadas, com um bom ar de fazenda e universo vintage, e que podem servir como boas fugas para quem não quer o calor do verão entram na lista. Vamos desde cantos do país para visitar com facilidade e poucos custos – e em um único dia, saindo de capitais – até aqueles que servem para que o turista se hospede e mergulhe por dias nas belezas do local.

Holanda, Alemanha e Suíça são alguns dos países que ganham suas arquiteturas e costumes nesses cantos do Brasil. Castelos, charretes e construções antigas e bem conservadas, como as do século XlX, se misturam em outros dos destinos indicados. Seja para quem quer espaços mais badalados, com diversos eventos anuais, ou para quem deseja algo mais tranquilo, as dicas ficam para todos os gostos. Faça as malas para os contos de fadas.


12. Cinco terraços abertos ao público para apreciar a vista em Salvador

Apreciar o pôr do sol ou vistas incríveis da capital baiana pode se tornar ainda mais gostoso quando o momento é regado a comidas, a um cafezinho, a uma boa música ou apenas a um amplo e arborizado espaço. Todas essas possibilidades acontecem em diferentes terraços soteropolitanos que são abertos à visitação do público.

Para quem quer parar e escrever, para quem quer poetizar um momento romântico, para quem deseja fazer cliques incríveis ou apenas para quem quer pausar tudo e refletir: o que seria melhor do que estar nas alturas e vendo cada detalhe de cima – como um drone?

Como uma apaixonada por metáforas e pelo lado menos óbvio das coisas, fui em busca de informações fresquinhas sobre espaços culturais que estão chegando com novidades e outros que continuam belíssimos com diversas opções. Todos eles contam com diferentes tipos de terraços: alguns com restaurantes repletos de mesas e cadeiras, outros com palcos para shows e outros com ambientes mais amplos e lisos.
Conheça os terraços que podem ser acessados gratuitamente ou por um preço simbólico, mas que, no fim, são lucros impagáveis para os olhos.

◕ DICA EXTRA: Veja também 11 lugares não óbvios de Salvador para apreciar a vista e o pôr do sol (no site do Não Óbvio).

TURISMO PELA BAHIA


13. Cinco hotéis curiosos para (apenas) se hospedar ou visitar em Salvador

Terraços com belas vistas, decorações criativas e inspiradoras, arquiteturas de tirar o fôlego, bibliotecas, casarões revigorados e espaços ultramodernos se misturam em hotéis soteropolitanos nada óbvios que trazem detalhes curiosos para quem passa pelo Pelourinho, Rio Vermelho e outros bairros de Salvador.

A antiga casa de um renomado poeta e um espaço todo voltado a temas futurísticos são apenas alguns dos temas a serem encontrados em locais para se hospedar na capital baiana. Mas, calma, não é preciso ser hóspede para usufruir de diversos dos aspectos nada usuais desses cantos. Seja para quem quer apenas dar uma passadinha para tirar fotos ou se deliciar nos restaurantes ou seja para aqueles que desejam fazer um tour completo e até usar um spa (nesse caso, pagando, claro), existem hotéis com entrada gratuita para visitação e muitos encantos para todos os gostos.

Confira uma lista especial – sem ordem de preferências – para qualquer apaixonado(a) por arte, design e boas paisagens e que pode ser usada em qualquer passeio aleatório feito em qualquer dia da semana pelas ruas do axé.


14. Cinco docerias de rua para se descobrir em Salvador

Nem sempre tirar os doces da dieta pode ser a opção mais saudável. Afinal, a alegria de provar um sabor adociçado pode servir como pausa para relembrar os lados mais leves da vida. Como costumo dizer, pausar é sempre também estar fazendo.

Não é difícil, porém, encontrar os restaurantes especializados em doces, tortas e mais sabores açucarados dentro de shoppings ou em outros estabelecimentos bombadeardos de barulhos. Na lista de hoje, vamos fugir dessas opções e falar apenas de docerias que podem ser encontradas nas ruas da capital baiana.

Já fiz uma lista especial com cafeterias criativas de Salvador, mas existem cantos repletos de doces diferenciados que podem deixar também aquele gostinho de se sentir em uma cafeteria – seja pelo aconchego do ambiente, pelas bebidas quentes e geladas ou até pelo próprio café aparecer no cardápio.

Conheça docerias não óbvias que podem nos fazer viajar para outros países, adocicar a vida com possibilidades pouco encontradas por aí e que, inclusive, contam com opções variadas de salgados para quem quer também equilibrar os gostos.


15. Cinco ilhas paradisíacas e nada óbvias para conhecer pela Bahia

Além das praias e opções culturais diversas da capital, a Bahia é recheada de ilhas que conseguem atender as vontades de diferentes públicos. Das cheias de festas e eventos até aquelas que são mais tranquilas, as ilhas paradisíacas vão para muito além das já famosas.

Boipeba, Itaparica, Mar Grande e Frades são quatro das mais conhecidas pelos turistas e baianos, mas existem opções para fugir dos clichês e descobrir outras belezas e roteiros. Para quem deseja uma fuga da vida urbana, separei para a nossa coluna de todas as quartas-feiras uma lista especial com várias dessas ilhas nada óbvias.

Algumas são apenas para conhecer através de passeios que duram um dia e outras são feitas para receber hóspedes à vontade. E ainda tem mais! Até ilha privada que só aceita festas de casamento e grandes eventos entrou no compilado como curiosidade. Confira.


Deixo aqui também o lembrete de que tivemos (acima, na parte de Literatura) a lista de sebos e livrarias de rua para conhecer em Salvador.

Já passou lá no Não Óbvio para conferir mais dicas em listas? Temos postagens de segundas a sextas no site e em todas as quartas-feiras temos a coluna do jornal Correio. Por aqui, nos encontramos em todas as sextas para um papo sempre ainda mais profundo e pessoal. 

LEIA TAMBÉM:

6 COMENTÁRIOS

  1. Que post bacana Vanessa, salvei vários links aqui para ler, obrigadinha!

    Abraço, Yeah, Dream High!

    ResponderExcluir
  2. Amei! Principalmente as dicas de estudo e de escrita. Queria ter visto as do TCC na época que escrevi o meu, mesmo assim acho que dá pra usar em outros projetos

    Obrigada pelo compilado!

    Bjs!
    ¤ Serenar

    ResponderExcluir
  3. Oi Vanessa!
    Que legal que vc escreve em outros lugares, vou dar uma olhada nessas listas interessantes depois! ;)
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Amo listas com dicas, são ótimas descobertas. Minha favorita foi a de ideias para escrita criativa, já que como jornalista, é algo que pesquiso muito. Também gostei da lista com lugares do Brasil que parecem vilas. Anotei os lugares para conhecer futuramente.

    Beijo enorme! ❤ | Quase Aurora

    ResponderExcluir
  5. Harrah's Casino and Resort - Mapyro
    Find your way around 전라북도 출장안마 the casino, find where everything is located with 익산 출장안마 real people and see activity. 상주 출장안마 Harrah's Las 청주 출장마사지 Vegas Hotel and Casino 청주 출장마사지

    ResponderExcluir

Obrigada por chegar até aqui para deixar a sua opinião. É fundamental para mim. O que dá sentido com ratificação para cada reflexão entre análises, dicas, informações e sentimentos aqui escritos são essas nossas trocas evolutivas de sensações e pitacos.

Não esqueça de acompanhar frases e outras indicações também pelo Instagram e de clicar em "notifique-me" abaixo do seu comentário para receber por e-mail a resposta dada.

Posts Recentes Mais Posts

MAIS DICAS: @VANESSABRUNT



Direitos Autorais

Todos os escritos aqui postados são de autoria da escritora, poetisa, jornalista e blogueira Vanessa Brunt. As crônicas, frases, poesias, análises e os demais diversos escritos, totais ou em fragmentos, podem ser compartilhados em quaisquer locais e sites (quando não para fins lucrativos: criação de produtos para vendas, entre outros), contanto que haja o devido direcionamento dos direitos autorais. Ademais, as imagens utilizadas no blog para as postagens não são, em sua maioria, feitas pela autora. Portanto, para qualquer problema envolvendo os créditos das fotos, basta entrar em contato e o caso será resolvido prontamente.