O QUE FAZER EM SALVADOR, NA BAHIA: ROTEIROS SEM CLICHÊS COM CAFETERIAS, LUGARES POÉTICOS, COWORKING, TERRAÇOS, DAY USE EM HOTÉIS, CAFÉ DA MANHÃ, EVENTOS E MAIS

sexta-feira, dezembro 08, 2023


Vivo entre Salvador (Bahia) e São Paulo. A minha agência e a minha rotina como escritora e mentora passeiam entre trabalhos em ambas as capitais. Assim, acabo fazendo parte não apenas de grupos criativos, mas também da vivência de lugares curiosos, sofisticados e/ou poéticos nas cidades. 

A capital baiana inclui locais que já me trouxeram a sensação de estar vivendo em um filme e me ajudaram a romantizar um pouco a vida. Desde as experiências mais luxuosas até as gratuitas, existem espaços poéticos, restaurantes, hotéis e outros âmbitos – como cinema à céu aberto  que me encantaram e puderam entrar na lista dos meus lugares favoritos do mundo. Conheça alguns deles:

➜ CLIQUE AQUI E ME ACOMPANHE PELO INSTAGRAM PARA MAIS CONTEÚDOS


TERRAÇOS:

Terraço do Novotel Rio Vermelho (foto acima): Traz um terraço especial, com bar amplo e piscina, além de vista panorâmica do mar e da cidade no bairro Rio Vermelho. Para quem quer curtir o local sem ser hóspede, muitas vezes o hotel oferece a opção de Day Use (para quem deseja passar um dia ou uma tarde). É presico checar disponibilidade. Além de tudo, o melhor café da manhã que já tive em um hotel foi neste aqui (contando com todos os locais que já visitei pelo mundo).

Mirante Forte São DiogoNo topo da estrutura secular é possível conferir uma vista privilegiada para o imenso mar. O Bistrô traz delícias no cardápio e é ideal para quem quer aproveitar a gastronomia local e ainda admirar a agitação da praia do Porto da Barra, sem perder todo o horizonte que é visto do terraço.

Terraço Glauber Rocha: A vista do terraço do Glauber (divulgação) No Espaço Glauber é possível encontrar cinema, cafeteria, livraria e muita cultura. Ao subir as escadas do local, o terraço oferece vista para construções históricas e para a Baía de Todos os Santos. Apesar do espaço ao ar livre não ter móveis, é possível brincar pelo vasto ambiente liso e sentar pelo chão como muitos fazem, caso seja do agrado.

Clique aqui e veja mais indicações de terraços na minha coluna do Jornal Correio. 


CAFETERIAS ESPECIAIS E LOCAIS POÉTICOS:


Solange Café (foto acima): Poesias e frases escritas nas paredes se misturam a uma decoração vintage e com grandes janelas. Isso acontece na Solange Café, cafeteria que tem desde requeijão na chapa até capuccino. Para além dos elogios para as opções culinárias, como muito acontece com os bolos e biscoitos do local, o espaço sempre recebe críticas positivas também pelo conforto e pela criatividade apresentada. Além de quotes como “Antes arte do que nunca“, a área também conta com objetos que chamam a atenção, como gaiolas penduradas e decoradas com flores de madeira, espelhos variados, relógios de diversos estilos e pratos coloridos, que ficam nas paredes.

Villa San Luigi com Cafeterias e Restaurantes: A Villa é um espaço com visual inspirado na Itália e que reúne diversos restaurantes e lojas. A cafeteria Coffeetown é uma das opções. Com áreas a céu aberto e outras mais privadas, o local mistura diversos detalhes românticos, como a Fonte dos Desejos e cantos repletos de flores diferentes. Belíssimo para quem quer registrar o momento com fotografias, o destino é ideal para quem quer se sentir em outro país e aproveitar balanços, poesias pelas paredes e muitos detalhes poéticos.

Cinema a Céu Aberto no Blue Praia Bar: A noite de cinema pode ficar ainda mais especial. O Blue Praia Bar une drinks, petiscos e pratos completos em um espaço à beira mar e, agora, para completar as sensações sob a luz das estrelas, o local está com o projeto do cinema a céu aberto em todos os finais de semana. O evento ocorre sempre às sexta-feiras, às 20h, exibindo clássicos da sétima arte, como Pretty Woman e Dirty Dance. O público pode relaxar com o pé na areia ou aconchegado nas almofadas e mantas das redes flutuantes que compõem a decoração. Nos dias do cinema, o cardápio vai incluir desde os petiscos mais tradicionais, como a pipoca, até marshmallows, hambúrgueres, batatas fritas, milk shakes e sanduíches.
 
Clique aqui e veja mais indicações de cafeterias na minha coluna do Jornal Correio.


PASSEIOS DIFERENTÕES:

Píer Mahi Mahi reúne águas cristalinas e comida típica em Salvador - Blog  Quanto Custa Viajar

Passeio de lancha com comida: Um passeio de lancha conta com diversas opções agradáveis e relaxantes no mar. O cliente pode escolher o roteiro do passeio, o tamanho da lancha, incluir comes e bebes e ficar admirando as paisagens por horas. Dá até para participar de festas em alguns dos trajetos. A @pdrnauticaoficial é uma das marcas que oferece a possibilidade e inclui desde passeios panorâmicos pela Baía de Todos-os-Santos até excursões para ilhas e praias paradisíacas da região.

Mahi Mahi (foto acima): O Mahi Mahi é um píer exclusivo do Hotel Sol Victoria Marina, localizado no Corredor da Vitória, em Salvador. Com capacidade para até 300 pessoas, o local oferece serviço de bar e restaurante com culinária regional. Além de uma vista deslumbrante da Baía de Todos os Santos, inclui escadas e suportes para quem quiser pular no mar dos arredores. Ideal para apreciar a beleza natural da cidade e assistir ao pôr do sol em um ambiente charmoso e exótico.


COWORKING:

Shopping Barra inaugura ambientes especiais de convivência - Shopping Barra

02 espaços de coworking no Shopping Barra (foto acima): Para aqueles que buscam um ambiente especialmente projetado para atender às necessidades de atividades profissionais e acadêmicas variadas, o Coworking do Shopping Barra se apresenta como uma escolha ideal dentre espaços compartilhados. O local inclui salas de reuniões, decorações modernas, mesas separadas ou unificadas e muitas opções, com WiFi, para os profissionais e estudantes que desejam realizar suas tarefas em um ambiente tranquilo, confortável e elegantemente decorado. Além disso, é claro, a facilidade de acesso gera uma grande vantagem para quem deseja expandir a rede de contatos. No mesmo shopping, está também está a California Coffee: uma cafeteria + coworking linda e deliciosa.

Sebrae Bahia (eventos constantes): O Sebrae Bahia oferece, em sua sede do Costa Azul, diversos eventos gratuitos que costumam incluir palestras e coffee break para muito networking. Os encontros são liberados para qualquer pessoa que tenha um CNPJ e que deseja ampliar seus conhecimentos e fazer conexões. Ao frequentar o espaço, os participantes têm a oportunidade de falar um pouco sobre as próprias experiências, fazer perguntas e expandir significativamente sua rede de contatos. Sempre estou palestrando por lá e faço incríveis contatos e ótimas amizades.


MAIS ESPAÇOS POÉTICOS: 

Castelo Garcia D'avila (fotos acima): Um dos principais pontos turísticos da Praia do Forte é a majestosa ruína da Casa da Torre de Garcia D´Ávila. O local foi o único castelo em estilo medieval do país e é um dos monumentos do patrimônio histórico e cultural brasileiro, considerado a primeira grande edificação portuguesa no Brasil. Foi também a segunda residência fortificada nacionalmente, antecedida apenas pelo antigo Castelo de Duarte Coelho em Pernambuco.

Casas de Jorge Amado: Em Salvador e Ilhéus Para quem mora na capital baiana, a casa comprada em 1960 pelo autor Jorge Amado (com o dinheiro da venda dos direitos do livro Gabriela, Cravo e Canela), pode parecer óbvia, mas é possível confundir a Fundação Casa de Jorge Amado com ela. Na Casa do Rio Vermelho, como é também conhecida, Jorge morou por anos com a sua esposa Zélia Gattai, que chegou a publicar o livro Casa do Rio Vermelho, em 2002, contando a história vivida pelo casal quando residiu no imóvel.


DAY USE:

Casa do Enseada

Para quem quer aproveitar hotéis sem fazer uma hospedagem completa, o day use pode ser uma ótima opção. Alguns hotéis oferecem esta modalidade, que inclui uma tarde ou um dia aproveitando espaços do local, como piscina, e até a gastronomia (em muitos casos).

Deville Prime Salvador (Itapuã): O Deville Prime Salvador está localizado próximo ao Farol de Itapuã, em um parque paisagístico, e possui uma grande área verde, incluindo um campo de golf. Com uma super infraestrutura, seu destaque é o Bar Saveiros, à beira da piscina, com música ao vivo toda semana e cardápio de coquetéis especiais.O day use dura 8h e inclui acesso às áreas comuns do hotel, incluindo o apartamento, mas a alimentação é por conta do hóspede.

Casa do Enseada (foto acima): Um dos lugares que me fez realmente sair da agonia e estar imersa em relaxamento. Quem busca uma opção luxuosa e repleta de exclusividade, pode ir confiante para a Casa do Enseada, em Praia do Forte. A minha experiência no local foi impecável. Além de cozinheira à disposição e do tratamento atencioso e sempre disponível dos proprietários, a casa lembra um cenário de filme. Com suas paredes revestidas de vidro e banhadas por luz natural, o destino conta com cinco suítes e sete banheiros bem projetados, incluindo um banheiro com vista panorâmica para a natureza. É a pedida ideal para reuniões familiares ou entre amigos.


LEIA TAMBÉM:

0 COMENTÁRIOS

Obrigada por chegar até aqui para deixar a sua opinião. É fundamental para mim. O que dá sentido com ratificação para cada reflexão entre análises, dicas, informações e sentimentos aqui escritos são essas nossas trocas evolutivas de sensações e pitacos.

Não esqueça de acompanhar frases e outras indicações também pelo Instagram e de clicar em "notifique-me" abaixo do seu comentário para receber por e-mail a resposta dada.

Posts Recentes Mais Posts

MAIS DICAS: @VANESSABRUNT



Direitos Autorais

Todos os escritos aqui postados são de autoria da escritora, poetisa, jornalista e blogueira Vanessa Brunt. As crônicas, frases, poesias, análises e os demais diversos escritos, totais ou em fragmentos, podem ser compartilhados em quaisquer locais e sites (quando não para fins lucrativos: criação de produtos para vendas, entre outros), contanto que haja o devido direcionamento dos direitos autorais. Ademais, as imagens utilizadas no blog para as postagens não são, em sua maioria, feitas pela autora. Portanto, para qualquer problema envolvendo os créditos das fotos, basta entrar em contato e o caso será resolvido prontamente.